Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 05/27/09

27 de mai. de 2009

Imperdível Marco Aurélio no Comercial - no sábado pela manhã ele estará na Casa do Gaúcho

Inaugurada Praça dos Pioneiros



Na terça-feira, dia 26/05, às 17h30min, na presença de autoridades, convidados e representantes das famílias Ormazabal e Tellechea, foi inaugurada, na confluência das ruas Eustáquio Ormazabal nº. 1600 e Tiradentes, a Praça dos Pioneiros, no bairro Bela Vista. Neste local, em 26 de novembro de 1934, foi produzido o primeiro litro de gasolina destilada no Brasil. Na solenidade, o prefeito Sanchotene Felice destacou o pioneirismo da iniciativa e os propósitos que tornaram a Ipiranga uma referência nacional, na área industrial e social. A senhora Eneida Ormazabal Sastre, neta de Eustáquio Ormazabal, agradeceu a homenagem em nome das famílias pioneiras. Após, o prefeito Sanchotene Felice, a presidente da Casa da Amizade, Jocemar Severo, a senhora Ione Silva Ormazabal e o senhor João Francisco Tellechea Filho, cortaram a fita inaugural. Ainda, Ione Ormazabal e João Francisco Tellechea, descerram placa alusiva ao evento, destacando os pioneiros João Francisco Tellechea e Eustáquio Ormazabal. O terreno que pertenceu aos descendentes da antiga destilaria de Petróleo, foi doado ao Município de Uruguaiana e na gestão do prefeito Sanchotene Felice, com aprovação da Câmara Municipal, foi oficialmente doado à Casa da Amizade de Uruguaiana, sob a condição de que fosse utilizado para construção de sua sede própria, uma praça - Praça dos Pioneiros -, e o Museu do Petróleo. Junto à Praça, dois monumentos são integrantes do Museu do Petróleo: a primeira caldeira com torre e a primeira bomba de recalque de petróleo dos barcos que transportavam a matéria prima, pelo Rio Uruguai para a Destilaria. De posse do terreno, procedeu-se, inicialmente, a construção da Praça dos Pioneiros, com o auxílio dos descendentes das famílias Ormazabal e Tellechea. A Casa da Amizade de Uruguaiana, fundada em 25 de abril de 1958, entidade sem fins lucrativos, empreende ações de assistência social e realiza trabalhos conjuntos com os cinco Rotary Clubes de Uruguaiana, visando melhoria na qualidade de vida da população de Uruguaiana. Neste sentido, inicia em 2009, a segunda etapa do Complexo, ou seja, a construção de sua sede própria e a instalação do Museu do Petróleo. A Comissão Pró-Construção da sede da Casa da Amizade é constituída pelos seguintes membros: Eleni da Costa Gomes, Gislaine Magrini Villela, Laura Lago, Marta Freitas, Maria Cecília Kappel, Miriam Tellechea, Brasil Lago Neto, José Carloto, Asclepíades Barros Sobrinho, Sadi Cezar Dornelles, comissão esta que atua visando a execução desta obra, pelo sistema de parcerias coma comunidade uruguaianense e clubes rotários de distritos brasileiros e internacionais.

Audiência Pública no Salão Nobre da PMU

Hoje, dia 27 de maio de 2009, das 9h às 12h, haverá no Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Uruguaiana, audiência pública, tendo por objeto a apresentação do edital e minuta do contrato referente à concorrência pública para concessão dos serviços públicos de fornecimento de água potável e esgotamento sanitário.

Hoje será inaugurado o CREAS

A Prefeitura Municipal de Uruguaiana, a Secretaria Municipal de Ação Social e Habitação e o Serviço de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, convidam para inauguração da nova sede do Centro de Referência Especializado de Assistência Social CREAS, hoje, quarta-feira, dia 27 de maio de 2009, às 17h, na rua Treze de Maio nº. 2009.

96FM - 28 anos no ar

Terça-feira, dia 26 de maio, às 15h45min, o prefeito Sanchotene Felice, acompanhado do vice-prefeito Luiz Augusto Schneider, atendendo convite do diretor da Rádio 96FM, Paulo Santana, participou da solenidade de inauguração do Cyber Café Campana, da Rádio 96Fm, que completou 28 anos, reunindo funcionários e colaboradores, numa confraternização. A 96 é a rádio pionera em FM, na região Fronteira Oeste.

Instituto de Cardiologia concluído em agosto

Terça-feira, dia 26 de maio, o prefeito Sanchotene Felice, acompanhado do vice-prefeito Luiz Augusto Schneider, vistoriou as obras do futuro Instituto de Cardiologia, que deverão estar concluídas no final de agosto, funcionando junto ao Hospital Santa Casa de Caridade.

Uruguaiana sediou o 3º. Logicom

Terça-feira, dia 26/05, no Clube Comercial, o prefeito Sanchotene Felice participou da solenidade de abertura do 3º. Seminário de Logística e Comércio Exterior (Logicom), atividade da Associação Uruguaianense de Administradores (AURA), presidida por Otília Gomes, e da Delegacia do CRA/RS, e que reuniu administradores de empresas e setores ligados ao comércio exterior.

Jornal do Almoço em Uruguaiana

Terça-feira, dia 26/05, às 11h, no Restaurante da Praça, o prefeito Sanchotene Felice foi cumprimentar os jornalistas Lasier Martins e Cristina Ranzolin, que participaram, ao vivo, do programa Jornal do Almoço.

Hoje tem lançamento de Poesia

O prefeito municipal de Uruguaiana, José Francisco Sanchotene Felice, a Secretaria Municipal de Cultura e a Sociedade Pró-Arte e Cultura, convidam para o lançamento do livro “Poemas de Luz & Sombra”, da poeta bilíngüe uruguaianense Marina Fagundes Coello, no Salão dos Espelhos, do Clube Comercial, hoje, quarta-feira, dia 27 de maio de 2009, às 19h. A venda do livro será beneficente ao CACAU – Centro de Atenção à Criança e ao Adolescente de Uruguaiana.

V Encontro Regional de Sensibilização

Nesta quarta-feira, dia 27 de maio de 2009, no Lions Clube Uruguaiana, na rua XV de Novembro, às 8h, a secretária municipal de Ação Social e Habitação, Elisabete Felice fez a abertura oficial do V Encontro Regional de Sensibilização ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, com a seguinte programação: 8h – Inscrições; 8h30min – Abertura com o prefeito Sanchotene Felice; 9h – CEDECICA – Medidas sócio-educativas com a promotora de Justiça da Infância e Juventude, Renata Pinto Lucena; 10h15min – Intervalo; 10h30min – Palestra sobre CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social, com Maura Luciana Souza, coordenadora nacional de Acompanhamento das Ações de Proteção Especial SNAS-MDS; 11h30min – Encerramento da manhã, com a equipe da secretaria municipal de Ação Social e Habitação; e às 14h, Exibição do filme O Silêncio de Melinda, com entrada gratuita, no Cinema Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa; e às 16h – solenidade de encerramento. A coordenadora do CREAS, em Uruguaiana, é a professora Marlene Freitas.

Vozes do Esporte completa 10 anos

Dia 29/05, o programa Vozes do Esporte, veiculado na Rádio são Miguel AM880, completa dez anos de existência e de serviços prestados ao esporte. No sábado, dia 30/05, das 9h às 12h, programa especial, direto da Praça Barão do Rio Branco. Na oportunidade, serão recebidas doações de material esportivo (novo e usado) para ser entregue à secretaria municipal de Ação Social e Habitação. Sua participação é muito importante!