Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 04/22/09

22 de abr. de 2009

Preservar, mas que bicho é esse?


Em Uruguaiana, em operação concluída na primeira hora da tarde, desta quarta-feira, dia 22/04, 22 animais silvestres foram apreendidos nos pátios da IMUL, por ação de um contingente de 19 homens da Polícia Federal, fiscais do Ibama (Uruguaiana e Santa Maria), Brigada Militar e policiais rodoviários federais.

Segundo o diretor da Imul, João Francisco Tellechea Filho, a empresa de 57 anos está de luto, a comunidade solidária, lamentando a perda do espaço; destacando as crianças e escolares que usualmente frequentavam o abrigo para conhecerem de perto animais silvestres. João Francisco salienta que em 1999 – o grupo de voluntários havia solicitado a regulamentação da minireserva, sem obter resposta dos órgãos competentes. Também, foi lavrado auto-infração com multa de R$ 61 mil.

O gerente da Importadora, Danilo Gonçalves, considerou o procedimento de três horas e meia – “uma operação de guerra” injusta contra cidadãos de bem. Ato de truculência para resgatar animais recebidos, tratados e acarinhados – sem custo algum para qualquer órgão. Uma iniciativa espontânea e louvável da direção e funcionários que nos últimos 20 anos nunca capturou um exemplar sequer e apenas recebeu animais feridos ou abandonados por proprietários. As despesas de alimentação, veterinário e manejo eram custeadas pela IMUL. Gonçalves narrou ainda que o abrigo serviu ao próprio Ibama quando o órgão não tinha onde deixar animais resgatados.

O IBAMA informou que a apreensão foi baseada no descumprimento da Instrução Normativa 169 de dezembro de 2008 que regulamenta a manutenção de animais silvestres. Todos foram transportados para o Criadouro Conservacionista São Braz – no Passo da Ferreira - Santa Maria.

Biblioteca Mundial Digital da Unesco ao alcance de todos!

A jornalista Daniela Fernandes, de Paris, informa para a BBC Brasil: Unesco lança biblioteca mundial digital que permitirá consultar gratuitamente pela internet o acervo de grandes bibliotecas e instituições culturais de inúmeros países, entre eles o Brasil.

O link para a Biblioteca Mundial Digital é http://www.wdl.org Vale uma navegada para conhecer o espaço que coloca ao alcance de um clique, informações e documentos valiosos para a pesquisa e o conhecimento...

Reinaugurada antiga Capela da Santa Casa


No domingo, dia 19/04, às 15h, com Missa celebrada pelo Capelão Militar, tenente Fabrício do Prado Nunes, e ao som da música Nossa Senhora, de Roberto Carlos, foi reinaugurada a Capela da antiga Santa Casa de Caridade de Uruguaiana, instituição fundada em 30 de maio de 1897, localizada na rua Dr. Maia, 1710. A Comissão de Restauração foi presidida pelo empresário Genésio Ceolin. O prefeito Sanchotene Felice e o general-de-Brigada, Ricardo de Mattos Cunha participaram da solenidade, que contou com a presença de público, que lotou aos dependências da Capela. O capelão Fabrício do Prado Nunes destaca que, pelo convênio entre a Prefeitura Municipal de Uruguaiana e o Exército Brasileiro, a Capela será a sede da Capelania Militar da Guarnição de Uruguaiana, e seu titular estará sempre naquele local à disposição dos fiéis, podendo realizar batizados e casamentos. No dia 13/07, o Arcebispo Militar, virá de Brasília para batizar a Capela. Informa o Capelão Fabrício do Prado Nunes que às quartas-feiras, às 15h, haverá o Terço de Jesus da Misericórdia; aos sábados, às 17h. Missa; e aos domingos, às 11h, haverá Missa.