Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 12/18/12

18 de dez. de 2012

Diplomação dos Eleitos - Uruguaiana.


Na quarta-feira, dia 19/12, às 19h, no Salão Nobre do Palácio Rio Branco, foi realizada pela Justiça Eleitoral, a diplomação do prefeito eleito de Uruguaiana, Luiz Augusto Schneider; da vice-prefeita, Neraí Santos Kaufmann; dos 11 vereadores eleitos José Fernando Tarragó, Ronnie Mello, Adalberto Silva, Irani Fernandes, Josefina Soares, Rafael Alves, Egídio Carvalho, Jussara Osório, Marcelo Lemos, Carlos Eduardo Alves e Luiz Gilberto Risso. Também, foram diplomados três suplentes de cada partido ou coligação.

Encontro reúne pescadores da Colônia Z-9 – Uruguaiana.



No Museu do Rio Uruguai – Marinha do Brasil, no bairro Mascarenhas de Moraes, em Uruguaiana, foi realizado mais um encontro do Programa Mulheres Pescadoras do Pampa, que tem na coordenação geral a engenheira-agrônoma, Prof ª. Drª. Claudete Izabel Funguetto, da Unipampa – Universidade Federal do Pampa, tendo como público alvo as pescadoras e pescadores da Colônia de Pescadores Z-9 e a comunidade em geral.
Na oportunidade, foram realizadas oficinas sobre os Benefícios do consumo de peixe para a saúde, com a nutricionista Franciele Pereira; Culinária e higiene na preparação de ervas condimentares e especiarias e Higiene pessoal e de equipamentos na manipulação de condimentos e especiarias, Implantação da Mandala e Artesanato com escamas de peixes, com a professora Claudete Funguetto; Propriedades das ervas medicinais, condimentares e segurança alimentar, com o professor Fabiane Farias; Qualidade e processamento do pescado, Agregando valores ao pescado: defumação com Marcio Hoshiba; Secadores artesanais para ervas condimentares e Compostagem e minhocultura com Luciana Köpp; Qualidade da água e fertirrigação dos cultivos, com o professor Nelson Bariani; Comercialização de pescados e ervas condimentares, com Ricardo Carpes; e Processos de desidratação de ervas, com a professora Paula Augusti. Contatos com claudetefunguetto@unipampa.edu.br

Novo investimento nos pequenos produtores.


A Emater/RS-Ascar, juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, assinou na segunda-feira (17/12), em Porto Alegre, termo de cooperação com Fundação Banco do Brasil (FBB) e a Fundação de Educação para o Associativismo (FEA), visando à implantação de unidades de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS). Pelo termo, pretende-se facilitar a implantação de unidades de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável nas regiões do Alto da Serra do Botucaraí, Sul e Médio Alto Uruguai, marcadas pelo grande número de famílias em situação de vulnerabilidade social. Serão contempladas, ao todo, 135 famílias de agricultores familiares. O valor total do projeto é de R$ 1,25 milhão. 
Sistema PAIS - Trata-se de uma tecnologia idealizada em 1999, pelo engenheiro agrônomo senegalês Aly Ndiaye, e adotada por aproximadamente sete mil famílias de pequenos agricultores de 19 Estados brasileiros. Em uma pequena área, o agricultor pode diversificar a produção integrando horta, pomar e avicultura, tendo como resultado a sustentabilidade econômica e ecológica da propriedade. No sistema são adotadas técnicas específicas de otimização de recursos naturais e socioeconômicos, respeitando à integridade cultural das comunidades rurais. O sistema proporciona à família condições de produzir seu sustento e independência de insumos externos à propriedade. 

Regularização de CPF pela Internet.


A Receita Federal do Brasil (RFB) informa que está disponível pela internet, serviço gratuito de regularização da situação cadastral no CPF - Cadastro de Pessoas Físicas pela internet. O novo serviço ficará disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, inclusive nos feriados. Antes, a pessoa física com inconsistência cadastral no CPF tinha que se dirigir, obrigatoriamente,  a uma unidade de atendimento das entidades conveniadas à RFB (Correios, Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal)  e solicitar o Pedido de Regularização ao custo de R$ 5,70.
A partir de agora o serviço estará disponível das duas formas; pela internet ou pela rede conveniada. O link do serviço também poderá ser acessado por intermédio da Consulta ao Comprovante de Situação Cadastral no CPF, quando o sistema retornar a informação de que o nº de CPF encontra-se na situação cadastral suspensa.  O Pedido de Regularização CPF Internet consiste em formulário eletrônico, de fácil preenchimento, no qual o solicitante deve informar os seguintes dados: número do CPF, nome, data de nascimento, nome da mãe, naturalidade e título de eleitor. 

Gatão de Meia Idade - na hora H