Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 09/07/10

7 de set. de 2010

Escola Roberval pede proteção aos animais


Foto Jairo de Souza

Flagrantes do Desfile Setembrino


Fotos Jairo de Souza

Independência, a reminiscência



O dia 7 de setembro já foi uma data muito importante na vida dos estudantes.

O desfile era um momento aguardado, planejado e exaustivamente ensaiado os mínimos detalhes.Acertar o passo dos alunos e afinar os instrumentos das bandas marciais das escolas tomava tempo e exigia dedicação.

Era assim no Colégio Batista de Ponta Porã, na década de 60.

As fotos são de dois anos seguidos, do período que moramos em Ponta Porã, Mato Grosso (antes da divisão).

Diria que tinha sete e oito anos, pelos uniformes. Na primeira foto, de 1967, desfilei a carater, camisa branca, saia caqui, com o escudo do colégio bordado no peito e...gravata!

O terceiro da fila, acho que se chama Moacir. Minha irmã, Gisela, a quinta da fila, usava o uniforme do pré primário. Um avental xadrezinho azul e branco e camisa branca por baixo. Portanto, eu devia estar no primeiro ano. Reparem que todos usavam sapatos pretos e nós, brancos.

As fotos seguintes são de 1968. Ali, já tinha descoberto que o uniforme era desconfortável para desfilar, então alguns alunos sugeriram usar um uniforme de educação física, para representar o esporte no colégio.

Abríamos o desfile. Na minha frente vai a Kátia. Já Gisela, minha irmã, partiu para outro tipo de exigência: uniforme de gala. Usou até luvas e uma faixa verde amarela. Impressionou pelo menos um espectador. O cachorro que a observa atentamente.

* Texto, reminiscências e fotos do acervo de Valéria del Cueto, para o Sem Fim...

Uma bogaem por uma bobagem! Ou constrangimento e revolta!

CONSTRANGIMENTO! REVOLTA!
Essas SÃO as palavras que definem a ação da coordenação do desfile, com a equipe NEON da Gincana do Romaguera que tentou desfilar para homenagear a Pátria e demonstrar ao grande público presente na Avenida, sua participação na Gincana, evento de tamanha magnetude que ocorreu em homenagem ao aniversário da Escola em JULHO.
Relatando:
Os alunos buscaram em JUNHO, o patrocínio e apoio para a confecção de camisetas para a gincana de aniversário da Escola que aconteceria em JULHO, onde diversas pessoas e empresas colaboraram e apoiaram. Em julho, aconteceu a Gincana e as equipes em retribuição ao apoio e patrocinio colocaram o nome das empresas e das pessoas na camiseta, parte de trás.
Ao serem convidadas para desfilarem com a camiseta da gincana e havendo grande aceitação dE todas as equipes na participação, as alunas se prepararam e foram demonstrar seu civismo, nem lembrando da "grande política". Após a organização da Escola e iniciado o desfile, um pouco antes do Palanque Oficial, uma equipe inteira composta de mais ou menos 20 alunas foram retiradas por pessoas da coordenação do desfile, sendo OBRIGADAS a retornarem pelo local por onde já haviam passado em sentido CONTRÁRIO AO desfile.
Saliento, que, além de serem MENORES DE IDADE,foram FOTOGRAFADAS e submetidas a um CONSTRANGIMENTO por quem coloca a POLÍTICA acima do CIVISMO.
Se as alunas estivessem passado sem maiores alardes, não haveria tanto estardalhaço, revolta e atenção dos presentes.
Quem apagará das mentes destas jovens esse momento?
Jovens na adolescência que foram constrangidas, agarradas e retiradas da Avenida diante de milhares e milhares de pessoas, sendo OBRIGADAS a passarem novamente, pelo mesmo local por onde já haviam desfilado BELAS e CIDADÃS. Retornam ao início do desfile como descumpridoras da lei.
ESSE É O GRANDE AMOR À PÁTRIA QUE QUEREMOS DEMONSTRAR E ESTIMULAR EM NOSSOS JOVENS?
Grupo Neon

Gatão de Meia Idade - Algumas razões para [não] casar

Avenida se prepara para o Desfile da Pátria às 11h.


Foto Jairo de Souza - exclusiva TRIBUNA
São esperadas 20 mil pessoas na avenida Presidente Vargas para acompanhar o desfile de 58 entidades.

Perdoai Gonzaguinha, Você não sabia o que fariam com sua obra!

Está versão é inacreditavelmente espetacular - clique e ouça - a beleza genuina do trabalho de Gonzaguinha - a arte verdadeira sem a "política/arteira".