Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 08/15/17

15 de ago. de 2017

Corre-corre vai interromper a Ponte no domingo Uruguaiana

O Delegado da Receita Federal do Brasil em Uruguaiana, comunica que no dia 20 de agosto de 2017, no período das 8:00 às 10:30 horas, será fechada para veículos, a Ponte Internacional Uruguaiana – Paso de los Libres, em virtude da travessia dos corredores de rua na 22ª Meia Maratona Internacional de Uruguaiana. 

Studio na Colab55

Todo o histórico do FUNDESTRADAS de Uruguaiana



O Fundestradas criado pelo ex-prefeito Schneider e questionado através de ADIN pelo SIMUR, teve concedida liminar que suspendeu sua criação, em 2016, mas o processo continuou, sendo julgado o mérito da Ação Direta de Inconstitucionalidade   em fevereiro de 2017;
O Fundo criado para servir de suporte financeiro ao enfrentamento da conservação e expansão das Estradas Rurais do Município de Uruguaiana, seria abastecido com a arrecadação do ITR.
Após julgamento do mérito pelo Tribunal de Justiça, em fevereiro de 2017, teve por unanimidade o reconhecimento da Constitucionalidade do mesmo e mais, o Tribunal determinou que sejam segregados para o Fundestradas 100% da arrecadação com o ITR sem a necessidade de resguardar os percentuais constitucionais previstos para educação e saúde, já que trata-se de uma contribuição federal repassada aos municípios por convênio, o que pode chegar a R$ 4,5 milhões por ano.
Com isto, vê-se muito próximo do fim o drama das estradas do interior que passam ter recursos mais que suficientes para manterem-se, a partir de agora, sempre em excelentes condições.
A Prefeitura Municipal de Uruguaiana foi notificada para estruturar o conselho gestor do Fundo, que previa na sua criação a participação do Sindicato Rural, Associação dos Arrozeiros, Sindicato dos Trabalhadores Rurais além do poder público, mas, até o momento não o fez, mantendo o Fundestradas literalmente parado.
O executivo, que já fez a o legislativo gastar aproximadamente 1 milhão de reais, para ver o FUNDECI e FUNDRU unificados e para trocar os gestores destes dois fundos, abrindo um enfrentamento, desnecessário, com o legislativo e entidades representativas, não demonstrou até agora a mesma preocupação com o FUNDESTRADAS.
Uma das alternativas dessa inobservância providencial do executivo é porque o fundo, este, beneficia diretamente a economia primaria e os moradores do interior do município.
Mas o verdadeiro motivo deve ser outro, a proximidade com o período de arrecadação do ITR, que ocorre até meados de outubro de cada ano, com isto pensa o prefeito, que o fundo não estando estruturado vai segurar os recursos até a próxima arrecadação em 2018. Enquanto isso as estradas do interior continuam sem condições de trafegabilidade dificultando a vida de todos que vivem no interior do município.
Os arrozeiros e moradores do interior do município que gritavam tanta pelas más condições das estradas não se manifestaram em relação a esse assunto.

Studio na Colab55

Quando o FUNDESTRADAS vai valer? Uruguaiana

Hoje dois ônibus não puderam chegar na Polo Educacional Dom Fernando devido as condições precárias da estrada rural. Os alunos tiveram de voltar pra casa sem chegar ao colégio enquanto isso o FUNDESTRADAS continua parado. 






Studio na Colab55

O Gatão além de tudo - inconveniente / Miguel Paiva

Studio na Colab55