Texto e fotos de Valéria del Cueto
Estou querendo falar de Fernando Pamplona mas não sei o dia, nem sei a
hora, nossa senhora! Sei onde quero chegar, onde quero passar, mas não como
começar. Onde o conheci? Sei lá.
Sei que o que me atraiu na adolescência para as aulas de inglês do curso
Lancaster que ficava em cima do teatro Santa Rosa, na Visconde de Pirajá
(depois o espaço virou a mítica discoteca New York City), foi saber que o dono
do curso, meu professor Frederico, era irmão daquele que, pra mim, já era
lenda. Por aí dá pra ter uma ideia do encantamento que sinto desde sempre pelo
mundo do carnaval pamplonistico.
Foi esse chamado que me levou anos depois, quando cursava Gestão de
Eventos e Festas Carnavalescas, na Estácio de Sá, a um seminário organizado na
FINEP, (agência pública Financiadora de Estudos e Projetos). Nele, o jornalista
Fábio Fabato mediou um bate papo, em 2012, com craques como as carnavalescas Rosa
Magalhães, Maria Augusta, o compositor Geraldinho Carneiro, Milton Cunha e
Aydano André.
“Joãzinho Trinta, o rei mendigo do carnaval”, colocou Fernando Pamplona e
os demais convidados num palco com um piano mergulhado numa luz azulada ao
fundo. Lembro que estava com uma câmera compacta e não tinha pedido permissão
para fotografar.
Pelos registros, (depois comprovei no texto do álbum do acervo carnevalerio.com), deduzo que fiz as
fotos de onde estava sentada na plateia. Via as expressões do carnavalesco
emoldurado pelo piano que ele não via. Foi esse quadro que me instigou, chamou minha
atenção. “É só reparar nas linhas da tampa do instrumento. Combinavam com as
posições de Pamplona apontando ou gesticulando...”, brinquei na ocasião fazendo
as fotos e observo agora, novamente, olhando as imagens e contando pra você,
leitor.
Esse é só o começo da história que continua quando Fabato, um ano após,
edita “O Encarnado e o Branco”, a autobiografia de Fernando Pamplona, e escolhe
justamente uma das fotos feitas na FINEP para apresentar o autor na contracapa.
Voltei a cruzar com eles no lançamento do livro, numa festa salgueirense
inesquecível no bar do Ernesto, na Lapa. Para essa fui preparada e em vez do
piano silencioso ao fundo o estímulo foi uma ruidosa batucada. Nesse registro carnevalerio.com o que não faltou foi
movimento...
O acreano inquieto que transformou o carnaval e sua narrativa com seus
enredos e comentários, primeiro na TVE e, depois, na Rede Manchete, partiu em
2013 e voltou em espírito à Sapucaí no enredo da São Clemente “A incrível história do homem que só tinha
medo da Matinta Pereira, da Tocandira e da Onça Pé de Boi!”, pelas mãos de
Rosa Magalhães, em 2015. Chorei no alto da torre ao vê-lo passar sorridente se
despedindo entre anjinhos no último carro da escola.
Pula para 2023. Foi quando soube por Tiago Ribeiro, editor da revista do
18º Prêmio Plumas e Paetês, distribuído para os artesãos da folia, que o homenageado
da edição seria quem? E lá estão novamente na publicação as imagens que
celebram o mestre, distribuídas no mundo do carnaval. (Parênteses para informar
que Tiago é autor de “Uma Cidade Arquitetada na Fé”, livro sobre a história do
Rio e sua relação com as igrejas católicas, na minha lista de desejos).
Missão cumprida? Ainda não. Faltava uma história, um resgate. Esse,
ligado diretamente a Cuiabá, capital de Mato Grosso.
Em janeiro de 1992 assumi a direção de jornalismo da TV Rondon a convite
do querido Nelson Réu. Primeiro projeto? Um programa sobre o carnaval cuiabano.
Diário. Ao vivo. Durante o mês que antecedia os festejos. Uma loucura. Meire
Pedroso na reportagem, Henry Falbo na edição, acho que Rafael de câmera. Fazia
as entrevistas de estúdio ao vivo e apresentava a “atração”. Se não me engano,
o tema musical era de Roberto Lucialdo. E montamos um pequeno banco de
reportagens com histórias carnavalescas cuiabanas. Lembro de ter entrevistado,
por exemplo, D. Adelina, mãe de Chico Amorim, esse mesmo.
Segundo projeto: a “transmissão” gravada dos desfiles cuiabanos. Junto
com as reportagens, serviram de inserts na programação da Manchete de 1992, um
carnaval de mais de 80 horas interruptas. A intenção de interiorizar as imagens
da festa era mais um pulo do gato de Pamplona que, infelizmente, naquele ano
não estava entre os comentaristas. E lá estava a TV Rondon, mandando ver para o
Brasil todo no “Carnaval Campeão”, deixa da emissora. Coube a Pamplona
valorizar não apenas o carnaval carioca mas, também, o dos Brasis profundos.
A TV Manchete fechou anos depois, em 1999. Na sua grade de despedida
havia um especial sobre saúde repetido várias vezes nas derradeiras
transmissões. Numa das matérias mostravam imagens da primeira escola de samba
que abordou o HIV e, quebrando tabus, falou da AIDS no país. Era de Cuiabá! Foram
registradas para a grande aventura da equipe do mestre Pamplona que apresentava
e exigia passagem às manifestações populares brasileiras carnavalescas ali, no
horário nobre da folia para o país inteiro.
PS1: Não consegui apurar que escola incluiu o HIV no seu enredo. Estrela
do Oriente, talvez o Acadêmicos do Pedroca? Conto com a ajuda dos amantes do
carnaval cuiabano para dar o crédito correto.
PS2: Fazia tempo que queria desenrolar essa história, mas ia enrolando.
Até que, numa outra missão, Fabio Fabato me “assombrou” numa imagem de 2022 pra
me lembrar de fazer o registro. Olha ele aí...
*Valéria del Cueto é jornalista e fotógrafa. Crônica da série “É Carnaval” do SEM
FIM... delcueto.wordpress.com