Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 10/21/14

21 de out. de 2014

Lançada Polícia Comunitária em Uruguaiana.




A Polícia Comunitária foi oficialmente implantada em Uruguaiana, no final da tarde desta segunda-feira, 20/10, em cerimônia ocorrida frente ao Palácio Rio Branco, sede do Executivo Municipal. Além do prefeito Luiz Augusto Schneider, e do presidente do Conselho Municipal Pró-Segurança Pública de Uruguaiana (Consepro), Clarindo Martins Barbosa, que fizeram no ato a assinatura do convênio que permitiu a instalação, estiveram presentes o secretário de segurança pública do Estado, Airton Michels, do coordenador estadual do programa, coronel Júlio César Marobin, o comandante regional da Brigada Militar, coronel Elizeu Vedana e o comandante do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (BPAF), tenente coronel Roberto Ortiz Pereira; e os secretários municipais.
O programa foi viabilizado graças a um convênio entre a Prefeitura e o Consepro. O Executivo repassará a este conselho, recursos para custear a moradia dos policiais militares que estiverem integrando o programa, no valor inicial de R$ 600 cada. Tais policiais irão morar nos bairros em que atuarão. Inicialmente, foram implantados dois núcleos, no bairro Cabo Luiz Quevedo e União das Vilas. O objetivo do programa é que o PM mantenha maior aproximação com a comunidade onde trabalha, integrando-se a ela. Além da assinatura do convênio, houve a entrega de duas viaturas. Os veículos atuarão exclusivamente neste programa.

A Olimpíada Rural Estudantil em Uruguaiana.



Aconteceu na noite de segunda-feira, 20/10, o lançamento das Olimpíadas Rurais Estudantis, que este ano acontece na Barragem Sanchuri. O evento reúne equipes de quatro escolas municipais e quatro escolas estaduais, do interior do município, que competem em várias modalidades, como futebol feminino e masculino, atletismo e voleibol feminino e masculino. O lançamento da competição 2014 ocorreu no Instituto Leda Maria Pereira da Silva, naquela comunidade, que sedia esta edição dos jogos.
O prefeito Luiz Augusto Schneider participou da cerimônia de abertura e da escolha da Rainha das Olimpíadas Rurais Estudantis 2014, ao lado do secretário de Educação, Francisco Robalo, de Esporte e Lazer, Vicente Majó da Maia, da coordenadora regional de Educação, Maria de Lourdes Brondani D’Ávila, o subprefeito da Barragem Sanchuri, Manoel de Lima, do diretor da escola sede, José Luis Alves da Silva e a senhora Marcia Fumagali, que representou o Conselho Municipal de Educação. Também estiveram presentes os secretários Elton da Rocha, de Ação Social e Habitação, Rogério de Moraes, de Meio Ambiente, Saionara Marques, de Saúde, Diego Roque, de Planejamento e Roberto Pinheiro de Administração. As competições se estendem até a sexta-feira, 24/10.

Prefeito assina convênio com município de Itaqui.


O prefeito Luiz Augusto Schneider assinou o termo de convênio entre o município de Uruguaiana e o município de Itaqui, que representa um grande avanço objetivando a integração dos municípios da região da Fronteira Oeste. O convênio trata sobre a elaboração de massa asfáltica para uso no recapeamento de vias e logradouros públicos.
 O convênio, obra de prefeito Luiz Augusto Schneider e do prefeito de Itaqui, Gil Marques Filho, determina que seja produzida a massa, de acordo com a capacidade da Usina de Asfalto da Prefeitura de Uruguaiana, com o material necessário à usinagem, como pó de brita e pedra brita, fornecido pela Prefeitura de Itaqui. A cidade vizinha também fica responsável pela disponibilização de veículos e equipamentos para o transporte do produto beneficiado. Do que for produzido, dez por cento fica para o município de Uruguaiana, como contrapartida. O convênio é válido por dois anos. Para o prefeito Schneider, o convênio é um importante passo no processo de integração. “Esse convênio demonstra a intenção e o bom relacionamento dos dois municípios. É um grande avanço, que há anos era planejado e que enfim conseguimos realizar”, disse ele. A assinatura ocorreu no Gabinete, com a presença do  secretário de Administração, Roberto Pinheiro, e do servidor Leônidas Jaques.

Assinado repasse para a Califórnia da Canção – Uruguaiana.


O prefeito Luiz Augusto Schneider assinou na manhã de hoje, 20/10, o convênio para realização do repasse, no valor de R$ 85 mil, para ajudar a cobrir os custos da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul 2014. O evento, que acontece no Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa, no mês de dezembro, recebe verbas oriundas da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), porém, os valores não são suficientes para arcar com todas as despesas do evento. O valor, que será repassado na véspera da abertura da Califórnia, é o mesmo alcançado à organização do evento em 2013, quando a Califórnia da Canção Nativa foi retomada. A assinatura do convênio, que passou pela Câmara de Vereadores, foi realizada no Gabinete do Prefeito, com a presença do secretário de Cultura, Rubens Montardo Junior, e do patrão do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Sinuelo do Pago, Ivoné Colpo.

Prefeito sanciona lei em apoio a Unipampa – Uruguaiana.


O prefeito Luiz Augusto Schneider sancionou, durante a abertura de seminário “Desafios ao provimento e fixação de médicos na fronteira oeste do Estado do RS” na Unipampa, a Lei 4.400/2014, que visa garantir a parceria entre a universidade e o município e o apoio do Poder Executivo à Universidade, em prol da abertura da faculdade de medicina. Trata-se de uma garantia de que, independente de gestores e governos, a instituição terá a ajuda do município no que for necessário. De acordo com o Artigo 1º, o Poder Executivo Municipal fica comprometido em assegurar a continuidade das ações de cooperação com o Campus local da Universidade Federal do Pampa – Unipampa, visando a implantação do Curso de Medicina em Uruguaiana/RS. Todas as Unidades Básicas de Saúde, incluídas as Unidades de Pronto Atendimento – UPA, as Policlínicas, os Ambulatórios e Serviços de Saúde Mental deverão ser adaptadas ou concebidas, levando em conta a necessidade de espaço físico para o desenvolvimento de ações dos campos de formação e de estágio da educação em saúde. Já o Artigo 2º determina que, em todas as Secretarias Municipais será dada prioridade de tramitação a todo e qualquer processo de interesse da Unipampa ou que envolvam programas ou projetos da Secretaria Municipal de Saúde – SMS, desenvolvidos em conjunto com essa Universidade.