Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 01/25/18

25 de jan. de 2018

Redentor na Apoteose do Studio@delcueto #quemsambasabe


Redentor na Apoteose do Studio@delcueto #colab55

Ainda da pista do Sambódromo vem a inspiração para a segunda coleção da temporada de folia 2018 no  Studio@delcueto.

A arte de Redentor na Apoteose reinterpreta  o que precisamos no momento que a festa atravessa nessa (dura) etapa do processo de sua evolução: a integração entre a Cidade Maravilhosa e sua maior representação popular, o carnaval.

O Rio de Janeiro é representado por seu ícone, eleito umas da 7 Maravilhas do Mundo Moderno,  o Cristo Redentor.

Nossa festa está sintetizada num objeto de desejo do povo do samba, o monumento situado no final da pista de desfile do Sambódromo, o Arco da Apoteose. A união dos dois símbolos numa única imagem só é possível num local.

E ele, só #quemsambasabe onde fica...

Cristo e a folia

Esta não é a primeira coleção de Valéria del Cueto que homenageia o Cristo Redentor. Redentor na Apoteose une duas linhas de inspiração do Studio@delcueto.

É parte do grupo formado pelos Cristos AzulVerde e branco e Verde e rosa. Também está na linha foliã, composta por MEIO, do verão de 2018,  a Confete verde e rosa e as torcidas: Bandeiras vermelha e brancaazul e branca e verde e rosa, criadas na temporada de 2017.

Origem: Entre os arcos da Apoteose, o Cristo Redentor 


Um ponto, um momento e a certeza da presença. Só quem está na pista ou nas arquibancadas, num certo ponto do Sambódromo do Rio de Janeiro, a Passarela do Samba Darcy Ribeiro, na Marquês de Sapucaí, é capaz de ter essa visão. O Cristo Redentor, no alto do Corcovado, emoldurado por um dos arcos da obra escultural de Oscar Niemeyer, a Apoteose do Samba.

A imagem original da coleção Redentor na Apoteose foi feita no sábado das Campeãs do Carnaval 2017, dia 4 de março. Quer, dizer, no amanhecer do dia 5. A Portela foi a última escola a desfilar, comemorando seu título de Campeã do Grupo Especial. Como essa parte do acervo ainda não foi editada, deixo aqui o link do álbum Portela, carnaval 2017, ensaio técnico produzido no Sambódro, dia 12 de fevereiro de 2017 .

Concepção

Mais uma imagem resumida nas linhas básicas e ao contorno do registro fotográfico valorizando os dois elementos principais do quadro.  Em algumas peças foi mantido o tom do amanhecer ao fundo. Em outras, os elementos foram vazados e o guindaste do Carvalhão, tão significativo e representativo para quem está na pista, eliminado. Em nome da limpeza visual do recorte.

Estar nesse ponto da Sapucaí e alcançar essa visão significa que a missão está cumprida. Só resta agora torcer para voltar para desfilar no sábado sa Campeãs, ou aguardar até o ano seguinte...

#quemsambasabe é a nossa hashtag das coleções carnavalescas do Studio@delcueto. Na Colab55, o hub brasileiro de nossos produtos, segue sendo #coisadorio




E tem mais, se seu estilo é de poucas linhas e quase nenhuma palavra. Conheça as coleções Bamboo e Signal disponíveis para vendas internacionais pela plataforma redbubble. Novos produtos e muitas opções exclusivas.


Detalhe: o #redbubble oferece mais de 50 opções de produtos!

Explore nosso novo canal de vendas, clicando AQUI e de qualquer lugar do mundo tenha a seu alcance produtos exclusivos do Studio@delcueto desenvolvidos dos registros fotográficos de Valéria del Cueto

 No Getty Images

Imagens produzidas estão na coleção Sem Fim… de Valéria del Cueto no Getty ImagesExclusivas do banco de imagens, elas também estão a venda!

Conheça também o hub na #colab55 do  Studio@delcueto

Curta e compartilhe @delcueto.studio  no Facebook e no Instagram.
Studio na Colab55

Mangueira carnaval 2018 ensaio na Sapucaí da Bateria e dos passistas

Mangueira carnaval 2018 ensaio na Sapucaí da Bateria e dos passistas

Na falta dos ensaios técnicos, a passagem de reconhecimento da bateria entre o Setor 11 e a Apoteose fica ainda mais importante. É um momento que é possível "afinar" a performace no campo da disputa. Veja um trecho:

Fotografia

No meu caso, o percurso curto representa a possibilidade de ter alguma referência da luz fotográfica dos ensaios técncicos  na temporada do Carnaval 2018. Esse ano não tivemos ensaios técnicos regulares. O único dia que as escolas passarão completas pela pista da Marquês de Sapucaí  será no teste de som e de luz, no domingo que antecede o carnaval. Como tivemos duas agremiações campeãs em 2017, depois da tradicional Lavagem da Sapucaí, Mocidade Independente de Padre Miguel e Portela se apresentam. Como título do evento já informa, a pista já estará com a iluminação do carnaval. Bom para ajustar o equipamento. Mas não tão bom para conseguir aquele contraste bonito que a falta de luz proporciona nos rostos e corpos dos desfilantes sem os exageros das fantasias.

Bateria, Ala dos Passistas e Nina

Montagem da bateria, reunião dos ritmistas para ouvir o Mestre Rodrigo Explosão. Todos a postos e lá vamos nós. A ala de passista a frente da bateria comandada pelos Mestres Rodrigo Explosão e Vitor Art, Ciganerey no carro de som e toca para a Apoteose. Lá, os ritmistas fizeram uma simulação da movimentação dentro do box dos recuos e voltaram pela pista, treinando a saída também.

No final, enquanto o Salgueiro se preparava para seu ensaio, fui intimada pela Nina a fazer umas fotos com o pai dela com a Apoteose de fundo...

Clique AQUI ou na foto  para ver o álbum do FLICKR



O ensaio fotográfico é de Valéria del Cueto

Mangueira carnaval 2018

A Mangueira se prepara para desfilar com o enredo "Com dinheiro ou sem dinheiro, eu brinco", do carnavalesco Leandro Vieira no dia 11 de fevereiro de 2018.

@no_rumo do domingo de carnaval, a verde e rosa será a sexta escola a desfilar na Sapucaí. (nessa noite serão 7 agremiações)

Quer mais verde e rosa?

Clique AQUI para a coleção completa das fotos do Desfile de sábado das Campeãs. E AQUI para acessar o álbum do desfile oficial, na  segunda-feira, 27 de fevereiro.

Agradecimentos aos Meninos da Mangueira, ritmistas, diretores e mestres que, junto com Rafaela Bastos, constroem essa linda história a cada encontro ou evento registrado.

O grupo Gres Estação Primeira de Mangueira, no FLICKR é o acesso para a coleção de registros da verde e rosa da fotógrafa.

Curta nossa página no Facebook e no canal del Cueto, no youtube, desde 2008 registrando momentos do carnaval carioca.

Aqui tem mais pra você:

Já seguiu “No rumo do Sem Fim”?
Lá você encontrará o conteúdo produzido por Valéria del Cueto e também links para objetos e desejos produzidos no Studio@delcueto!

Ideias e design disponíveis nas plataformas:
Colab55
Redbubble
Siga os instagrans
@valeriadelcueto
@delcueto.studio

Studio na Colab55