Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 02/11/14

11 de fev. de 2014

Presidente da TVE E FM Cultura em Uruguaiana.




Nesta terça-feira, dia 11/02, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal, houve a apresentação do projeto da Fundação Piratini “TVE e FM Cultura em Sintonia com o Rio Grande”, apresentado pelo presidente da Fundação, Pedro Osório. O encontro visa fortalecer a relação das emissoras públicas TVE e FM Cultura com o interior do Estado, sendo este o principal objetivo do projeto da Fundação Piratini, Em Sintonia com o Rio Grande. Por meio de viagens a 40 municípios do interior do estado, dirigentes da instituição estão fazendo visitas para aprofundar o contato com lideranças governamentais, associações comerciais, de cultura, ensino e parceiros políticos nas cidades de abrangência de sinal das emissoras.

Congresso Internacional de Odontologia - São Paulo.




Em São Paulo, nos dias 30 e 31 de janeiro de 2014, a coordenadora odontológica da Secretaria Municipal da Saúde, Dóris Delgado Máscia, atendendo convite do Ministério da Saúde, participou do 32º CIOSP – Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo. Foi palestrante no evento, o  coordenador de saúde bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Pucca, dando ênfase ao Brasil sorridente, isto é, a Estratégia de Saúde da Família (ESF) e o  Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). A odontóloga Doris Máscia destaca que este congresso proporcionou uma participação atualizada no contexto nacional, abrindo novos horizontes para melhoria da saúde de nossa comunidade e região. 

A volta do Carnaval na Barragem Sanchuri - Uruguaiana.



No sábado, dia 08/02, no Restaurante dos Motoristas, foi realizada reunião preparatória sobre o Carnaval de rua da Barragem Sanchuri, que acontecerá nos dias 1º. e 02 de março de 2014, a partir das 21h30min, na avenida Gabriel Pacheco. No dia 22 de fevereiro, haverá o baile de escolha da Corte do Carnaval 2014 na Barragem Sanchuri, na Tordilho Negro Casa de Festas e Eventos. Participaram do encontro, o vereador Adalberto Silva; os secretários municipais Eloy Trojan e Jorge Lopes; o subprefeito Manoel de Lima; o arquiteto Carlos Alberto do Canto; e o assessor do Interior, Franco Malfussi.

Recolhimento de Materiais em vias públicas - Uruguaiana.



Por meio do telefone 3414-0000, da Central Municipal de Atendimento ao Cidadão – CMAC, o munícipe poderá solicitar um novo serviço. Por determinação do prefeito Luiz Augusto Schneider foi implantado o serviço de recolhimento de utensílios que são deixados nas calçadas, tais como sofás, mesas, estofados, fogões e até refrigeradores. O recolhimento destes materiais das calçadas poderá ser agendado pelo 3414-0000, em horário comercial.  

Ocorrência de óbitos na Santa Casa de Caridade - Uruguaiana.



A secretária municipal de Saúde, Saionara Marques Almeida dos Santos informa que, como órgão fiscalizador, acompanha os casos de óbitos verificados no Hospital Santa Casa de Caridade. Todos os óbitos são investigados e analisados pelo Comitê Municipal de Mortalidade, integrado por vários órgãos, inclusive pelo Hospital. Os governos do Estado e Federal também acompanham estes casos. De 01 a 09 de fevereiro ocorreram 6 óbitos de natimorto sendo 02 no dia 04/02, 01 no dia 05/02, 02 no dia 06/02 e 01 no dia 09/02, sendo que dois com pré-natal privado e 1 com má formação. Também, ocorreram 03 casos de morte de menores de 1 ano, sendo 01 no dia 01/02, 01 no dia 04/02, e 01 no dia 07/02, sendo que duas mães eram hipertensas. Destaca a secretária Saionara dos Santos que não foi constatada, nas investigações preliminares, a ocorrência de quatro óbitos num mesmo dia. 

Diabetes em debate - Uruguaiana.



Na quinta-feira, dia 06/02, no Salão Nobre, o prefeito Luiz Augusto Schneider, acompanhado dos secretários municipais de Saúde, Saionara Marques Almeida dos Santos, e de Ação Social e Habitação, Elton Vinícius Nicolas da Rocha, manteve audiência com a administradora, Rubia Viana.  Na ocasião foi discutida a implantação de políticas de combate e prevenção à diabetes no município. Rubia Viana lidera um grupo de pessoas imbuídas em auxiliar diabéticos e seus familiares, principalmente no que diz respeito aos programas preventivos.

Gatão de Meia Idade - autobiografia não autorizada