Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 07/16/14

16 de jul. de 2014

Avenida General José de San Martín - Uruguaiana.



Autoridades brasileiras e do visinho país Argentina estiveram reunidas no Salão Nobre da Prefeitura na manhã desta quarta-feira, 16/07, quando ocorreu a cerimônia de assinatura da Lei 4.355/2014, que denomina General José de San Martín a Perimetral Oeste e Rua F do Distrito Rodoviário. A mesa foi composta pelo prefeito Luiz Augusto Schneider, o cônsul da Argentina em Uruguaiana, ministro Alfredo Ortiz Baeza, o intendente de Paso de los Libres, professor Raul Tarabini, o general de Brigada José Arce, subchefe da 1ª Divisão der Exército (Argentina), com sede em Curuzu Cuatiá e a vice-prefeita Neraí Kaufmann. Também estiveram presentes outras autoridades militares do País vizinho, o cônsul adjunto, ministro Alejandro Massuco, vereadores de Paso de los Libres e o Secretariado Municipal. O primeiro a fazer o uso da palavra foi Baeza. Ele destacou a importância da homenagem, que para ele demonstra a integração dos dois países. Lembrou também sobre a importância da via escolhida para usar o nome do general argentino – principal acesso ao Porto Seco Rodoviário. 
O intendente de Libres destacou a excelente relação e disponibilidade entre os países, em especial entre os chefes do Executivo de cada uma das cidades. Também falou o general de Brigada José Arce e, por fim o prefeito Luiz Augusto Schneider disse ainda que se trata de uma demonstração de apreço e respeito pela República Argentina e Paso de los Libres especialmente e reconhecimento pela excelente relação e disponibilidade do Cônsul em relação ao nosso município.

Crianças do CACAU na Banda Municipal - Uruguaiana.



A Banda Municipal, vinculada a Secretaria Municipal de Cultura, está com 14 novos integrantes, com idade entre 10 e 14 anos. Os jovens são atendidos pelo Centro de Atenção à Criança e Adolescente de Uruguaiana (Cacau) e estão recebendo aulas de música desde a última sexta-feira, 11/07, no Teatro Municipal Rosalina Paldolfo Lisboa. A ideia de proporcionar tais vagas as crianças atendidas pelo Cacau, que vivem em situação de vulnerabilidade familiar e social, foi do maestro da Banda, Jediel Fagundes. “é uma oportunidade para eles aprenderem música e desenvolverem seus talentos”, diz ele, alegre com a aprovação do projeto por parte do prefeito Luiz Augusto Schneider, em reunião com o secretário de Cultura, Rubens Montardo Junior, e com o procurador- geral do Município, Paulo Henrique Inda.

Empossada a Guarda Escolar Municipal - Uruguaiana.



Durante a manhã desta quarta-feira, 16/07, ocorreu à cerimônia de posse da Guarda Escolar Municipal, no salão de atos da secretaria Municipal de Educação. Ao todo, 42 novos servidores, entre homens e mulheres, tomaram posse e deverão iniciar suas atividades profissionais na segunda-feira, 21/07. A mesa principal foi composta pelo prefeito Luiz Augusto Schneider, pela vice-prefeita Neraí Kaufmann, pelos secretários Delmar Kaufmann, de Educação, Vítor Gediel, de Segurança e Trânsito e Diego Roque, de Planejamento; além das servidoras da secretaria de Educação (Semed), Mara Elaine da Costa Cardoso, diretora do departamento de ensino e Fátima Torres de Rosso, diretora do departamento de apoio ao ensino. 
Durante seus pronunciamentos, tanto o prefeito quanto o secretário Kaufmann destacaram a importância da função. “Vocês serão uma referência na comunidade escolar. A partir de hoje, passam a colaborar para formar cidadãos melhores”, disse Schneider. Delmar caracterizou a criação da Guarda Escolar Municipal como “fruto da persistência e convicção da Administração Municipal”, lembrando das três vezes em que o Executivo encaminhou o projeto à Câmara de Vereadores até conseguir a aprovação dos parlamentares. Ainda na manhã desta quarta-feira, 16/7, os novos guardas iniciaram um treinamento, que deverá ser concluído nesta sexta-feira, 18/7. Na segunda, os 42 servidores iniciam os trabalhos nas escolas municipais.

Treinamento de catadores da ACLAN - Uruguaiana.



Ocorreu no último final de semana, na Capela São Cristóvão, a capacitação de catadores de lixo filiados à Associação de Catadores de Lixo Amigos da Natureza (Aclan). Tais profissionais exercerão suas atividades no Centro de Triagem de Resíduos Sólidos, que está sendo construído nas proximidades no lixão. Os catadores realizarão a Coleta Seletiva Solidária Porta a Porta em dez bairros do município. O principal objetivo da reunião de formação foi definir os grupos que iniciarão o trabalho no Centro de Triagem. Foram abordados os seguintes temas: Produção (coleta, triagem e enfardamento), Logística (Roteirização), Educação Ambiental (informação e conscientização da população) e Administrativo (informações do contrato e gestão administrativa). Através das secretarias de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho e de Meio Ambiente, a Prefeitura vem apoiando ações como esta, que visam dar um tratamento diferenciado para as pessoas que trabalham com resíduos sólidos. O acontecimento é mais um passo da gestão municipal, em parceria com a Associação, para a implantação efetiva de uma coleta seletiva no município, buscando melhorias para o meio ambiente e fonte de renda para as famílias que trabalham com essa prática.