Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 01/08/13

8 de jan. de 2013

Legislativo realiza sessão extraordinária – Uruguaiana.


Nesta quarta-feira, dia 09/01, a Câmara Municipal de Uruguaiana realizará a primeira sessão extraordinária desta legislatura. A partir das 10h, no Plenário, os parlamentares estarão reunidos para deliberar sobre três projetos de lei. Na ordem do dia, está o projeto de lei que altera a redação de artigos da Lei Municipal sobre o quadro de Cargos em Comissão, também o projeto que dispõe sobre a fixação do subsídio mensal dos secretários municipais e o que trata sobre a criação do cargo de Guarda Escolar Municipal.

Ligue Já! Central de Atendimento ao Cidadão – Uruguaiana.


Na terça-feira, dia 08/01, até às 17h, a Central Municipal de Atendimento à Comunidade – CMAC recebeu 54 ligações. Ontem, dia 07/01, foram 64 telefonemas. Os pedidos são analisados e o prefeito Luiz Augusto Schneider encaminha as solicitações ao setor competente. O responsável pelo atendimento é o diretor Fernando da Maia. O atendimento é realizado em horário comercial pelo telefone 3414-0000.

Prefeito criará Escola Municipal de Idiomas – Uruguaiana.




O prefeito Luiz Augusto Schneider, em despacho com o  secretário municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Jorge Prestes Lopes, determinou os estudos finais para implantação da Escola Municipal de Idiomas, que funcionará na Esplanada da Estação, antiga Viação Férrea. Na escola serão ministradas gratuitamente aulas de inglês, francês, espanhol, alemão, italiano e mandarim.

Câmara de Vereadores planeja novas instalações – Uruguaiana.



 
A Câmara Municipal de Uruguaiana anunciou a intenção de modificar as instalações do Poder Legislativo. Nesta manhã, dia 08/01, o presidente da Casa, vereador Luís Gilberto de Almeida Risso, reuniu-se com representantes do Poder Executivo para tratar sobre a parceria para a realização da proposta.
A possibilidade de reforma no atual prédio da Câmara, com a ampliação dos espaços e a preservação das características históricas do edifício foi apresentada pelo presidente da Câmara na presença do prefeito Luiz Augusto Schneider; do secretário de Governo do Município, Fernando Alves; do secretário de Obras, Paulo José dos Santos e do Assessor Legislativo da Prefeitura, Valério Echeverria. Também foi observada a viabilidade da construção de um novo prédio para instalar a estrutura física da Câmara.
As áreas disponíveis no município para a realização de obras para o Poder Legislativo são próximas à Esplanada da Justiça. Segundo o presidente, serão consideradas as melhores condições para desenvolver o trabalho parlamentar. “Essa área é privilegiada, inclusive por reunir as forças dos poderes Legislativo e Judiciário”, afirmou.
A Câmara e a Prefeitura constituirão uma comissão de trabalho para articular a obra. “Manter o diálogo e trabalhar juntos pelo desenvolvimento do município é imprescindível”, considerou o prefeito.

Prefeitura renovará convênio com Escola Nossa Senhora de Lourdes – Uruguaiana.



Na terça-feira, dia 08/01, às 14h, em seu gabinete, o prefeito de Uruguaiana, Luiz Augusto Schneider, recebeu a diretora da Escola de Educação Infantil Nossa Senhora de Lourdes, Maria do Horto Soares Bermúdez, que estava acompanhada da Irmã Michaela Hermann, e das senhoras Célia Graziuso e Teresa Antunes. Na oportunidade, o prefeito Luiz Augusto Schneider ratificou o apoio a instituição e garantiu a renovação do convênio firmado entre a Prefeitura de Uruguaiana e a Escola, destacando que “A história do antigo Lar da Criança de Uruguaiana começa em 1950, quando o então Bispo Diocesano Dom José Newton de Almeida Baptista pediu a presença das Irmãs Filhas do Amor Divino para uma "aula primária" ou de corte e costura e trabalhos manuais. De lá pra cá muita coisa mudou, os desafios foram grandes, muitas pessoas fizeram a história do Lar acontecer, e com muita fé, trabalho e colaboração foi possível ajudar muitas crianças e mães.
Hoje, 63 anos depois, os desafios são os mesmos, mas temos uma história para contar, e com a ajuda e a colaboração de toda comunidade este grandioso trabalho continuará”, enfatizou o prefeito Schneider. A Escola de Educação Infantil Nossa Senhora de Lourdes está instalada na rua Dr. Maia, 2448, a possui 400m2 de área útil com um parque ensolarado, infraestrutura completa, contando ainda com professores capacitados, tendo como principal objetivo a formação integral de nossas crianças e o desenvolvimento de seu potencial. Atende como público alvo crianças de 4 meses a 5 anos e 11 meses.

Governo Federal vai avaliar situação dos reservatórios e do setor elétrico - Usina Uruguaiana.



O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) vai se reunir nesta quarta-feira (09/01), para avaliar a situação energética do país. Presidida pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, a reunião esta marcada para as 14h30min., irá tratar tratar do baixo nível dos reservatórios das hidrelétricas e da liberação do funcionamento de usinas térmicas no país. Participam do representantes do Operador Nacional do Sistema Elétrico (NOS), da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), da Agência Nacional do Petróleo (ANP), da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), da Câmara de Compensação de Energia Elétrica (CCEE), da Agência Nacional de Águas (ANA) e do Centro de Pesquisa de Energia Elétrica (Cepel). 

O presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Reativação da Usina Termo AES Uruguaiana, deputado Frederico Antunes (PP) foi informado hoje (08/01), por fontes do MME que um dos itens da pauta é a autorização do funcionamento da fase 2 da Usina Termo AES Uruguaiana o que ampliaria ainda mais a geração de energia pela térmica a gás com sede em Uruguaiana. "Estamos na expectativa, na semana passada já foi anunciado o retorno da fase um que começou seus testes hoje e oficialmente volta a funcionar no dia 15 de janeiro. Se sair a autorização da fase 2 da Termo nesta quarta será uma grande notícia para o RS e para a região", destacou Antunes.

Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) atualmente os reservatórios da Região Nordeste operam com 31,61% da capacidade, enquanto os da Região Norte com 41,24%. Para suprir a demanda de consumo, todas as termoelétricas estão em funcionamento. Reportagem: Cristiano Guerra.