Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 04/10/12

10 de abr. de 2012

Município estaria descredenciado de Programa Federal


Os vereadores José Clemente Corrêa (PT) e Adalberto Silva (PP) estão requerendo que a Câmara Municipal de Uruguaiana solicite esclarecimentos sobre o Programa Estratégia de Saúde da Família (ESF) desenvolvido em Uruguaiana. Segundo os parlamentares, há informações que o município é descredenciado neste benefício do Governo Federal. O programa busca fortalecer o atendimento básico à saúde da população. A exclusão de Uruguaiana destes benefícios prejudica os munícipes.

 

Segurança Pública em debate - Uruguaiana.


Amanhã, dia 11/04, a Comissão de Serviços Municipais e Segurança Pública realizará sessão extraordinária na sede do Poder Legislativo com representantes de instituições de segurança de Uruguaiana. A partir das 10h, os vereadores da comissão ouvirão as entidades com o objetivo de promover ações para combater a violência no Município. A proposta foi sugerida em plenário pelo presidente da Comissão, vereador Rogério de Moraes.


Ela vem aí - Uruguaiana

Deputado Frederico Antunes anunciou que no próximo dia 11 de maio a senadora Ana Amélia estará em Uruguaiana. Reúne-se em assembleia com os partidários do PP e mantém audiências com autoridades e lideranças setoriais. Vai dar um empurrãozinho em Frederico à Prefeitura.


Passagem no transporte coletivo é de R$ 2,00.

Pelo Decreto nº. 137/2012, o prefeito Sanchotene Felice fixou a tarifa do serviço de transporte coletivo urbano, nas linhas autorizadas pelo Município, em R$ 2,00 (Dois reais).

Gatão de Meia Idade - a dieta de Sandrão

Reunião da Frente Cristã Trabalhista - Uruguaiana.

Hoje, terça-feira, dia 10/04, a partir das 20h, acontece reunião da Frente Cristã Trabalhista no Clube Naval de Uruguaiana. Do encontro participarão dirigentes e simpatizantes do PDT, PTB, PSC, PR, PHS, PRB e PTdoB, buscando uma agenda comum, debate sobre formação de alianças e coligações e possível definição de candidaturas. (Matéria exclusiva TRIBUNA).

Tuberculose mata, mas tem cura! – Uruguaiana.

No Combate à Tuberculose, uma grave constatação do pneumologista, Cláudio Crespo: "Uruguaiana está dentro dos 10 municípios do Estado que concentram 85% da doença". A cada ano 90 novos casos de tuberculose surgem na cidade. Crespo destaca alguns sintomas da doença que são tosse, catarro, febre, suores à noite, perda de peso, que sentidos por mais de 10 dias, devem obrigatoriamente levar o paciente ao médico. A forma para evitar que essa doença se espalhe é o tratamento o precoce, explica. A consulta médica e o medicamento são gratuitos. Um doente pode contaminar 15 pessoas, a taxa de abandono do tratamento é baixa no município, menos de 3%. Os maiores problemas de adesão aos medicamentos segundo Crespo, são aos usuários de drogas e moradores de rua, pois não tem endereço fixo, o que se torna mais difícil para tratá-los. Desenvolve a doença quem está com a imunidade baixa, pessoas que ingerem bebidas alcoólicas, portadores de HIV, doenças crônicas, e muito stress. Pessoas muito estressadas com o trabalho, família, que não dormem direito e nem se alimentam, ficam com a imunidade baixa, o que pode acarretar a doença. Tuberculose não poupa ninguém, pode infectar desde crianças até idosos. Tuberculose mata, mas tem cura. (Matéria exclusiva TRIBUNA).

Uruguaiana - Estudo aponta dificuldades dos deficientes físicos

O fuzileiro naval reformado Irani Coelho Fernandes está concluindo a elaboração de um projeto sobre “acessibilidade – um direito que tarda é um direito negado”, título de sua monografia de pós-graduação em especialização em gestão social, políticas públicas e rede de defesa de direitos. Há três anos em uma cadeira de rodas devido a um acidente automobilístico, Irani Fernandes sente na própria pele a dificuldade de transitar pela cidade. Com o trabalho ele busca chamara a atenção da sociedade e órgãos públicos e privados para que passem a ajudar a tornar Uruguaiana acessível a todos. Irani contando com o apoio do SESC, APAE e Esplanada da Inclusão promoverá o levantamento abrangendo todo o município, sede e interior, apontando o conjunto de dificuldades e possíveis soluções. A Lei 10098 estabelece normas e critérios para a promoção da acessibilidade às pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, incluindo também idosos, anãs, obesas e gestantes ou com filhos no colo. O autor critica as calçadas mal conservadas, a inexistência de rampas ou inapropriadas, banheiros públicos sem acesso ou a devida adaptação, falta de sinalização que facilite o trânsito ou estacionamento destinado a cadeirantes ou idosos, transporte público sem elevadores especiais, ausência de brinquedos adaptados nas pracinhas, entre outras tantas carências às pessoas necessitadas. Irani espera que o estudo sirva de matriz de debate e solução para o município e outros que possam seguir as adaptações fundamentais aos portadores de deficiência. (Matéria exclusiva TRIBUNA).

Linha 1004 em teste - Uruguaiana.

De 9 a 15/04, estará em teste a linha de transporte público número 1004. Apoiados pelo vereador Luís Gilberto Risso (PMDB), os moradores encaminharam um abaixo-assinado com 140 assinaturas solicitando o serviço. De acordo com o vereador Risso, a empresa responsável alegou que não haveria demanda para colocar em funcionamento a linha de ônibus cujo itinerário passa pelo Fórum e pelo Supermercado Rispoli, motivo derrubado pela manifestação popular. Esta semana a empresa fará a verificação da necessidade existente dos moradores para assim poder tornar a linha efetiva.

Solicitado retorno da linha do Plano Alto - Uruguaiana.

O vereador João Adalberto Silva (PP) intercedeu junto ao Secretário Municipal de Obras, Eloy Trojan, reivindicando o retorno da linha de transporte coletivo que liga o Plano Alto à Uruguaiana. Depois de 16 anos em funcionamento pela BR 472, a empresa que prestava o serviço cancelou a passagem do ônibus nos 45 quilômetros onde circulava. Conforme Adalberto, diversos trabalhadores ficaram prejudicados com a decisão. “Está sendo desconsiderado o trabalho das pessoas que produzem naquela região”, afirma. O vereador completa que é necessário providenciar o mínimo de apoio aos moradores e acredita no retorno da linha do Plano Alto.