Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 08/29/12

29 de ago. de 2012

Comissão busca soluções para água da Charqueada – Uruguaiana.


A Comissão de Serviços Municipais do Poder Legislativo busca alternativas para sanar a falta de abastecimento de água na localidade de Charqueada. Em visita à comunidade, os moradores relataram que o problema acontecia há seis dias em decorrência da falta de energia elétrica para colocar em funcionamento o reservatório da Cooperativa Frigoeste que fornece água para cerca de 50 famílias e uma escola. Os vereadores José Clemente Corrêa, Rogério de Moraes e Ronnie Mello reuniram-se dia 28, com representantes das empresas AES Sul e Foz do Brasil, da Cooperativa e com o prefeito Sanchotene Felice para pleitear soluções para a demanda. Os envolvidos demonstraram interesse em resolver o problema do local. Durante esta noite, a empresa AES Sul forneceu energia elétrica para encher o reservatório de água que abastecerá a população por cerca de dois dias. Entretanto, a medida é paliativa. São necessárias readaptações na rede para manter o abastecimento. Em razão do período eleitoral, a aplicação de verbas públicas está impedida por determinação legal. Os vereadores entrarão em contato com o Poder Judiciário para interpelar recursos.

Bombeiros: cuidados para evitar incêndios – Uruguaiana.


O Corpo de Bombeiros de Uruguaiana alerta a comunidade para evitar incêndios e danos ao patrimônio. Informa o Sargento Geminiano Pinto, da 3ª. Seção de Combate a Incêndios de Uruguaiana,  que “em 2011 foram registrados 50 sinistros e, até a presente data, já ocorrem 40, a maioria em casas de madeira. A causa maior é devido a eletricidade deteriorada e vazamento de gás de cozinha, e tivemos três sinistros, provavelmente, criminosos. Esse número tende a aumentar nos meses mais quentes, principalmente em campos. Este ano teve três vítimas com queimaduras leves”, destaca.
Para ajudar na prevenção a Corporação desenvolve o programa Bombeiros nos Bairros, onde duas vezes por semana a guarnição sai do quartel e visita 10 residências em um bairro, verificam as condições da fiação e da mangueira de gás. É de suma importância que os moradores revisem frequentemente suas mangueiras de gás, a rede de eletricidade, não deixar eletrodomésticos ligados na tomada e ter cuidado com velas.
O telefone de emergência 193 funciona 24 horas. O atendimento no quartel, na rua Domingos de Almeida nº. 2174, é das 8h às 14h, sem fechar ao meio-dia, de segundas às  sextas-feiras.

Pilates: melhoria na qualidade de vida – Uruguaiana.


Alguns o praticam por necessidade, outros por estética, o método Pilates criado por Joseph Pilates na década de 1920 virou moda hoje entre mulheres, homens, idosos, adolescentes e até mesmo crianças. O Pilates fortalece os músculos fracos, alonga os músculos que estão encurtados e aumenta a mobilidade das articulações, ele trabalha na respiração e alivia dores crônicas.
Em 2005, a fisioterapeuta Deborah Dotto foi pioneira, em Pilates, no município. Na época as profissionais perceberam que após o tratamento de fisioterapia, passado algum tempo, os pacientes retornavam com dores, e resolveram criar algo para que essa pessoa tivesse sempre uma postura e assim as dores não voltarem. Muitos dos alunos de Pilates hoje eram antigos pacientes de fisioterapia, com esse método todos começaram a se sentir melhor.
A Clinica possui cerca de 100 pacientes, três profissionais que executam as aulas, cada professora possui dois alunos por hora, em alguns casos é individual, como com idosos que precisam de mais atenção. As professoras de Pilates fazem em média três especializações na área por ano.  A Clinica também possui uma turma para crianças, que ajuda para a postura e flexibilidade no desenvolvimento.
Muitos dos pacientes são encaminhados por patologias, e outros fazem por estética. Pilates não emagrece, ele molda o corpo, e ajuda a fortalecer os músculos. A dupla perfeita seria o Pilates e a caminhada, segundo a fisioterapeuta Beatriz Fernandes. Todo mundo pode praticar os exercícios, o ideal é no mínimo duas vezes por semana e o melhor seria três vezes por semana. Em torno de um mês a pessoa já nota o resultado.
As aulas abrangem toda a população, jovens, idosos, adultos, crianças, a grande maioria mulheres entre 30 e 60 anos. “São exercícios com precisão e qualidade, melhora a postura e a parte respiratória. Todos passam por uma avaliação antes para determinar quais os exercícios ideais para aquela pessoa. Eu me achei no Pilates. Eu amo Pilates” disse a fisioterapeuta Andrea Dorneles. Os exercícios consistem na respiração, porque ela estabiliza a coluna, estabiliza toda a região abdominal para que execute movimentos que não vão prejudicar.
Na Clínica da fisioterapeuta Deborah Dotto duas aulas semanais custam R$ 270,00; três vezes R$ 360,00. A Clínica também oferece uma novidade, o Pilates sling – Pilates nas cordas, são exercícios que utilizam mais do esforço pessoal, é recomendado para quem já pratica há algum tempo o método convencional. 

O trabalho dos Fisioterapeutas- Uruguaiana.


O trabalho de Fisioterapeuta já esta defasado no município diz a profissional Beatriz Fernandes. Segundo ela, o que diferencia hoje é a qualidade do serviço e o aperfeiçoamento dos profissionais. A fisioterapeuta Deborah Dotto atende em média 10 pacientes/dia, e já existe fila de espera pelo tratamento de RPG.
A maioria dos pacientes são idosos, o restante divide-se meio a meio entre homens e mulheres. A fisioterapia é indicada para todas as patologias do corpo, é o conjunto de técnicas usadas no tratamento e na prevenção de doenças e lesões. O profissional faz uma avaliação do paciente e previne ou trata disfunções causadas por acidentes, vicio de postura e má-formação genética. Não a idade mínima e máxima para esse tratamento, normalmente os tratamento levam no mínimo seis meses.
A Clínica Deborah Dotto atende das 7h30min às 12h, e das 14h às 21h, na avenida Presidente Vargas, 2367. Possui oito fisioterapeutas e uma educadora física para atender seus pacientes. Informações pelo telefone 3412-4618. O local oferece também osteopatia, terapia manual, gyrotonic, RPG, neurologia, isotretching, traumato/ortopedia e uruginecologia. 

Gatão de Meia Idade - Lembranças marcantes