Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 02/03/17

3 de fev. de 2017

Odebrecht tapa mais buracos na cidade! Uruguaiana

Neste sábado (4) e na próxima segunda-feira (6), as equipes da Odebrecht Ambiental, estarão realizando a pavimentação no cruzamento das ruas Monte Caseros com Domingos de Almeida. Por isso, o trânsito ficará parcialmente interrompido em horário comercial.

As recomendações de rota foram estabelecidas em conjunto com a Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana.

*Interessante que só falam em tapar buraco - estender a rede e levar água potável à periferia - nada! 

Lauri Kotz pede apoio para segurança dos despachantes aduaneiros do RS - Uruguaiana

Na tarde desta sexta-feira, o presidente do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do RS (SDAERGS), Lauri Kotz - em reunião com o prefeito Ronnie Mello, abordou temas da categoria e entraves que dificultam o processo diário de liberação de cargas no Porto Seco Rodoviário de Uruguaiana. O dirigente pediu auxílio na solução dos problemas de iluminação e segurança nos arredores do PSR que facilitam assaltos aos motoristas. A entidade se colocou à disposição para ser parceira da Guarda Municipal visando a retomada do serviço de segurança na área portuária. O Executivo acenou com possível apoio visando atender as demandas dos despachantes. 


Curso de Medicina em Uruguaiana tem data de matrícula alterada!

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) divulgou nesta sexta-feira, 03, as normas que irão coordenar o novo processo seletivo para o curso de Medicina, oferecido no Campus Uruguaiana. O edital completo deve ser divulgado em breve, assim como o cronograma com os novos períodos de inscrições e matrículas. As matrículas para o curso de Medicina, que seriam realizadas nos dias 03, 06, 07 e 08 de fevereiro, foram suspensas após uma determinação da Justiça Federal expedida ontem, 02. Os estudantes que já efetuaram a sua inscrição através do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) não precisarão refazê-la, pois concorrerão automaticamente.
O novo período de inscrição será oferecido apenas para os candidatos que concluíram o ensino médio ou residem há três anos, no mínimo, nos 28 municípios que passaram a fazer parte do Instrumento de Inclusão Regional válido para o curso de Medicina, através da Resolução nº 166 do Conselho Universitário da Unipampa.
Os municípios gaúchos de abrangência do Instrumento de Inclusão Regional, que valerão para este processo seletivo, são: Aceguá, Amaral Ferrador, Arroio do Padre, Arroio Grande, Candiota, Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Chuí, Cristal, Encruzilhada do Sul, Garrunchos, Herval, Hulha Negra, Lavras do Sul, Morro Redondo, Pedras Altas, Pedro Osório, Pelotas, Pinheiro Machado, Piratini, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, Santana da Boa Vista, São Francisco e São José do Norte.
Serão abertas 29 vagas neste novo processo seletivo, correspondente à ampla concorrência. Para o percentual destinado às políticas de reservas de vagas seguem valendo as mesmas regras do Edital nº 22 que rege o Processo Seletivo 2017 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Instrumento de Inclusão Regional
O Instrumento de Inclusão Regional é válido apenas para o curso de Medicina, ofertado pelo Campus Uruguaiana. Com ele, o candidato terá um acréscimo de 20% na nota obtida no Enem, em 2016, se tiver cursado todo o ensino médio em escolas regulares e presenciais dos municípios das mesorregiões Sudoeste e Sudeste do Rio Grande do Sul. Aqueles que concluíram o ensino médio através do Enem, exame supletivo ou equivalente, deverão comprovar residência em algum dos municípios de abrangência do Instrumento nos três primeiros anos que antecedem a sua candidatura ao curso de Medicina.



Valorizando o pequeno produtor - Uruguaiana


Acontece neste domingo (05), das 8h às 13h, na praça Barão do Rio Branco,  a 1ª Feira do Produtor - organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico da PMU. Segundo o secretário Aerton Auzani, pelo menos 30 pequenos produtores estarão mostrando o que plantam, elaboram e comercializam. Além de hortifrutigranjeiros orgânicos, haverá peixes, frangos, ovos, pães, doces, bolos artesanais - todos, salienta Auzani, produzidos e criados em Uruguaiana. O agronegócio é a alternativa disponível ao município como forma de incremento ao trabalho e renda da população. Também terá acompanhamento técnico aos produtores e a supervisão da Vigilância Sanitária que orientará o manejo, higiene e conservação dos produtos. A proposta é reunir o maior número de pequenos produtores e retirá-los da informalidade. 

Dia Mundial do Câncer - campanha 2016/18

Amanhã (04/02) é o Dia Mundial do Câncer, data que tem como objetivo colocar o assunto em evidência, tendo a mídia como grande aliada. A campanha 2016-2018 pretende mostrar como as pessoas podem fazer a sua parte para reduzir o câncer, e o portal EuSaúde pode ajudar. Na plataforma, os usuários inserem seus dados médicos e podem acompanhar a própria saúde por meio de gráficos, além de contar com profissionais qualificados para tirar dúvidas e poder ativar alertas de exames e consultas no celular.

Cuidado - vias em obra! Uruguaiana

Hoje (3), as equipes da Odebrecht Ambiental, concessionária dos serviços de água e esgoto, realizam a pavimentação no cruzamento das ruas Dr. Maia com General Câmara.
Por isso, o trânsito ficará parcialmente interrompido em horário comercial. As recomendações de rota foram estabelecidas em conjunto com a Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana.



O sincretismo leva centenas à beira rio - Uruguaiana!

A prainha do rio Uruguai que abriga a estátua de Iemanjá - agora - está reunindo centenas de devotos à Rainha do Mar cultuada pela Umbanda e Candomblé. Nos congás há filas de pessoas aguardando para receber benção das "entidades" e jogar os búzios. Tempo de crise a maior abundância é a da crença!