Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 08/27/09

27 de ago. de 2009

As pílulas do Fred Marcovici



Área de silêncio. “Ele” não inaugura nada faz três semanas inteiras. Não é bom sinal, de forma alguma. Pelo contrário é um horror. E alguém está “pagando” esta ausência.

Ação concreta. No ritmo de construções, tubos, lajotas, pistas, quadras, entre outros que tais, o Parque Dom Pedro II será a área verde com o menor índice de verde do planeta. Os antiquados ainda preferem árvores, lagos, sombra, flores, pássaros (livres), o vento e o tempo passando.

Sucesso. A uruguaianense Odith Leão está assinando no Jornal “A Hora”, do Vale do Taquari – coluna social que leva o título - VIP. O perfil tranquilo e delicado da filha de dona Sara e Antônio Carlos Palermo Leão tem repercutido, e bem, naquela região.Gente daqui emplacando lá fora.

Canudo. No próximo sábado (29/08), às 18h30min, no Clube Comercial, 23 acadêmicos estarão colando grau em educação especial. O grupo é resultado do Polo trazido a Uruguaiana em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria. A moçada deve muito ao empresário Érico Leite Machado.

Peregrino. O secretário da Cultura, Coronel Carús, para cumprir o expediente trivial da pasta que dirige necessita do computador de fulano, xerox de beltrano, circulares de sicrano e por aí vai. Para quem foi dono absoluto, inclusive, da caneta, é tudo muito estranho. Além, de sombrio. Falta luz!

Torcida. No início da semana o prefeito de Bagé, Eduardo Colombo enfrentou uma cirurgia de hérnia de disco no Hospital São José, em Porto Alegre. Tudo correu bem. Aqui, familiares, amigos e companheiros torcem pela pronta recuperação do "Dudu".

Desempenho. O secretário Schneider não é médico, mas rompeu o protocolo na hora certa e passou a distribuir o Tamiflu no momento em que a crise parecia apertar de vez. Devia estar inoculado com o vírus do bom senso.

Desempenho II. Indagado se não temia reação de superiores, especialistas e estudiosos - disparou: não! O que fez bem!

Agradecimento. A editoria do Tribuna agradece ao site uruguaianars por reproduzir notas publicadas no blog do Jornal. (mesmo sem mencionar a fonte é uma satisfação) Levou a informação e os comentários junto com as notícias.

Duplex. Olha a dobradinha sonora dos tucanos 2010: Josefina Soares (estadual) e Cláudio Diaz (federal). Aliás, Diaz deverá ser presidente estadual do Tucanato, antes de concorrer à Câmara.

Falam dela, mas… O Pronto Socorro foi construído com, dinheiro do Governo do Estado, ou seja, a maior e mais importante obra de Yeda em Uruguaiana.

Doeu. Os vereadores fizeram beicinho e jeito de magoados quando souberam por Adalberto Silva que o prefeito teria dito que governa mesmo sem a Câmara. Porém, no vamos ver – aprovaram os R$ 3 milhões para compra de máquinas. (inclusive o regime de urgência urgentíssima). Tá provado, "Ele" não precisa mesmo do legislativo.

Recados. Dissertando sobre o papel do puxa-saco na vida pública o vereador Mauro Brum não tirou os olhos do jovem edil Rafael Alves. Coincidência, coincidência…

A voz de dentro. Adalberto da Barragem afirmou na Casa do Povo: "Felice é o pior prefeito da história de Uruguaiana para as localidades do interior do município”. Até no pior “Ele” é o melhor.

Abandonado. Decepcionados com o silêncio da bancada pepista face ao que chamam “orquestração do MPF com a RBS” e “perseguição de petistas infiltrados”, alguns amigos do deputado Frederico Antunes acham que o primeiro gesto de solidariedade ao parlamentar partirá de vereadores de outro partido. – O mínimo que merece alguém que foi vereador aqui e até ontem era cogitado para a chapa majoritária, em 2010, é uma Sessão de Desagravo!, diziam os mais frustrados.

Esperando. Não é verdade que lideranças do Fórum da Cidadania tenham vetado proposta de Desagravo Público ao deputado que tantos e relevantes serviços prestou às lutas daquele grêmio: ninguém, até agora, propôs nada. E virá?

Os três mosqueteiros, os três patetas, os três porquinhos, os três Lambidos. O empinado e espigado ganhou, com o tempo, dois novos parceiros suspeitos. No Blog TRIBUNA a adivinhação é livre e democrática. Porém, o Lambido com ISO 9002 é um só.

Uruguaiana perderá os cursos de Direito e Administração

A assessoria de imprensa da PUCRS - informou na tarde desta quinta-feira - que a partir de 2010 não mais haverá vestibular para os cursos de Direito e Administração de Empresas em Uruguaiana. Os atuais acadêmicos serão mantidos com o padrão de ensino PUC até que a última turma se forme - com o posterior fechamento dos dois cursos. Estudo de viabilidade demonstrou ser impossível manter os dois cursos em funcionamento no município.

Licitar a água é mexer "com fogo"

O Tribunal de Contas do Estado, no final da tarde de 6ª.feira (21/08), por meio do relatório do Conselheiro, Hélio Saúl Mileski, atendendo representação do Ministério Público de Contas, acolheu requerimento para sustar a concorrência pública do sistema de distribuição de água, coleta e tratamento do esgoto sanitário de Uruguaiana. O TCE decidiu ainda, em razão do volume financeiro que a questão envolve, que realizará auditoria especial no conjunto do processo licitatório, para avaliar indícios de irregularidades apontadas pelo MPC.
A Prefeitura suspendeu, 21/08, a licitação dos serviços de água e esgoto de Uruguaiana, cuja abertura dos envelopes estava prevista para 2ª.feira, 24/08. A Administração Municipal torna público, para conhecimento dos interessados, que a Licitação, modalidade Concorrência Pública nº. 003/2009, que “Outorga da Concessão da prestação dos serviços públicos de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário de Uruguaiana”, foi suspensa, e, por consequência, os atos licitatórios marcados para o dia 24/08/09 não serão realizados na data prevista. A nova data da licitação com as retificações de seu edital, será formalmente estabelecida e publicada (provavelmente em 14/10). O investimento da empresa que ganhar a licitação deve ser feito em cinco anos, e deverá ser cobrado do consumidor um preço menor pelo consumo de água, bem como pela coleta e tratamento do esgoto. Segundo Felice, a atual concessionária há 40 anos está à frente dos serviços de saneamento de Uruguaiana, mas não conseguiu sanar os problemas de esgoto sanitário e fornecimento de água. Ainda há muitos lugares onde existe esgoto a céu aberto nos bairros, além das altas taxas de mortalidade infantil. Atualmente, apenas 10% do esgoto coletado em Uruguaiana são tratados e cerca de 20% da área urbana tem saneamento básico. O restante volta in natura para o rio Uruguai e demais rios da região, causando mau cheiro, proliferação de insetos e doenças. A Prefeitura trabalha para que a licitação seja transparente, permitindo que a própria Corsan participe do processo. A empresa que assumir os serviços tem a obrigação de coletar e tratar 100% do esgoto em cinco anos e reduzir o preço da tarifa de água e esgoto. O investimento para realização dos serviços é orçado em R$150 milhões.

Dito e Feito - Esquinas do mundo


Texto e foto de Valéria del Cueto


Cada mundo é uma esquina, ou cada esquina é um mundo? É o que me pergunto, enquanto espero alguém atrasado, numa delas.

Vejo a senhora gorda passeando vagarosamente com seu par apoiado numa bengala, o vendedor da loja de roupas masculinas jogando a guimba de cigarros no meio fio sem nenhum pudor ou vergonha, observado por uma criança que agarrada em sua mãe espera o sinal abrir e pergunta, inocentemente por que o homem suja seu próprio “entorno”.

Foi esse mesmo o termo usado pelo menino, de seus 9 anos. Ele deve ter guardado a palavra para usá-la no momento apropriado. A mãe arregala os olhos, pensando no que dizer para uma pergunta que só tem uma resposta: falta de educação.

Mas esta característica não é exclusiva do vendedor, que volta para o interior da loja pronto e revigorado para atender mais alguns possíveis clientes com suas mão cheirando a nicotina: o ônibus escolar dá seta para dobrar na avenida e segue em frente, quase pegando o ciclista entregador que, confiando na sinalização do veículo, cruza na frente dele, furando o sinal vermelho.

Na calçada a madame, com seu cachorrinho no colo, espera pacientemente sua hora de atravessar a rua movimentada. O cachorro usa sapatinhos coloridos para não sujar as patinhas e, posteriormente a casa de sua dona.

Em baixo da marquise, dorme um menino de rua, sujinho, sujinho, sem notar o rebuliço em volta, exausto por suas atividades noturnas, embaladas a cola, correria e pedidos de esmola. Está coberto por um lençol imundo e protegido por um papelão velho. É fácil conhecer sua história pelo "entorno", citado pelo menininho.

O sol aparece entre as nuvens, mudando o colorido local. Eu sigo esperando na esquina do mundo. Chegando de viagem e sem saber muito bem onde estou: Rio, Uruguaiana, Cuiabá? Só sei que não é nem Brasília, que não tem esquina, nem na Chapada dos Guimarães, onde as esquinas dormem o dia inteiro, menos as da praça central.

Não faz diferença. O mundo passa por mim e eu olho pra ele sempre interessada, sempre pronta para descobri-lo e, ao fazê-lo, me descobrir mais um pouco.

Quem me fazia esperar se aproxima, com um sorriso de desculpas pelo atraso iluminando o rosto. Digo que não me importo com o fato, por que aproveitei o tempo para observar o mundo daquela esquina. A pessoa me olha com estranheza. Não reajo, nem estico minhas explicações. Não é qualquer um que acha graça numa esquina.

Quando o mundo daquela esquina não pode ser visto, ela é apenas o que meu acompanhante vê. Uma esquina. E não um mundo...

Valéria del Cueto, para série Ponta do Leme, do SEM FIM...

Projeto Verão de Ginástica

A Administração Municipal, por meio da Diretoria de Esportes, em parceria com as academias Universo do Corpo , SESC, Ultrafitnes, Sparta, Korpaço, Atlhética e Body in Action e RBS TV Uruguaiana, realizará aulas de Ginástica Aeróbica Localizada e Atividades Físicas, no Parque D. Pedro II, todas as quartas-feiras e sábados a partir do dia 7 de outubro até 27 de fevereiro de 2010, das 18h às 20h, em frente a Concha Acústica. Junto a este projeto haverá um grupo da Diretoria de Esportes verificando o IMC (Índice de Massa Corporal), que é calculado pela proporção altura/peso, usada como medida de obesidade, juntamente com dicas de saúde, também haverá um grupo de acadêmicos de Educação Física, para monitorar e orientar os caminhantes do Parcão com o "Projeto Caminhada". Todas estas atividades serão gratuitas para a comunidade de Uruguaiana. Venha participar!

Inclusão social na Vila Betânia

O diretor do SEST/SENAT Uruguaiana, advogado Elpídio Alves da Costa, informa que serão implantadas ações de inclusão social da unidade, beneficiando os moradores da Vila Betânia. Serão oferecidas aulas de reforço, para pessoas de qualquer idade, nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Informática (curso completo), onde o participante receberá certificado de conclusão, tornando-se apto para o mercado de trabalho. Destaca o diretor Elpídio da Costa que esta iniciativa da unidade local do SEST/SENAT contemplará uma necessidade dos moradores e fortalecerá os laços de solidariedade e mútua colaboração, com a inclusão social que será proporcionada com a execução destes projetos. Os interessados devem procurar a Coordenadoria do Sest/Senat, em horário comercial.

Copa Uruguaiana de Futsal

Copa Uruguaiana de Futsal
A Prefeitura Municipal de Uruguaiana, por meio da Diretoria de Esportes, e o Grupo RBS comunicam que estão abertas inscrições para Copa Uruguaiana de Futsal nas categorias:

CATEGORIA IDADE
Masculino - Livre Livre
Feminino Livre
SUB 09 NASCIDOS EM 00
SUB 10 NASCIDOS EM 99
SUB 11 NASCIDOS EM 98
SUB 12 NASCIDOS EM 97

Informa o diretor de Esportes, professor Ismael Jung Sanchotene, que este evento terá algumas novidades, com chamadas na RBS TV para divulgar o evento, os gols da rodada, o placar da rodada, tabela de classificação, artilharia dos jogos e a escolha da Musa da Copa, que cada equipe terá de indicar sua candidata. Dentro do regulamento consta que cada equipe deverá estar uniformizada com camisetas, calções e meias padrões para a prática esportiva. Informações 3411-3197, em horário comercial. Participe!

Carnaval: malhos e malhete

O presidente da Liga Independente das Escolas de Samba de Uruguaiana (LIESU), Jair Rodrigues, ajuizou ação civil pública, por improbidade administrativa, no dia 17 de agosto contra o prefeito de Uruguaiana, José Francisco Sanchotene Felice e dois engenheiros. O processo tramita na 1ª. Vara Cível de Uruguaiana e pretende anular o Decreto Municipal 137/2009, manter a Liga como realizadora do Carnaval e condenar o Prefeito ao pagamento dos ingressos distribuídos, gratuitamente conforme foi apurado pela CPI concluída na Câmara Municipal. A juíza Adriane de Mattos Figueiredo despachou na quinta-feira, dia 20/08, dando prazo de 15 dias para que os demandados ofereçam sua manifestação por escrito. Depois, o Ministério Público examinará o processo que voltará concluso para magistrada, a qual apreciará o pedido de liminar e a rejeição ou acolhimento da inicial.

Indignação e Impotência

A indignação e impotência de professores e direção marcaram o retorno às aulas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Moacyr Ramos Martins, no Promorar I, na 2ª.feira. Durante o recesso obrigatório que visou conter o avanço da Gripe A em Uruguaiana, quatro tentativas e invasões, no período de três a 17/08, provocaram depredações, portas forçadas, furto de fios de cobre dos pára-raios (que são vendidos em sucatas), entre outros danos ao educandário. A especialista e regente da classe destinada à Hora do Conto foi a que mais sentiu os prejuízos. Gisele Azambuja narra que todo o trabalho montado em sete anos foi destruído em uma madrugada. O espaço em que é desenvolvido o projeto Caminho de Reflexão – trabalho de valores, teve o material destruído, paredes pichadas com as tintas destinadas às reformas, mobiliário danificado, tecidos rasgados e elementos pedagógicos, pelos vândalos. Salienta Gisele que a sala da Hora do Conto da Escola Moacyr é a única do município.

Coluna Contos dos Cantos da Gente, por Valéria Surreaux.

A Perda
Carmem Rosa entra pela porta da cozinha, grande e barulhenta com a boca vermelha e o doce e enjoativo perfume.
- O velho recebeu um telefonema dizendo que tua tia do Plano Alto bateu com as casuleta.
- Que? Balbuciou Camélio, segurando rapidamente a mão da patroa.
- Morreu!Puf! Foi! Disse mordendo uma maçã.
- Carmem Rosa isso é jeito de dar uma notícia dessas?
- Viu dona Marta? Não entendo por que a senhora não despacha essa grossa, que nem enfermeira é.
- Não sabe? Pergunta pra o Chiquito. Pergunta o porquê que ele não vai se desfazer de mim até o último dia quando eu vou pranteá-lo na beira do caixão como uma viúva, assim como ele me pediu. Pergunta, vai.
- Carmem Rosa, o recado foi dado, obrigada, disse dona Marta.
Ela sai rebolando debochada, deixando Camélio trêmulo e desolado. Por fim, ele consegue falar ao telefone com uma vizinha da tia.
- O que? De jeito nenhum. Diz que a prefeitura às vezes provedenceia caixão prá miserável. Nã, nã, não, no meu nem pensar, o meu caixão ninguém tasca.
Dona Marta começou a gostar da ideia do caixão ganhar um rumo, saindo prá sempre de dentro de sua casa e de sua vida, não sem sentir uma ponta de dor pelo nervosismo de Camélio que o cuidou com afinco por tantos anos.
- Camélio, meu filho, deixa esse caixão prá quem precisa.
- Dona Marta, eu não tenho ninguém na vida, tinha a senhora que agora não pode mais me ajudar, nessa baita naba que lhe pegou. Mandei o marceneiro fazer meu caixão bem como eu queria, não é justo deixar que a morte me pegue com as calças na mão, doando meu caixão prá esta velha, que Deus a tenha na sua insana glória.
- Te desfaz deste caixão, a hora é agora, Camélio.
Dona Marta, Marina e Corinta acompanharam Camélio ao velório. O enterro seria no fundo da casa, numa nesguita de campo.
A vizinhança berrava, comendo bolo frito e bicando uma garrafa de barriga mol que o bolicheiro trouxe pra acompanhar o velório, que as três mulheres enfrentaram perigosamente no rancho gelado.
- Ideia tua, sussurrava dona Marta no ouvido de Corinta. Nunca mais hipoteco solidariedade em ambientes como este.
Ao amanhecer cinco homens sujos, com as coalheiras reviradas de tanto bolo frito e fedendo a canha seguraram as alças do caixão. Camélio se apressou em segurar a que sobrara. O cortejo sai bambalhante, rumo ao túmulo verde-água, atrás da figueira. O homem da dianteira tropeça numa pedra, a ponta do caixão bate na árvore e o fundo, devagar se desprega. Mãos tentam amparar a madeira, o caixão segue rangendo e por fim despenca a velha descomposta no chão, tapada de margarida e marias-moles.
Camélio teve um ataque de nervos assustador que só foi amenizado quando a patroa lhe cochichou que só chinaredo faz escândalo em velório. Ao meio dia o caixão estava pregado e a tia enterrada com dignidade.
Camélio fez a viagem de volta fungando lamentando não a morte de sua única parente e sim o fato dela ter levado junto a única segurança que ele tinha na vida. Seu precioso, cuidadíssimo, lustroso e derradeiro cômodo.