Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 02/08/15

8 de fev. de 2015

Nota Oficial – Prefeitura Municipal de Uruguaiana.

Na noite de ontem, sábado, dia 07/02, um veiculo da fiscalização de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal se envolveu em acidente com uma carroça na BR 290, próximo a entrada do viaduto de acesso ao Porto Seco. Segundo a ocorrência registrada na Polícia Civil, o condutor do veículo voltava do expediente de trabalho, no Pátio de Transbordo de Resíduos do município e Centro de Triagem, por volta das 21 horas e 30 minutos, onde realiza o monitoramento e fiscalização do local, quando ocorreu a colisão traseira com a carroça. Ambos os veículos trafegavam em mesmo sentido (crescente) da via. A carroça teria invadido a BR 290 na entrada do viaduto na parte em que não há acostamento para fazer a travessia. 
Não houve vitimas fatais no acidente. Entre os nove passageiros da carroça, sete eram crianças, das quais dois meninos continuam em observação na Santa Casa. Os demais ocupantes sofreram ferimentos leves e passam bem. A carroça, que não possuía sinalização, e o veiculo foram recolhidos para o pátio do DETRAN para pericia.
Neste domingo (08/02) à tarde, o Secretário de Ação Social e Habitação, Elton da Rocha, esteve no Pronto Socorro Municipal de Uruguaiana a pedido do Prefeito Luiz Augusto Schneider para prestar apoio às vitimas do acidente e comunicar que a Prefeitura Municipal dará auxilio à família. Já estão sendo disponibilizados colchões para as crianças que irão ficar na casa de familiares em primeiro momento, kits de Higiene, Limpeza e Cesta Básica. 
Ainda ontem, no momento do acidente, o Secretário de Meio Ambiente, Rogério de Moraes esteve no local para dar suporte ao servidor e acompanhar a ocorrência, já que o servidor, ao tentar prestar assistência de socorro às vitimas, acabou sofrendo ameaça por parte de um cidadão, motivo pelo qual teve que retirar-se do local. A Polícia Rodoviária Federal realizou teste de etilômetro (bafômetro) no condutor, que teve resultado negativo para embriaguez, e o liberou para comparecer na DPPA para fazer o registro dos fatos.

A Secretaria de Saúde irá prestar atendimento aos envolvidos no acidente, e também, disponibilizará remédios e materiais para curativo. O Prefeito Municipal Luiz Augusto Schneider determinou que a Secretaria de Ação Social e Habitação, e a Secretaria de Saúde, dêem todo o suporte e atendimento dentro do cabível e de suas competências, para as vitimas e seus familiares.

Cemitério Municipal - Horário de funcionamento - Uruguaiana.


Novos horários para as atividades do Cemitério Municipal entraram em vigor, e se estenderão até o final de fevereiro. O funcionamento fica da seguinte forma: das 9h30min às 12h, e das 14h às 20h. - Sepultamentos: às 10h, 11h, 16h, 17h, 18h e 19h. O local tem manutenção de limpeza diária de segundas às sextas-feiras e o recolhimento dos resíduos acumulados é realizado aos sábados pela parte da manhã.  O Cemitério Municipal de Uruguaiana está sendo revitalizado, com implantação de melhorias no local, com aumento do controle de manutenção e segurança da área. As ações iniciarão na parte nova do Cemitério onde postes de iluminação já começaram a ser instalados.

Linha Aérea Regular em Uruguaiana.

O prefeito Luiz Augusto Schneider que esteve em audiência em Brasília, junto ao prefeito de Bagé, Dudu Colombo, na última quarta-feira (04/02) falando com o Ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, para estudarem a situação e a possibilidade de abertura da linha aérea regular regional no Aeroporto Internacional Rubem Berta em Uruguaiana e no Aeroporto Internacional de Bagé - Comandante Gustavo Kraemer. O Ministro Padilha que já conhece o Aeroporto de Uruguaiana vê a situação do município com boas probabilidades nessa questão. O prefeito Schneider esteve em reunião com o Superintendente do Aeroporto Internacional Rubem Berta, Jorge Tadeu Marques da Silva e com o Segurança Operacional da Infraero, Luiz Alberto Gomes, analisando questões de estrutura, de pessoal e necessidades do Aeroporto para atender as exigências de adequação para funcionamento da linha. As tratativas continuarão avançando, o Superintendente Jorge acredita que com apoio em instância maior Uruguaiana volte a ter operação de linhas regulares.

Banda Municipal de Uruguaiana – Jovem aprovado no Vestibular.

.
Com muito orgulho que anunciamos a aprovação do 10º aluno do projeto Banda Municipal de Uruguaiana, em concurso de Formação Musical. O  jovem Davi Matias Doyle, de 18 anos, foi aprovado no vestibular da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Davi é membro desde 2012 do programa mantido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura, que já aprovou alunos em concursos como ESA, Marinha e Aeronáutica. Com o objetivo de ensinar a prática instrumental, desenvolvimento de valores morais e sociais, além de proporcionar um envolvimento de jovens a uma rotina de estudos diários a fim de livrá-los de problemas sociais, como uso de drogas, prostituição e outros. Os jovens desenvolvem conhecimento em instrumentos de percussão, efeito de som definidos e indefinidos, instrumentos da família dos metais. O Projeto que atende hoje 65 crianças e jovens da rede pública de ensino, do Cacau e jovens com problemas sociais, é hoje um motivo de orgulho para a cidade de Uruguaiana. A Banda Municipal coordenada pelo Regente e Professor, Jediel Gonçalves Fagundes, realiza atividades em retretas, concertos em escolas e rede pública, desfiles relativos a Semana da Pátria, procissões e caminhadas, e atividades que proporcionem a divulgação da cultura e do bem estar social, através da música. Em apenas dois anos, a Banda Municipal participou de diversos campeonatos obtendo 2º Lugar no concurso da AGB 2014 (Associação Gaúcha de Bandas) e 3º Lugar na FEBARGS 2013 (Federação Gaúcha de Bandas), além de estar classificada para o Campeonato Nacional de Bandas 2015.

Recuperação na iluminação pública – Uruguaiana.


Equipes da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos – SMOSU, no dia 05/02, consertaram a iluminação em postes no trevo ao fim da avenida Setembrino de Carvalho com a BR 472, que dá acesso ao Aeroporto Internacional, ao Porto Seco Rodoviário e diversos bairros da cidade. Além da troca de reatores e lâmpadas foram realizados testes na rede, as equipes da Secretaria de Obras vêm buscando atender aos pedidos realizados na Central de Atendimento ao Cidadão pelo fone (55) 3414-0000 e necessidades do município com o menor tempo possível.

Reunião do Prefeito, Comissão de Carnaval e presidentes das Escolas – Uruguaiana.


Ocorreu no dia 05/02, na Casa do Artesão, uma reunião envolvendo a Comissão de Carnaval 2015, com representações das agremiações de carnaval, o prefeito Luiz Augusto Schneider, o secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Jorge Lopes e imprensa. A principal discussão foi o início das tratativas para o Carnaval 2016, quais medidas tomar para que a próxima edição do evento ocorra de forma ainda mais articulada e autônoma, com a possibilidade que se crie uma entidade que venha a gerir o Carnaval, tirando do Poder Executivo o envolvimento com a organização do evento. Contudo, o Prefeito Schneider pontuou a importância da existência de uma entidade que seja imparcial aos resultados e que tenha autonomia de gestão para realizar este grande evento sem interesses que favoreçam alguma escola e com compromisso com os recursos. O carnaval deste ano promete ser de uma superioridade as edições anteriores quanto aos detalhes e acabamentos de carros e fantasias, por estar sendo mais enxuto e preciosista como destacou um dos presidentes de escola presente. Também foram conversados os últimos ajustes para a realização do Carnaval 2015 que já está consolidado, com 8 dos 10 processos licitatórios assinados e os demais em vias de acordo praticamente definidas. Os ingressos para o Carnaval deste ano já estão com um volume de venda se aproximando aos 70%, segundo o Presidente da Comissão, Osíris Figueiredo, e ao atingir 85% das vendas, a comissão de carnaval já poderá devolver ao município o valor de adiantamento realizado pelo executivo, e ainda realizar um repasse para as escolas de samba, auxiliando-as em seus últimos ajustes.

Assinado convênio entre a Prefeitura de Uruguaiana e o Exército Brasileiro.


Com nova parceria entre a Prefeitura Municipal de Uruguaiana e o Ministério do Exército Brasileiro, através da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada – Brigada Charrua, possibilitará que mais estradas vicinais sejam recuperadas, a revitalização ocorrerá nas localidades de Adolfo Stern e Passo do Cemitério. O convênio foi assinado pelo General-de-Brigada, Carlos Jorge Jorge da Costa e pelo prefeito Luiz Augusto Schneider, na presença do Coronel Fontoura. Em acordo, o Poder Executivo fica encarregado de prover a estrutura necessária para o andamento da obra, como fornecimento de insumos, enquanto o Exército fornecerá a mão de obra e ambos terão participação com maquinários para o trabalho. O prefeito Luiz Augusto Schneider tem trabalhado com engajamento para dar solução as demandas da comunidade em Uruguaiana, mesmo com as dificuldades financeiras, alternativas como este convenio são encontradas para beneficiar os moradores destas localidades e produtores que também precisam dos bretes em bom estado.

Obra nas Áreas Verdes – Uruguaiana.


Foi realizado, por equipe da Prefeitura Municipal de Uruguaiana, um trabalho de drenagem, colocação de bueiros, limpeza de valas e confecção de caixa de esgoto nas áreas verdes, nas proximidades da sede campestre da AFMU, entre a BR 472 e a rua Santos Dumont. Os moradores do local vinham sofrendo com alagamentos pela falta de escoamento da rede pluvial, a instalação da rede foi concluída, dando vazão ao grande volume de água que estava retida no campo atrás da AFMU e em pátios das casas. A obra concluída resolveu o problema na área de foco dos alagamentos, agora equipes de obras irão verificar outros pontos da rede para programação de limpeza e troca de tubos caso necessário.

Professorinha, por Gabriel Novis Neves

Professorinha 
Dessa maneira carinhosa costumo chamar as professoras da ampla base da pirâmide do nosso sistema de ensino, principalmente aquelas responsáveis pela alfabetização das crianças. 
Delas pouco se fala, e a atenção a elas dispensada é quase nula na sua valorização, aperfeiçoamento e respeitos profissional e humano. 
São verdadeiras educadoras, despojadas, dedicadas, autênticas heroínas anônimas, desempenhando na sociedade um papel dos mais relevantes - que é retirar das trevas da ignorância milhares de crianças, futuro de uma nação. 
É uma arte conseguir fazer uma criança escrever e ler, assim como é um desafio aprender. 
O papel da nossa “professorinha” é fundamental no despertar da curiosidade infantil para a motivação aos primeiros conhecimentos. 
Em país burocrático de falsos valores acadêmicos, essas verdadeiras benfeitoras são totalmente abandonadas pelos responsáveis pelo poder. 
Não à toa nossa educação caminha tão mal avaliada, apesar de termos aumentado o número de professores com graduação e pós-graduação na rede pública de ensino. 
Incentivos ao ensino fundamental, especialmente nos quatro primeiros anos, seria o correto para melhorar a nossa desqualificada educação, quando comparada aos países mais desenvolvidos. 
Alguma valorização salarial existe apenas aos professores do topo da pirâmide acoplados ao ensino superior. 
Esquecemo-nos da nossa defesa e a tragédia dos 7X1 nos perseguirá diante de países como a Alemanha, onde crianças analfabetas não existem e o ensino superior propicia pesquisas e inovações tecnológicas. 
Por essa distorção de não agregar profissionalmente nossas “professorinhas” ao esforço nacional de transformação desta nação, colhemos o produto dessa visão equivocada, que é o analfabeto profissional, atingindo os três níveis do nosso ensino. 
Vamos valorizar as nossas “professorinhas” para evitar a sua extinção dando-lhes melhores condições de trabalho?

Fevereiro, por Gabriel Novis Neves

Fevereiro
O segundo mês do ano marca o início dos campeonatos regionais de futebol em Arenas sem público e times sem craques. 
Nas ruas, blocos de carnavais anunciando a proximidade da festa do Momo.  
São Pedro manda chuvas, raios, trovões, rajadas fortes de ventos, produzindo inundações para amenizar a falta de água nos nossos principais reservatórios. 
Como na velha marchinha carnavalesca em pleno século XXI, “de dia falta água e de noite falta luz”. 
Para completar os eventos do início deste mês, as eleições democráticas e republicanas para as presidências do Senado Federal e da Câmara dos Deputados. 
Nos Estados, a “livre” escolha pelos senhores deputados dos ocupantes das mesas Diretoras do Poder Legislativo. 
Com tantas atrações, Brasília roubou as atenções gerais no enfrentamento do governo com a oposição. 
Entre o ruim e o pior, venceu a “oposição” na Câmara e o “governo” no Senado. Empate com sabor de derrota para o governo dos acordos. 
Os gritos das ruas pedindo por mudanças na política não foram ouvidos pelos antigos e novos parlamentares, seguindo uma regra do nosso futebol que diz que em time que está vencendo não se mexe. 
Todas as regalias e mordomias dos cargos permaneceram, e continuaremos sofrendo essa injustiça social como nos últimos vinte anos. 
Aqui em nosso Estado houve de tudo para a conquista do poder.  
No final, entre insultos e ameaças, o deputado-vencedor obteve dos seus pares, sem “nenhuma” influência externa, vinte e três votos dos vinte e quatro votantes. 
Houve muito barulho, mas, tiro que é bom nada - diz o Oráculo do Porto. 
Páginas viradas, esperanças desfeitas - e tudo ficará como dantes. 
Agora é carnaval!