Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 08/28/12

28 de ago. de 2012

Prefeito Felice é o novo Secretário de Obras - Uruguaiana.

Prefeito Sanchotene Felice assume a Secretaria Municipal de Obras e transfere o ex-secretário Eloy Trojan para Secretaria Municipal de Transportes.

Campanha contra o Trabalho Infantil – Uruguaiana.



O Ministério do Trabalho e Emprego no RS lança a campanha: “O Mercosul Unido Contra o Trabalho Infantil”, que faz parte do projeto de apoio ao Plano Regional para a Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil assinado em novembro de 2010 entre os ministros do Trabalho e Emprego do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. O Plano prevê a harmonização da Declaração Sócio-laboral do Mercosul no tema trabalho infantil, de acordo com as normas internacionais que garantam os direitos das crianças; levantamento estatístico sobre a realidade do trabalho infantil nos estados membros; e elaboração de mecanismos de cooperação entre os países que inclui programas de sensibilização, conscientização e ações conjuntas de intervenção. O lançamento da campanha também faz parte dos preparativos para a III Conferência Global sobre o Trabalho Infantil, que será realizada no Brasil em 2013.
O principal objetivo da campanha é conscientizar a sociedade da necessidade imediata de prevenir e erradicar o trabalho infantil, com foco especial no trabalho agrícola, doméstico e na exploração sexual comercial.
Estão programados dois eventos de lançamento: Fronteira Brasil/Argentina nesta quarta-feira, dia  29 de agosto de 2012, às 14h, na Câmara Municipal de Uruguaiana, sito à Rua Bento Martins, 2619, Uruguaiana/RS, Brasil; e na Fronteira Brasil/Uruguai no dia 30/8, às 14h, na Câmara Municipal de Santana do Livramento/RS. Estarão presentes nos eventos representantes da OIT, dos Ministérios do Trabalho e Emprego dos Países do MERCOSUL, além de autoridades nacionais, estaduais e municipais. O evento é aberto ao público e não precisa de prévia inscrição.


Prefeitura fará cadastro de carroceiros – Uruguaiana.


O secretário municipal de Transportes, Eloy Trojan informou que desde 2004 não existe um cadastro atualizado do número de carroças no município. No governo do ex-prefeito, Caio Riela, foi realizado 530 emplacamentos em carroças. “Foi entregue uma plaquinha tão pequenas que nem aparece”, disse Trojan. De acordo com o secretário, o número de carroças  diminuiu consideravelmente, devido à fiscalização por conta da comunidade, atuação do meio ambiente e da vigilância sanitária. Trojan nem ao menos foi informado que a secretaria de Transporte é responsável por esse meio de transporte no município “só tomei conhecimento que a responsável por este setor. Vamos atualizar o cadastro,  fazer um controle. Mas posso afirmar que atualmente temos em torno de 200 carroças aqui em Uruguaiana” concluiu ele.

Escola motiva solidariedade e participação – Uruguaiana.



A Escola Estadual de Ensino Médio Lilia Guimarães, localizada na vila Cohab II – Dr. Emílio Brandi, é um exemplo de companheirismo no município e desde 2007 ajuda comunidades carentes com o Projeto “Solidariedade”. Alunos e professores reúnem-se para arrecadar alimentos e agasalhos que são distribuídos durante todo o ano. Os mantimentos são doados em forma de cestas básicas para famílias carentes que vivem perto da Escola, e para alguns alunos que necessitam de apoio. Segundo o diretor da Escola, Deovane Marques (foto), o objetivo do projeto é aprender a amar o próximo, “eles levam muito mais que alimentos e agasalhos, eles aprendem a dar valor ao próximo, eles levam carinho, se unem por uma causa solidária levando amor e tendo mais amor por si próprio” destaca.


O educandário possui 1.219 alunos, 20% vivem em situação vulnerável, com o Projeto Solidariedade e outras iniciativas o colégio proporciona melhores condições aos estudantes. Com programa do Governo Federal, “Mais Educação”, os estudantes têm aulas de dança, instrumentos musicais, tricô, artesanato, espanhol, informática, esporte e reforço escolar. Para o desenvolvimento de cada atividade, o governo repassa recursos para os monitores receberem uma ajuda de custo, materiais de consumo e de apoio segundo as atividades. As escolas beneficiárias também recebem conjuntos de instrumentos musicais e rádio escolar, dentre outros. No último sábado, dia 25/8, foi reinaugurado o Programa Escola Aberta, com o intuito de que a comunidade participe nos finais de semana dentro do espaço escolar de atividades educativas, culturais, esportivas, de formação inicial para o trabalho e geração de renda oferecida aos estudantes e à população. O projeto é realizado em escolas próximas a lugares com vulnerabilidade social.  

Equipe para portadores de necessidades especiais – Uruguaiana.


Na sessão ordinária de quinta-feira, dia 23/8, os parlamentares aprovaram o projeto de lei que institui uma equipe interdisciplinar de apoio às famílias de portadores de necessidades especiais. A proposta da vereadora Nerai Kaufmann busca oferecer, para estas famílias, informações sobre a qualidade de vida que pode ser atingida através de conscientização e esclarecimentos. De acordo com a vereadora, a ação poderá tornar lei o grupo de trabalho que já atua no hospital Santa Casa de Caridade constituído por médicos, psicólogos, enfermeiros e assistentes sociais. Também destacou que através do projeto a instituição poderá buscar verbas federais e estaduais para investir e ampliar as atividades do grupo.

Universidade do Mercosul: um sonho distante - Uruguaiana.


O Ministério da Educação da República Federativa do Brasil respondeu à Câmara Municipal de Uruguaiana sobre a criação da Universidade do Mercosul ou Campus da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) em Uruguaiana. A solicitação foi encaminhada através de requerimento do vereador Luiz Gilberto Risso (PMDB) aprovado em plenário, por unanimidade, no inicio do ano.
O Poder Legislativo uruguaianense, desde 2011, trabalha com ações para implantar as universidades citadas no município, como a realização de audiências públicas, a busca de apoio da ULFRO e de representantes políticos. À formalização do pedido do Poder Legislativo, o Ministério informou que a reestruturação e a expansão das universidades envolve estudo prévio de viabilidade econômica e social para alocação dos recursos federais e a prioridade do Governo Federal é consolidar e fortalecer as universidades já existentes. Ainda, foi afirmado que as novas propostas de criação de campus e universidades serão analisadas posteriormente e mesmo que não seja atendido neste momento, o pedido foi registrado pela diretoria e será considerado em futura análise de expansão da educação superior.