Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 02/05/17

5 de fev. de 2017

Motorista flagrado com espingarda em área rural - Uruguaiana


A Brigada Militar, por meio da Patrulha Rural, abordou na estrada vicinal - UR 419 um motorista conduzindo um caminhão de mudança quando foi encontrada uma espingarda calibre 24 - que não era registrada.

O condutor foi encaminhado para o plantão da DP onde foi feito um Registro Simples de Ocorrência.


Novas informações: Curso de Medicina em Uruguaiana!

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) divulgou o edital que coordena o processo seletivo complementar para o curso de Medicina, oferecido no Campus Uruguaiana. A partir do dia 09 de fevereiro poderão se inscrever exclusivamente candidatos das 28 cidades incluídas no Instrumento de Inclusão Regional através da Resolução nº 166/2017 do Conselho Universitário da Unipampa. Os estudantes que já efetuaram sua inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2017 não precisarão refazê-las e concorrerão normalmente com os demais, assim como os candidatos das outras 16 cidades que fazem parte do Instrumento continuarão beneficiados com o bônus na nota do Enem. O processo seletivo complementar está sendo oferecido em função de uma decisão da Justiça Federal.
As inscrições deverão ser feitas, no período de 09 a 15 de fevereiro, no sitewww.unipampa.edu.br/sisu, informando o resultado obtido no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).
Os candidatos que se inscreverem no processo seletivo complementar concorrerão a 29 vagas da ampla concorrência, assim como os já inscritos. Para se enquadrar no Instrumento de Inclusão Regional, o estudante deve ter completado o ensino médio ou comprovar moradia há mais de três anos nos municípios gaúchos de: Aceguá, Amaral Ferrador, Arroio do Padre, Arroio Grande, Candiota, Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Chuí, Cristal, Encruzilhada do Sul, Garrunchos, Herval, Hulha Negra, Lavras do Sul, Morro Redondo, Pedras Altas, Pedro Osório, Pelotas, Pinheiro Machado, Piratini, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, Santana da Boa Vista, São Francisco e São José do Norte. No ato da matrícula o candidato terá que atestar essas informações.
A lista de classificação deve ser divulgada, no site www.unipampa.edu.br/sisu, no dia 20 de fevereiro e será gerada a partir das notas dos candidatos inscritos para o curso de Medicina no Sisu 2017 na modalidade ampla concorrência e das notas dos candidatos inscritos neste processo seletivo complementar, segundo a ordem decrescente das médias dos resultados do Enem.
Os selecionados devem efetuar a matrícula nos dias 24 de fevereiro, 02 ou 03 de março, das 8h às 14h.

Instrumento de Inclusão Regional

O Instrumento de Inclusão Regional é válido apenas para o curso de Medicina, ofertado pelo Campus Uruguaiana. Com ele, o candidato terá um acréscimo de 20% na nota obtida no Enem, em 2016, se tiver cursado todo o ensino médio em escolas regulares e presenciais dos municípios das mesorregiões Sudoeste e Sudeste do Rio Grande do Sul. Aqueles que concluíram o ensino médio através do Enem, exame supletivo ou equivalente, deverão comprovar residência em algum dos municípios de abrangência do Instrumento nos três primeiros anos que antecedem a sua candidatura ao curso de Medicina.



Não vou por aí, crônica de Valéria del Cueto

Não vou por aí

Texto e foto de Valéria del Cueto

A crônica dessa semana é um mea culpa. Ela começa no passado. Lá, em 2010, na eleição para o Senado. Havia uma luz no fim do túnel para quem não votasse em Carlos Abicalil (PT jamais) nem em Blairo Maggi. Para não desperdiçar dois votos, uma possibilidade: o candidato do PDT, Pedro Taques. Olhei, avaliei, e, diante do que vi no período da campanha, cravei.

Na hora que saiu o resultado todo mundo foi para Centro de Convenções do Pantanal onde havia uma sala VIP para os eleitos. No hall já tive a oportunidade de registrar em vídeo como seria rápido o fim do “teatro” dos dois eleitos para o senado: o caloroso cumprimento da zebra que desbancou o candidato do PT, com o pule 10, o ex-governador.

Dentro da sala VIP o clima era muito interessante: de um lado a “situação”. Num canto isolado, Pedro Taques. Um estranho no ninho. Me acheguei para parabeniza-lo. Fui recebida por um afável cumprimento. “Como vai, cineasta?” “Feliz por ter votado no senhor”, respondi.

Aproveitei o momento, já que o tumulto reinava somente nas proximidades do outro grupo, para dar um aviso ao eleito pelo PDT de Brizola: “ Senador, só usei um dos meus votos para o senado. Foi no senhor. E, como sou uma eleitora que valoriza a escolha, já lhe informo e advirto: a única dúvida que tive foi quando vi quem era seu suplente. Por isso, como jogo limpo, já vou avisar que espero que o senhor cumpra o que prometeu de pés juntos para seus eleitores: que irá até o final do seu mandato. Não votei em seu suplente e jamais votaria. Ele não tem cabedal para representar Mato Grosso no Senado. Meu voto foi consciente e vou cobrar sua palavra dada”. O senador recém-eleito me garantiu que a honraria. Iria até o final do mandato de 8 anos!

Com que orgulho o vi ser o candidato de oposição contra Renan Calheiros na eleição do Senado e usar as palavras do grande Darcy Ribeiro em seu discurso: “Fracassei em tudo que tentei na vida. Tentei alfabetizar as crianças brasileiras, não consegui. Tentei salvar os índios, não consegui. Tentei fazer uma universidade séria e fracassei. Tentei fazer o Brasil desenvolver-se autonomamente e fracassei. Mas os fracassos são minhas vitórias. Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu”. Pedro Taques teve 18 votos. Dois senadores votaram em branco, outros dois se abstiveram. Renan se elegeu com 56.

O tempo passou. Taques usou o PDT como trampolim. Outro mato-grossense já o havia feito anteriormente. Trocou o protagonismo nacional por uma candidatura ao governo de Mato Grosso. Eleito, deixou o partido. Sua vaga em Brasília...

Tenho acompanhando diariamente pela TV Senado a performance de José Medeiros, agora no PSD, nas sessões, CPIs, no processo do impeachment e, finalmente, como candidato a Presidência do Senado. Que vergonha! Que tristeza. Que decepção...

Fico imaginado como seria a atuação do senador que elegi.

Minha conclusão? Pedro Taques perdeu o bonde da história. Por vaidade e falta de visão trocou uma carreira brilhante por um governo medíocre, onde é aliado de todos os que combatemos quando votamos nele e o transformamos, com nossos votos, numa esperança de um protagonismo parlamentar com projeção nacional. Vai eleger em 2018 aqueles que, a duras penas, derrotamos em 2010.

A nós, eleitores enganados, fica um exemplo para os que reclamam do vice eleito e atual presidente do país. Sim, somos responsáveis pelos penduricalhos que indiretamente elegemos.  A caricatura que hoje ocupa uma das vagas de Mato Grosso no Senado Federal não me representa e sei exatamente a quem devo responsabilizar pela atuação vexaminosa que acompanho a cada sessão.

Meu voto em 2018 será ainda mais seletivo. Se o candidato não tiver um substituto à altura vai ser em branco. Mais mentiras não me iludirão. Outro tombo não levarei. Posso não saber em quem votar, mas sei que mais um nome entrou na lista dos que nunca mais terão meu voto: Pedro Taques.

Sou como José Régio em Cântico Negro: “Não sei por onde vou. Não sei para onde vou. Sei que não vou por aí!   

*Valéria del Cueto é jornalista, fotógrafa e gestora de carnaval. Essa crônica faz parte da série “Parador Cuyabano”, do SEM   FIM...  delcueto.wordpress.com

Aqui conheci Cântico Negro, de José Régio.


Morte de Miguel Siqueira - velório e sepultamento! Uruguaiana

Morto por um AVC, o corpo de Miguel Siqueira será velado a partir das 14h deste domingo (05), na Sala 06 da Ângelus. O corpo será cremado na cidade de Santa Rosa - com o corpo sendo transladado às 12h da segunda-feira. 
O pesar à família de Siqueira - esposa Susana e aos três filhos! 


Morre Miguel Arrnaldo Siqueira - Uruguaiana

Contristados - os tribuneiros - comunicam a morte, ocorrida agora há pouco, do radialista Miguel Arnaldo Lopes Siqueira, 52 anos, vítima de um AVC (Acidente Vascular Cerebral) isquêmico. Siqueira deixou esposa e dois filhos. Dedicado ao agronegócio em seus programas e portais - Siqueira transitou também, com sucesso, nas áreas policias e esportivas. Sempre com o esforço e qualidade que o caracterizaram. À família todo o sentimento dos colegas e amigos. 
Mais detalhes - em 15 minutos.