Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 06/26/09

26 de jun. de 2009

Nas bancas Tribuna - 27 de junho



Manchetes desta edição: 27/06/09

- Passagem pelo inferno: jovens são libertados após 10 dias na prisão
- Pendura geral: 20 mil no SPC
- 12 geadas em um mês, semestre quente e frio na região
- Pipoca e quentão, o final de semana é junino!
- Acupuntura - bom pra cachorro e outros animais também!
- Casadinha: maconha só para quem levar crack.
- Feio Loló, feio nos deixar assim...
- Acordo AES e Prefeitura - uma lanterinha no final do túnel.
- Soares Tubino: a crônica agora é verso
- E os colunistas que sabem tudo de Uruguaiana.

Leia e assine (55) 3412-2917
Acompanhe o blog: http://tribunadeuruguaiana.blogspot.com
Associe-se ao nosso perfil no orkut e receba as últimas do Tribuna.

Menos frio e mais chuva

Essa é a previsão para o final de semana em Uruguaiana. Mínima de 5º.C e a máxima rondando os 20º.C. As chuvas serão bem recebidas, principalmente por produtores primários que temem prejuízos no campo (bovinos e ovinos) e atraso no preparo da área para o arroz. O déficit hídrico é limitante.Até agora foram 12 geadas em junho. Um dos recordes dos últimos anos.

Alunos premiados nos concursos de redação e cartazes


Dia 25/06, às 17h, no saguão do Cinema Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa, o prefeito Sanchotene Felice, o deputado estadual Frederico Antunes, e o presidente do COMAD – Conselho Municipal Antidrogas, Capelão Militar, tenente Fabrício do Prado Nunes, participaram da solenidade de entrega da premiação aos vencedores dos concursos de redação e de cartazes, no encerramento da Semana Municipal de Prevenção ao Uso de Drogas. Em redação, ficou em primeiro lugar o aluno Ismar Romeiro da Silva Junior, da Escola Leda Maria Pereira da Silva; em segundo lugar, a estudante Ana Cláudia Machado Lemes, da Escola Antônio Londero; e, em terceiro lugar, Mateus Fagundes de Oliveira, do Instituto Laura Vicuña. O concurso de cartazes foi vencido pela aluna Joice Barbosa Cáceres, da Escola Lilia Guimarães; em segundo lugar, Nathiele Pereira, da Escola Antônio Londero; e, em terceiro lugar, Ingrid Vitória da Cruz, da Escola Dr. Crespo de Oliveira.

Presidente do Conselho de Ondotologia

O prefeito Sanchotene Felice recebeu, em seu Gabinete, a visita do presidente do Conselho Regional de Odontologia (RS), Joaquim Cerveira, que estava acompanhado dos odontólogos Flávio Borella (secretário do Conselho), Dóris Delgado Máscia, Ricardo Pimentel e Eduardo Domingues.

Faleceu o popular Loló

Faleceu ontem e foi sepultado hoje, sexta-feira, dia 26/06, às 11h, no Cemitério Público Municipal Senhora Sant'Ana, o cidadão João Joubert Pereira Pouey da Silva, 58 anos, o popular Loló, misto de ternura e bondade, que circulava pelas nossas ruas. (Foto exclusiva de Glauber Guterres)

Encontro de Sociedades Italianas em Uruguaiana

No dia 04 de julho, Uruguaiana sediará, no Clube Comercial, Encontro das Sociedades Italianas, com representantes do Brasil, Argentina e Uruguai, em homenagem aos 130 anos da Sociedade Ítalo-Brasileira Giuseppe Garibaldi, localizada em Uruguaiana e fundada em 1º. de junho de 1879. A abertura do evento será às 8h, no Salão dos Espelhos do Clube Comercial, com execução dos Hinos Nacionais do Brasil, Itália, Argentina e Uruguai, pela Fanfarra da 2º. Brigada de Cavalaria Mecanizada do Exército Brasileiro. Ás 9h, apresentação das entidades representativas. Após, às 9h20min, palestra “A República da Itália e as Sociedades Italianas da América do Sul”, com o deputado Fábio Porta, membro da Comissão dos Assuntos Externos e Comunitários da Câmara dos Deputados da Itália, em Roma, representante eleito pela circunscrição América Meridional, e o Dr. Oscar José Carlesso, agente consular da República da Itália para a circunscrição de Santa Maria/RS; 10h30min – Coffee break – 11h30min – Descerramento da pedra fundamental da Praça Itália na Esplanada do Judiciário alusiva aos 130 anos da Sociedade Italiana; 11h45min – Assinatura do edital do concurso para a escolha do projeto do monumento alusivo aos imigrantes italianos e Praça Itália; 12h – Retomada do Encontro, na Sociedade Ítalo-Brasileira Giuseppe Garibaldi, situada na rua Domingos de Almeida nº. 1703, com apresentação dos homenageados e entrega de títulos honorários ao deputado italiano Fábio Porta, ao Dr. Oscar José Carlesso e ao Bel. Mauro Vieira Maciel; 13h – Almoço italiano (por adesão), na sede da Sociedade Ítalo-Brasileira Giuseppe Garibaldi, que tem na presidência a professora Thietelina Lunardini. Integram a atual diretoria: professora Thietelina Lunardini Pereira (presidente), Pedro Paulo Chiarelli (1º. Vice-presidente), Décio Eurico Bortolazzo (2º. Vice-presidente), Daniel Fantti (1º. Secretário), Gilberto Emílio Melati (tesoureiro), Nara Ione Jacociunas (diretora social), e Mauro Vieira Maciel (assessor jurídico).

Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM 2009

Quinta-feira, dia 25/09, ao participar do programa Uruguaiana Vencerá, o diretor da Unipampa/Uruguaiana, professor Carlos Dutra (foto), informou que a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), adotará a partir deste ano o ENEM como única forma de seleção para ingresso em seus cursos de graduação. As inscrições serão feitas somente através da internet pelo site http://www.enem.inep.gov.br/ até às 23h59min do dia 17 de julho de 2009. A inscrição é gratuita para os concluintes de escolas públicas e participantes do Enceeja. Para os concluintes de escolas privadas e demais cidadãos será cobrada taxa de R$ 35,00. As provas serão nos dias 03 e 04 de outubro de 2009. O ENEM 2009 não terá questões de língua estrangeira. Informações no site http://www.unipampa.edu.br/

Colégios Agrícola e Industrial

Dia 25/06, ao participar do programa Uruguaiana Vencerá, o prefeito Sanchotene Felice destacou que seguirá lutando pela implantação de um Colégio Agrícola em área ocupada pela Fepagro, e um Colégio Industrial nas antigas instalações da Refinaria de Petróleo da Ipiranga. Quanto ao Colégio Agrícola, o prefeito Sanchotene Felice destacou “trata-se de uma luta de três décadas para implantar este Colégio, em área ociosa e que não esta tendo a melhor finalidade”.

Prevenção ao uso de drogas

No programa Uruguaiana Vencerá, o presidente do COMAD – Conselho Municipal Antidrogas, Capelão Militar, tenente Fabrício do Prado Nunes, enfatizou as atividades desenvolvidas na Semana Municipal de Prevenção ao Uso de Drogas, com palestras, exibição de filmes e documentários, testes de prevenção, campanha de conscientização, dicas, famílias de risco, a importância da família na formação das crianças e jovens, e a recuperação dos dependentes químicos. Hoje, dia 26/06, sexta-feira, às 9h e às 14h30min, exibição do filme “Diário de um Adolescente”, com breve reflexão, no SESC, localizado na Flores da Cunha, 1985. Ainda, durante todo dia, exposição de redações e cartazes no saguão do Cinema Rosalina Pandolfo Lisboa, finalizando com a premiação dos vencedores dos concursos de redação e de cartazes.

Município terá Empresa de Transporte Coletivo


Dia 24/06, o prefeito Sanchotene Felice encaminhou ao Poder Legislativo, o Ofício nº. 049/2009 e o Projeto-de-lei nº. 023/2009, que visa “a autorizar o Município a instituir a Empresa Municipal de Transporte Coletivo e dá outras providências”. Enfatiza o prefeito Sanchotene Felice que “a criação da empresa tem por objetivo exclusivo a execução de serviços de transporte coletivo urbano e escolar, de forma complementar ao atual serviço prestado por permissionárias. A iniciativa de criar uma empresa pública de transporte coletivo decorre das limitações com que este serviço vem sendo prestado à comunidade ao longo dos anos, sem que empresas permissionárias tenham correspondido plenamente às exigências e necessidades da coletividade usuária, sobretudo no que se refere a sua expansão”, afirmou. O Município se propõe, com esta iniciativa, a aperfeiçoar o transporte coletivo, de forma a dotá-lo de adequadas condições de regularidade, continuidade, eficiência, segurança, atualidade, universalidade, urbanidade e modicidade de tarifas, observando-se ainda os princípios da razoabilidade e economicidade. A Empresa Municipal de Transporte Coletivo – EMTC terá personalidade jurídica de direito privado, com autonomia administrativa e financeira, sendo seu corpo diretivo constituído por Conselho de Administração, Conselho Fiscal e Diretoria, com atribuições e competências definidas em estatuto próprio a ser aprovado por Decreto do Poder Executivo Municipal. O capital inicial da EMTC integralizado totalmente pelo Município de Uruguaiana, foi avaliado em R$ 900.000,00 (novecentos mil reais), computados a frota de ônibus, bens móveis e recursos financeiros obtidos por meio de créditos especiais e suplementares.

Novo subprefeito em João Arregui

Por meio do Decreto nº. 191/2009, o prefeito Sanchotene Felice nomeou o Sr. José Antônio Grecco Luzardo para exercer o cargo de Subprefeito de João Arregui.

Sociedade Filhos do Trabalho será tombada

O prefeito de Uruguaiana, professor Sanchotene Felice esteve reunido, no Salão Nobre, com a presidente da Câmara Municipal de Uruguaiana, vereadora Neraí Santos Kaufmann, e com Maria de Lourdes Garcia, Berenice Santos Marques, Eli Pereira do Nascimento, Paulo César de Castro Espíndola e Roberto Pereira da Silva, integrantes da diretoria da Sociedade Beneficente União dos Filhos do Trabalho (SBUFT), localizada na rua Íris Ferrari Valls, 1889. O prefeito Sanchotene Felice anunciou que o Governo Municipal tombará o histórico prédio sede da SBUFT (conhecida como Sociedade Filhos do Trabalho), e apoiará as obras de restauração. Em contrapartida, a Sociedade Filhos do Trabalho apoiará e será parceira do Município em projetos de cunho social e cultural.

Coluna Balaio, por Rubens Montardo Junior (20/06) - Jornal TRIBUNA

Crack
Domingo foi apreendido um quilo de crack em Uruguaiana. Na quarta-feira, 153 quilos de maconha ali em São Borja. Há muita droga na fronteira-oeste.

Crack II
Por proposição do vereador José Clemente da Silva Correa, no dia 26/06, a partir das 19h, no plenário da Câmara Municipal, haverá audiência pública para debater sobre o aumento do consumo do crack em Uruguaiana. Ao vereador, nossos parabéns, pela iniciativa.

Tukano
Após o sucesso no show de reinauguração do Parcão, o médico-veterinário, poeta, músico, escritor e compositor João Antônio Greco Neto (Tukano Netto), reforça a equipe da Secretaria Municipal de Cultura.

Assessoria
Dia 16/06, a ex-vereadora e radialista, Jussara Osório de Almeida, foi nomeada pelo prefeito Sanchotene Felice, para exercer o cargo de Assessora Legislativa.

Libres
Domingo, dia 28/06, nas eleições argentinas, o Intendente de Paso de los Libres, Eduardo Alejandro Vischi (Peteco) buscará sua reeleição.

Adesistas
Conheça os 10 deputados federais gaúchos que assinaram a proposta de Emenda Constitucional que busca um terceiro mandato para o presidente Lula: Mendes Ribeiro Filho (PMDB), Enio Bacci (PDT), Fernando Marroni (PT), Luiz Carlos Busato (PTB), Manuela D’ávila (PC do B), Osvaldo Biolchi (PMDB), Paulo Pimenta (PT), Paulo Roberto (PTB), Sérgio Moraes (PTB) e Vilson Covatti (PP).

Bandeira
Figura popular em Uruguaiana, Luís Carlos Bandeira dos Santos, criou o famoso chavão: “Não tem condições”.

ELBA
Com aprovação da Assembleia Legislativa, o antigo prédio da Exatoria Estadual, na avenida Duque de Caxias, sediará a Escola Livre de Belas Artes implantada, por iniciativa do prefeito Sanchotene Felice (Decreto 276), e inaugurada em 08 de abril de 2005.

Kirchner
Nas eleições de 28 de junho próximo, o ex-presidente da República Argentina, Néstor Kirchner é candidato a deputado pelo movimento peronista Frente para a Vitória (FPV). Dizem que além de presidir o Partido Justicialista, valendo-se da sombra marital, Néstor K. continua tomando decisões de Estado.

Guarda
No dia 04 de julho, às 20h, com jantar-baile, na AFMU, localizada na rua Estilac Leal nº. 3993, a Guarda Municipal de Uruguaiana estará comemorando seu 2º. ano de Formação, Qualificação e Capacitação. Na oportunidade, serão homenageados, o prefeito Sanchotene Felice e os senhores Sadi de Andrade e Guaraci Santos de Castro.

Agasalhos
Sucesso foi a Campanha do Agasalho 2009 - “Quanto mais gente, mais quente”. O material arrecadado foi distribuído na quinta-feira, dia 25/06, das 9h às 17h, no Ginásio Municipal.

Diretoria
Centro Uruguaianense, fundado em 28 de maio de 1955, em Porto Alegre, informa a Diretoria para o biênio 2009/2010: Roney José da Cunha – Presidente, Arnaldo Martinez Guimarães – Vice-Presidente, Carlos Élder Gabarrus Pavani – Diretor Financeiro, Indemburgo Oliveira – Diretor-Secretário, Luiz Alberto Ibarra – Diretor Cultural, Jair Portela – Assessor de Divulgação e Marketing, Lis Elaine Ibarra – Coordenadora de Esportes, Nilton Moraes da Silveira – Coordenador da Sede Campestre, Maria Isabel Medina dos Santos – Cônsul do Centro Uruguaianense em Belém Novo, José Eduardo Tavares – Diretor de Relações Públicas e Cerimonial, e Ava Sonia Martins Duarte – Secretária-Executiva. O Centro Uruguaianense fica na rua Vigário José Inácio, 399 – Conj. 307, telefone 0-XX-51-3225-9635, Porto Alegre, com sede campestre na rua Alfredo Inácio da Silveira, 64, em Belém Novo (fone 3245-1350).

Citricultura
Terça-feira, dia 23/06, às 15h, no Salão Nobre da Prefeitura, foi realizada palestra sobre Citricultura, proferida pelo professor Antônio Gonçalves, que possui doutorado, realizado na Espanha, sobre este tema. Evento é gratuito e aberto à comunidade.

Literatura
O jovem Benhur Bortolotto, colunista do Tribuna, fará o pré-lançamento de seu livro de estréia, o romance A Nave das Borboletas, (Editora Movimento), em Uruguaiana.

Quem lembra ou conhece...
- Do Romeu, narrando jogos de futebol;
- Da firma João Peró Filho;
- Do depósito de madeiras Kieling;
- Da drogaria Rocha.

Resultado Campanha de Vacinação

O vice-prefeito e secretário municipal de Saúde e Meio Ambiente, Luiz Augusto Führmann Schneider informa que, no sábado, dia 20/06, na Campanha de Vacinação contra a Pólio, foram vacinadas 2.027 crianças até 1 ano de idade; 8.189 de 1 a 4 anos, totalizando 10.216 crianças. A população alvo era de 10.801 crianças. Foram vacinadas 10.216, ou seja, 95% da população alvo.

Gripe Suína em Uruguaiana

O prefeito Sanchotene Felice destaca que “estamos preparados para enfrentar a Gripe Suína (H1N1). Não há motivo para pânico. A mortalidade é oito vezes menor do que a gripe tradicional (influenza), bem conhecida entre nós. Em 99 países foram registrados 56.115 casos e 231 óbitos, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Há muitos interesses por trás desta tentativa de incutir horror nas pessoas, deste processo intencional de pânico, sobretudo de laboratórios internacionais. Especialistas na área recomendam procurar assistência médica assim que forem detectadas manifestações febris, coriza, dores no corpo e febre acima de 38 graus a mais de 4 dias. Nossos Postos de saúde, o Centro de Saúde e o Pronto Socorro Municipal, estão preparados e orientados, com qualificada equipe de assistência médica”, concluiu.

Cirurgias Eletivas - Maio 2009

O vice-prefeito e secretário municipal de Saúde e Meio Ambiente, Luiz Augusto Führmann Schneider informa que, no mês de maio de 2009, foram realizadas 218 cirurgias, sendo 191 eletivas, envolvendo 21 profissionais, tendo 4 cirurgias de RTU de próstata, 23 cirurgias de laqueadura tubária. O valor total repassado foi de R$ 33.600,00.

Prefeitura e Caixa podem intensificar convênios

No Salão Nobre, o prefeito Sanchotene Felice presidiu reunião com o presidente da Associação dos Funcionários Municipais de Uruguaiana/AFMU, Arlindo Cunha Brasil, acompanhado dos integrantes da diretoria João Reis Maidana, Luiz Ademir Brites, Nilo Tristão Gonçalves e Roberto Pinto Ramires, e do gerente da Caixa Econômica Federal (CEF), Sérgio Luiz Bitti Martins de Oliveira. Na oportunidade, evoluíram as tratativas com a Caixa Federal quanto a assistência financeira aos servidores municipais, bem como implementação de financiamentos destinados à aquisição da casa própria. Também, o Prefeito anunciou que, em acordo com a Caixa, algumas unidades do Plano Habitacional João Paulo II, no bairro Cabo Luiz Quevedo, serão reservadas aos funcionários de menor poder aquisitivo. O presidente da AFMU, Arlindo Cunha Brasil, evidenciou que estas medidas anunciadas pelo prefeito Sanchotene Felice beneficiarão aos valorosos funcionários municipais, que sonham em ter sua casa própria. Estamos vivendo um momento histórico de nossa classe”, disse. Os resultados da reunião, conforme o prefeito Felice, foram os melhores possíveis e prosseguirão na segunda-feira, dia 29/06, às 16h, no Salão Nobre da Prefeitura.

Escritório da Califórnia da Canção

O escritório da Califórnia da Canção Nativa do RS, está funcionando no Centro Cultural Dr. Pedro Marini, em horário comercial. Informações pelo telefone 3412-1633.

Projetos pilotos na Odontologia Municipal

A Chefe do Setor de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde e Meio Ambiente, Dóris Delgado Máscia comunicou, no programa Uruguaiana Vencerá, que o Governo Municipal, está implantando Projeto Piloto em Saúde Bucal, na Escola Municipal D. Fernando Mendes Tarragó, localizada na BR290, sentido Uruguaiana/Alegrete, sede do primeiro Polo Rural. A odontóloga Dóris Delgado Máscia fez curso de capacitação, em Montevidéu, capital da República Oriental do Uruguai, por indicação do uruguaianense José Fernando Pereira Dora, representante no Uruguai da Organização Mundial da Saúde e da Organização Pan-Americana da Saúde. “Este projeto foi concedido na Holanda e, hoje, está presente em 80 países. Sem uso de aparelhos, sem dor e apenas com aplicação do produto tópico direto no dente, são removidas as bactérias da cárie. Este tratamento preventivo é pioneiro no País e apresenta excelentes resultados, enfatiza a coordenadora Máscia. Ainda, informa Dóris Máscia que, na Escola Municipal de Educação Infantil Tia Mercedes, localizada na Praça Argentina, foi implantado projeto de prevenção de respirador bucal. O Poder Executivo anunciou que estes projetos deverão ser implantados em todas escolas da rede municipal de ensino.

O mundo tem fome (Editorial TRIBUNA, dia 20/06/2009)

Cada vez que o problema da fome é elencado, debatido ou apresentado com estatísticas alarmantes lembramos do ilustre sociólogo brasileiro, Herbert José de Souza, o Betinho. Pois, nesta semana, a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), divulgou que, em 2009, como conseqüência da grave crise econômica mundial, um bilhão de pessoas que passará fome no planeta. Na história, teremos o recorde de 1,02 bilhão de subnutridos, afirma a FAO, agência especializada da ONU, em relatório sobre a segurança alimentar mundial.
O documento da FAO, apresentado em Roma, na Itália, com estimativas baseadas em um estudo do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, a maioria das pessoas subnutridas vive em países em desenvolvimento, sendo que, quase 53 milhões de pessoas sofrerão fome em 2009 na América Latina e Caribe. O número chega a 642 milhões na Ásia-Pacífico, 265 milhões na África subsaariana, 42 milhões no Oriente Médio e África do Norte e 15 milhões nos países em desenvolvimento. Os subnutridos no mundo passou de 825 milhões no biênio 1995-1997 a 873 milhões de 2004 a 2006. Em 2008, a cifra caiu de 963 milhões a 915 milhões por uma melhor distribuição dos alimentos, mas a tendência se reverteu com o agravamento da crise econômica e financeira do fim do ano. Para a FAO, o objetivo fixado em 1996 na Cúpula Mundial sobre a Alimentação (CMA) de reduzir à metade o número de pessoas com fome não será alcançado.
A meta foi ratificada, no entanto, com o compromisso de ser atingida em 2015, em uma reunião da ONU em Roma em junho de 2008. Mas a redução da renda pela crise e os elevados preços dos alimentos foram devastadores para as populações mais vulneráveis. As estimativas da FAO confirmam a tendência desalentadora da última década para uma insegurança alimentar maior e revelam claramente o impacto da crise nas populações mais pobres do planeta. A desaceleração da economia mundial, que segue a crise dos alimentos e dos combustíveis e coincide em parte com ela, está no centro do forte aumento da fome no mundo. As conclusões da FAO foram publicadas três semanas antes da reunião de cúpula dos chefes de Estado e de Governo do G8, os oito países mais ricos do mundo, na cidade italiana de L'Aquila, de 8 a 10 julho. A crise econômica e suas repercussões, em particular na África, o continente mais afetado, estão na agenda da reunião. Na América Latina e Caribe, a única região que registrou sinais de melhora nos últimos anos, também foi comprovado um aumento (12,8%) do número de desnutridos. Até nos países desenvolvidos, a desnutrição se transformou em acentuada preocupação. O relatório completo sobre a insegurança alimentar no mundo será apresentado oficialmente em outubro. O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef, em inglês) informou que a metade dos 42 milhões de refugiados no mundo é formada por crianças ou adolescentes. A mobilização é a primeira arma social no combate a fome, sendo necessárias ações concretas, rápidas e eficazes.