Em entrevista coletiva nesta
quarta-feira, dia 06/02, o administrador do Hospital Santa Casa de Caridade,
Geovane da Silva Cravo, e o presidente da Comissão de Gerenciamento do Hospital,
Paulo Fernandes Inda, informaram que a Santa Casa vem operando com dificuldades
financeiras. A demanda orçamentária da Santa Casa é de R$ 1,6 milhão mensais, e
o Governo do Estado do RS repassa R$ 1,1 milhão por mês1, ou seja, existe um
déficit de R$ 500 mil mensais. De acordo com ambos, caso isso não seja
solucionado, no mínimo 30% dos funcionários serão demitidos e 30% dos serviços
serão paralisados. Todos os serviços do hospital serão penalizados.
Desde 2011 o Hospital vem
realizando reuniões com o Estado, “em cada reunião tinha um pessoal diferente,
então tínhamos que partir do zero novamente e a respostas era que iriam
analisar e trazer um resultado na próxima. Assim passou um ano, e este ano
ainda não conseguimos marcar nenhum encontro. Se na próxima reunião, o Estado
fizer a assinatura do contrato, mas ainda no modelo antigo, teremos que nos
adequar e diminuir todo esse volume que fazemos de atendimento e o número de
funcionários, por uma questão de custo” explicou Cravo. O problema da falta de
dinheiro afetou também a nova Clínica Renal Municipal, inaugurada no dia 12 de dezembro
de 2012, a
mesma não está operando por falta de pagamento ao seu principal fornecedor.
Hoje a Santa Casa atende 92% dos
seus pacientes pelo SUS e conta com serviços de referência regional em
traumatologia e oncologia, em alta e média complexidade. A Santa Casa
possui 232 leitos e 640 funcionários. Até o momento, o município vem ajudando o
Hospital, “alguém tem que pagar a conta, e esse déficit vem sendo suportado
pela Prefeitura de Uruguaiana. O Município para não deixar que a Santa Casa
seja prejudicada, vem arcando com essa diferença” disse Inda.
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