Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 09/17/13

17 de set. de 2013

Audiência Pública sobre o Curso de Medicina em Uruguaiana.



Por solicitação do líder da bancada do Partido Progressista, deputado Frederico Antunes, será realizada nesta quarta-feira, dia 18/09, às 9h30min, na Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, audiência pública para se debater a possibilidade de criação de um Curso de Medicina no campus da Unipampa – Universidade Federal do Pampa, em Uruguaiana.

CDL promove palestra de gestão emocional – Uruguaiana.



A diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas de Uruguaiana esteve reunida na manhã de terça-feira, dia 17/09, com representantes do Instituto Tânia Zambon, de Ijuí (RS). Na pauta de trabalhos, a possibilidade de realização de um evento reunindo os associados da CDL, visando treinamento e aperfeiçoamento do quadro associativo da entidade. Um grande evento, com fundo beneficente deverá ser elaborado para acontecer nos próximos dias. A intenção da entidade presidida pelo empresário Jorge Urquiza é proporcionar aos associados da CDL oportunidades de aprimoramento através da realização de cursos como os ministrados pelo Instituto Tânia Zambon.
O Instituto, com sede no Noroeste do Estado, está voltado especialmente para o desenvolvimento de lideranças de alta performance. Sua titular, Tânia Zambon, atua também como facilitadora do curso de Gestão Emocional, superando 200 edições. A palestrante centra seu trabalho sobre o gerenciamento comportamental, desenvolvimento em excelência humana, gestão e consultoria de pessoas. Tânia Zambon conquistou recentemente certificações nos Estados Unidos, com Anthony Robbins (Método APG) e Michael Hall (Internacional Society of Neurosemantics, Programação Neurolinguística e Psicologia Autorealizadora). Atualmente soma mais de 80 artigos publicados na área da saúde pessoal e empresarial. É autora do livro “Sim, é Possível - com o Coaching Transformation”, no qual conta histórias de superação e sucesso.

Semana da Juventude Cristã e regulamentação do plantio de árvores – Uruguaiana.



Em sessão ordinária, os parlamentares aprovaram dois projetos de lei de autoria do vereador Marcelo Lemos (PDT). As matérias versam sobre a criação da “Semana Municipal da Juventude” e sobre o plantio de árvores no perímetro urbano. A inclusão da “Semana da Juventude Cristã” no calendário do município busca fortalecer, apoiar e incentivar o desenvolvimento dos jovens cristãos de Uruguaiana. Comemorada anualmente na primeira semana de julho, no período serão previstos seminários, palestras e demais atividades que visem promover e divulgar o papel exercido pelo jovem cristão na sociedade.
O segundo projeto de lei aprovado proíbe o plantio de árvores de grande porte embaixo das redes de fios elétricos e em distância que possa a vir provocar acidentes elétricos, justificado pelos problemas causados na rede elétrica, prejuízo ao trânsito, a medida que escondem a sinalização, e a possibilidade de árvores com copa grande servirem de esconderijo para bandidos e usuários de droga.

Gatão de Meia Idade - fugindo do assunto

Governo do Estado apoia ampliação da Santa Casa de Uruguaiana.



A proposta foi discutida durante um encontro com o Secretário Estadual da Saúde, deputado Ciro Simoni e o Vice-Diretor do Corpo Clínico da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana, médico Lourival Araújo Gonçalves. A visita até a capital do estado foi motivada por demandas referentes ao Fórum de Desenvolvimento do Município. O projeto prevê a construção de 100 novos leitos na torre sul do hospital.  O aumento do número de vagas vai beneficiar exclusivamente pacientes usuários do sistema único de saúde (SUS). A meta inicial é a construção de 2,6 mil metros quadrados. Para o vice-diretor clínico da Santa Casa, Lourival Gonçalves, a ampliação do número de vagas deve consolidar o município como um dos principais polos regionais de saúde do Rio Grande do Sul. Hoje o hospital possui 234 leitos, desses 95% são destinados aos atendimentos de pacientes do SUS de toda a Fronteira Oeste. “Com a construção da nova torre seremos uma importante referência em saúde no estado, principalmente com a oferta de serviços de alta complexidade, como a cardiologia, neurocirurgia e a oncologia”, destaca. Integrantes do Corpo Clínico da Santa Casa estão definindo o projeto e a documentação da obra para encaminhar a Secretaria Estadual de Saúde. De acordo com o diretor técnico, médico José Vitório Moccelin,  o projeto pode abrigar em média 30 leitos em cada andar da torre sul do complexo hospitalar. As verbas para a construção da torre sul devem ser obtidas por meio do Governo do Estado. “Estamos perto de mudar a realidade da saúde no município”, afirma Gonçalves.

Nova iluminação no Ginásio Municipal - Uruguaiana.




Na segunda-feira, dia 16/09, foi realizada vistoria nas obras do Ginásio Municipal Gilberto Oscar de Miranda Schmitt, pelos fiscais da Caixa Econômica Federal. Várias reformas estão sendo realizadas no local, inclusive, com a troca de toda a iluminação da quadra poliesportiva e, também, da parte externa do complexo esportivo. Estiveram presentes os integrantes da Caixa Econômica Federal: os engenheiros Vitor Hugo Caeta e Otávio Almeida; o engenheiro elétrico Vilmor Vicente Antonello; e o engenheiro responsável pela obra, Dalge Dilmar Madeira  da Silva. A verba para troca e melhoramento da iluminação interna e externa do Ginásio foi originada de pedido do secretário municipal de Esportes e Lazer, Vicente Majó da Maia, para a Deputada Manuel D’Ávila, quando a realização da Conferência de Esportes, por meio de Emenda Parlamentar. O prefeito Luiz Augusto Schneider determinou realização da iluminação externa, para efeitos de segurança aos usuários do Ginásio e do Parque Dom Pedro II. No próximo final de semana, a nova iluminação estará à disposição nos três eventos previstos: VII Encontro dos Basqueteiros de Uruguaiana, Semi-final do Campeonato Estadual de FutSal de Base (sub13) e no jogo da Celemaster Uruguaianense pelo Campeonato Estadual de Fut Sal Feminino.