Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 05/24/09

24 de mai. de 2009

Marco Aurélio - No palco o melhor da Califórnia.


Em junho - Semana Cultural de Uruguaiana

Nos dias 2, 3 e 4 de junho de 2009, das 9h às 12h, acontecerá a 1ª. Semana Cultural de Uruguaiana, no Instituto Estadual Romaguera Correa, com o projeto “A cultura vai à escola”, promovido por escritores e artistas uruguaianenses, visando reunir os vários aspectos culturais de nossa cidade e difundir nas escolas o que aqui se faz, nos mais diversos setores ligados à cultura. O evento é dedicado aos alunos de primeiras, segundas e terceiras séries do Ensino Médio. A abertura dos trabalhos será realizada pelo prefeito Sanchotene Felice, com participação de Ricardo Pereira Duarte, Gennaro Alfano, Maria Tereza Lunardini Pereira, Luiz Stabile, João Antônio Greco, Rafael da Costa Gomes, Sara Duzac Cardoso, Maria da Graça Bermúdez e Elba Pedroso. Ainda, haverá exposição dos artistas plásticos Leopoldo Romero Filho e Carlos Fonttes. A coordenação geral da 1ª. Semana Cultural de Uruguaiana é da professora e escritora Gelsa Soares Verdum, com apoio da Prefeitura Municipal de Uruguaiana, Academia Uruguaianense de Letras, Secretaria Municipal de Cultura, Curso Meta, Escola Nossa Senhora do Horto, Colégio Metodista União, SESC, 10ª. CRE e Clube Comercial. (jornal Tribuna de Uruguaiana)

Semana de Uruguaiana - Poder Legislativo

Sessão Especial e Solene – Na quinta-feira, dia 28 de maio, às 10h, a Câmara Municipal de Uruguaiana, realizará Sessão Especial em homenagem aos 75 anos de fundação do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio Grande do Sul - CREA/RS. No mesmo dia, às 20h, a Câmara Municipal de Uruguaiana, realizará Sessão Solene alusiva aos 163 anos de Emancipação Política do Município de Uruguaiana, com entrega de honrarias: Diploma de Honra ao Mérito – Professora Marlene de Moura Dovigi; Grande Condecoração Municipal/Medalha de Ouro – Sr. José João Galvão; e Título Honorífico de Cidadão de Uruguaiana – Sr. Genésio Ceolin. (fonte: jornal TRIBUNA)

Tem jabuti nesta árvore! Editorial jornal TRIBUNA - 23/05.

Em viagem pela República Popular da China, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva descartou, mais uma vez, a hipótese de se candidatar a um terceiro período no Palácio do Planalto, caso sua candidata, a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), não tenha condições de disputar as eleições, pois enfrenta problemas de saúde.
Na segunda-feira, dia 18/05, a ministra Dilma foi transferida de Brasília a São Paulo, onde foi hospitalizada para a realização de exames após ter sentido dores em consequência da reação à sessão de quimioterapia a qual está se submetendo para o tratamento de um linfoma (câncer do sistema linfático).
Mesmo com a discordância pública do presidente Lula, a hipótese de novo tem sido mencionada informalmente como "plano B" por alguns aliados do governo e líderes petistas, caso os problemas de saúde impeçam a candidatura de Dilma. Para que Lula pudesse se candidatar a uma nova reeleição, seria necessária a aprovação de uma emenda à Constituição o que, se tratando de Brasil e do renomado fisiologismo de nossos parlamentares, não é muito difícil. Todavia, o ora cauteloso Lula, tem repelido uma mudança constitucional e o desejo de concorrer novamente.
No entanto, o deputado federal Jackson Barreto (PMDB-SE) em entrevista a Agência Brasil informou que pretende protocolar, até o final de maio, uma proposta de emenda à Constituição (PEC), que abre caminho para um terceiro mandato. A proposta prevê que seja realizado, ainda este ano, plebiscito para verificar se a população está de acordo com sua proposta.Na Câmara já existem algumas PECs que tratam do terceiro mandato, uma delas do deputado Devanir Ribeiro (PT-SP). Pelo menos publicamente, a tese não é assumida no Congresso. A PEC do deputado peemedebista recebeu duras críticas. O ministro-chefe de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, disse é contrário à discussão. A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) também não aprova. Segundo ela, em conversas informais da bancada petista no Senado, o assunto já foi discutido e a posição majoritária é de que “a discussão não é oportuna”, acrescentando que analisar um terceiro mandato para o presidente Lula seria “ruim para a democracia”. O presidente do PSDB, Sérgio Guerra (PE), foi mais incisivo na crítica ao tema que é recorrente no Congresso: “Isso é golpe. Nós da oposição vamos tratar como tentativa de golpe. O PT e o PMDB já afastaram essa hipótese”. Barreto colheu 171 assinaturas que viabilizam a apresentação da proposta de emenda constitucional. Segundo ele, a PEC só não foi apresentada até agora para não criar constrangimento à ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, candidata do presidente Lula e que está em tratamento médico. O que causa surpresa é o silêncio da grande cúpula do PSDB frente a esta possibilidade, pois dois de seus expoentes postulam o cargo de presidente: o paulista José Serra e o mineiro Aécio Neves.

Coluna BALAIO, por Rubens Montardo Junior (23/05).

Tucanos
Lideranças tucanas articulam a candidatura do professor Sanchotene Felice ao cargo de presidente estadual do PSDB, visando sua candidatura ao Governo do Estado em 2010.

Naquela mesa...
Não ouse convidar o presidente da Liga Independente das Escolas de Samba de Uruguaiana (Liesu), Jair Rodrigues, e o vereador Rafael Alves (PSDB) para sentarem na mesma mesa. O presidente Jair Rodrigues quer a substituição de Rafael Alves na CPI do Carnaval. Por sua vez, o vereador Alves solicitou que o presidente Jair apresente suas 5 últimas declarações de renda aos componentes da CPI.

Defesa do Consumidor no Mercosul
Reunião (22/05na Prefeitura, tratou o Direito do Consumidor no Mercosul. Estiveram presentes, o Sanchotene Felice o diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor e da Secretaria de Direito Econômico do Distrito Federal, Ricardo Morishita Wada, a coordenadora estadual do PROCON, Adriana Fagundes Burger, a secretária de Direito Econômico, Mariana Tavares, o defensor público, Ricardo Sano, a coordenadora do PROCON-Uruguaiana, Ênera Silveira Rocha; e os argentinos Carlos Alberto Vanella, diretor nacional de Defesa do Consumidor, em Buenos Aires; a assessora da Defesa do Consumidor, Dolores Martin, a sub-secretária da defesa do Consumidor, Pimpi Colombo, o secretário-geral da Diretoria Jurídica, Carlos Eduardo Dipp e os integrantes do Sindicato Amas de Casa, de Paso de los Libres, Silvia Zarsas, Norma Bais e Felisa Ibarra, sendo abordadas as primeiras tratativas para uma legislação unificada dos direitos do consumidor no Mercosul e o incremento das relações comerciais, direitos e deveres em nossas fronteiras.

Sessão Especial
No dia 28/05, às 10h, Câmara Municipal de Uruguaiana realizará Sessão Especial em homenagem aos 75 aos de fundação do Conselho Regional de Engenhara, Arquitetura e Agronomia do Rio Grande Sul – CREA/RS.

Sessenta
O tradicionalista e cantor Ciro Correa comemorou, com familiares e amigos, seus 60 anos de vida. Parabéns!

Números
Caxias do Sul, a segunda cidade do Estado, com 399 mil habitantes tem apenas 2 funerárias. Pelotas, com 339 mil habitantes tem 18 funerárias. Canoas possuiu 326 mil habitantes e 14 funerárias. Uruguaiana com população de 132 mil habitantes conta com 3 funerárias.

Inaugurações
Dia 29/05, com show a partir das 19h, serão entregues as obras de revitalização do parque D. Pedro II. O Centro Geriátrico será inaugurado em outra data.

Decisivos
A participação dos deputados estaduais do PDT foi decisiva para “sepultar” a CPI sobre denúncias de caixa 2 na campanha de Yeda Crusius.

Niver
Dia 21 de maio, marcou os 62 anos da inauguração oficial da Ponte Internacional Agustín P. Justo-Getúlio Vargas. Exposição de fotos e histórico da obra foram apresentados ao público no Calçadão Luiz Campana.

Polo
Dia 27 de maio, às 10h, será inaugurado o Polo Escolar Municipal de Ensino Fundamental Dr. Crespo de Oliveira, localizado na BR 472 – Itapitocaí, esquina com a UR 104.

Vozes
Na quinta-feira, dia 21/05, às 9h30min, a Câmara Municipal de Uruguaiana, atendendo proposição do vereador Ronne Peterson Colpo Mello (PP), prestou homenagem ao programa Vozes do Esporte, apresentado na rádio São Miguel AM880, que completará 10 anos no dia 29/05.

Pioneira
A pioneira em FM na região Fronteira Oeste, Pampeana FM, completará 28 anos no dia 28/05. Os cumprimentos da editoria do Tribuna.

Logicom
Dia 26/05, das 14h às 22h, no Clube Comercial, acontece o 3º. Seminário de Logística e Comércio Exterior, atividade da Associação Uruguaianense de Administradores (AURA), presidida por Otília Gomes, e da Delegacia do CRA/RS.

O Dia do Desafio
Dia 27/05, tem duelo, Uruguaiana/RS X Catacamas/Honduras. As atividades recreativas, esportivas e ambientais deverão ser cadastradas junto ao SESC: e-mail foliano@sesc.rs.com.br ou 3412-2482.

Estreia
O Ministério Público Estadual foi o 1º. órgão a ocupar sua sede própria na Esplanada da Justiça.

Prefeito
Prefeito de Bagé, professor Luís Eduardo Colombo (PT) participou de reunião com a missão do Banco Mundial, em Uruguaiana. Dudu iniciou na política, no governo Nivaldo Soares, e possui aqui familiares e amigos.

Curiosidades
Quatro coisas que ninguém nunca viu: quero-quero cabeçudo, estátua de manteiga, sapato de pedra e sopa de gafanhoto.

Quem lembra ou conhece...
- Do Armazém do Miliquinho;
- Do bar Tupinambá;
- Do açougue do Seu Henrique;
- Do Armazém Boa Vista.

Em alta: a Semana de Uruguaiana.
Em baixa: as doações de campanha.