Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 04/15/09

15 de abr. de 2009

Entregues 103 Termos de Compromisso

Termos de Compromisso
Na quarta-feira, dia 15/04, às 17h, no Salão Nobre, o prefeito Sanchotene Felice, acompanhado da secretária municipal de Ação Social e Habitação, Elisabete Brettas Felice, entregou 103 termos de compromisso, com os quais os moradores podem solicitar instalação de energia elétrica e água.

Coluna BALAIO, por Rubens Montardo Junior - Dia 13/04, jornal TRIBUNA.

Emoção
Na segunda-feira, dia 06/04, o discurso de posse do médico-veterinário Wilson José Matteo Dornelles na secretaria municipal de Agricultura foi maracá pela emoção e a coerência. Cicico Dornelles fez uma explanação apaixonada em defesa do setor agropecuário e em prol das potencialidades do município. Tem café no bule e “foi da ovinocultura à vitivinicultura”.

Governo
Também, na segunda-feira, o general-de-brigada José Alberto Leal foi empossado no cargo de Secretário de Governo, sendo sua primeira tarefa o levantamento patrimonial do Município, nas áreas urbanas e rurais.

Leite
No Brasil, a Nestlé está entrando no segmento de leite longa-vida, em princípio, com duas marcas: Ninho e Molico. Nesta primeira etapa, o produto será distribuído apenas em São Paulo.

Internet
Aprovado requerimento do vereador Adalberto Silva (PP), no qual solicita às empresas de telefonia e ao deputado estadual Frederico Antunes (PP) o empenho na realização de reunião para tratar da viabilidade de instalação de linhas telefônicas para acesso a internet no interior do município. Segundo o vereador Adalberto, a linha atual não permite o acesso dos estudantes de localidades como Barragem Sanchuri, São Marcos, Plano Alto e João Arregui à rede mundial de computadores.

Corais
Dia 17/04, às 20h, no Centro Cultural Dr. Pedro Marini, teremos a solenidade de lançamento do XVIII Festival Uruguaianense de Integração de Corais. A senhora Ledir Silveira da Silva é a presidente do Coral de Uruguaiana.

Bancos
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) informa que, em 17 anos, de 1990 a 2007, a quantidade de agências bancárias caiu 8,4%, de 19.996 para 18.308, ou seja, 1.688 agências a menos. Até 2006, havia 505 cidades sem qualquer posto de atendimento bancário.

Infantil
Este ano, o Governo Municipal deverá investir pesado em escolas de educação infantil. No bairro Luiz Quevedo, será construída uma grande escola; e outra, nas instalações da antiga CAUL, no bairro São João.

Metamorfose
Incrível a capacidade do senador José Sarney de sempre estar em posição estratégica na política nacional. Desde 1958, o Rei do Maranhão, se mantém no poder. Vale a pena ler o artigo de Roberto Pompeu de Toledo sobre Sarney na revista Veja, desta semana.

Citricultura
Na posse de Cicico Dornelles, na pasta da Agricultura, o prefeito Felice anunciou que o Município contratará um renomado técnico para incrementar o cultivo de cítricos em Uruguaiana.

Centro
Na quinta-feira, no Uruguaiana Vencerá, o prefeito Sanchotene Felice confirmou a data para inauguração do Centro Geriátrico: dia 29 de maio de 2009.

Cotado
Não será surpresa se o deputado Frederico Antunes (PP) aparecer como candidato a vice-governador do Estado, numa chapa liderada por José Fogaça (PMDB) contando, ainda, com apoio do PDT e do PTB. Aguardem!

Visita
O prefeito de Bagé, Luís Eduardo Colombo passou, com a família, o feriado de Páscoa, em Uruguaiana. Além do reencontro, pescaria na propriedade de Faeco Lagreca.

Niver
Terça-feira, dia 07/04, o programa Uruguaiana Vencerá, completou 4 anos no ar, sendo apresentado nas quintas-feiras, das 9h às 10h, pelas rádios Charrua AM, Charrua FM, Líder 99.9FM, São Miguel e 96FM.

General
No dia 22/04, às 11h, acontecerá a solenidade de troca de comando na 2º. Brigada de Cavalaria Mecanizada-Brigada Charrua, onde o general Ricardo de Mattos Cunha transfere o cargo ao general-de-Brigada Celso leite Rodrigues.

Conhecimento
Na segunda-feira, dia 06/04, às 14h30min, na praça Monteiro Lobato, foi inaugurada a unidade local do SESI - Indústria do Conhecimento, a segunda do Rio Grande do Sul. A primeira foi implantada na cidade de Novo Hamburgo.

Candidaturas
Pelo menos, no PSDB, é certo que teremos candidatos locais aos cargos de deputado estadual e federal, no próximo ano.

Poesia
Na quarta-feira, dia 08/04, na secretaria de Cultura, na rua Tiradentes 2801, o poeta Luiz de Miranda lançou seu mais recente livro: Monolítico (memória que não morre).

“Conheço os monturos do adeus,
a treva nervosa da melancolia,
minha frágil e pobre alma,
acostuma-se ao desencontro da ida,
e à longa perdição da volta.
Flores do campo animam a estrada,
no vergel frágil da esperança.
Canto palavras sabidas no silêncio
e tudo que tenho vira breu.
Sou um homem perto do fim
molho as mãos na água santa
e um florão azul ainda se levanta” (Pág.145)

Ressurreição
Por incrível que pareça, “eles” voltaram, com nova fisionomia. Para os saudosos, banner’s de Páscoa estão na praça do Barão e na Rodoviária. Detalhe: desta vez nenhum foi pendurado, dispensaram o varal.

Quem lembra...
- Da famosa curva da morte,
- Do Aparício pé-de-foice,
- Do carro e do zaino de Libino Maia de Carvalho,
- Do seu Mário Sória nas antenas da rádio São Miguel.

Em alta: o presidente Lula no exterior.

Em baixa: o cargo de técnico no Grêmio.

Ação Cívico-Social no CEANE


Hoje, dia 15/04, quarta-feira, o prefeito Sanchotene Felice, acompanhado da secretária municipal de Ação Social e Habitação, Elisabete Brettas Felice, atendendo convite do general-de-Brigada Ricardo de Mattos Cunha, comandante da 2º. Brigada de Cavalaria Mecanizada-Brigada Charrua, participou da solenidade que marcou o início da ACISO – Ação Cívico-Social, no Centro de Educação Ambiental Nova Esperança (CEANE), no bairro Nova Esperança. No local, o Exército Brasileiro, em conjunto com a Prefeitura Municipal de Uruguaiana, desenvolveram Ação Cívico-Social dirigida aos moradores daquele logradouro público, com serviços médicos, odontológicos e jurídicos.