Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 08/26/13

26 de ago. de 2013

Secretário da RFB fala sobre Despachante Aduaneiro - RJ.




Na última sexta-feira (23/08), os dirigentes do Sindicato dos Despachantes do Estado do Rio Grande do Sul (SDAERGS), Lauri Kotz e José Kralik participaram no Encontro Nacional de Comércio Exterior (ENAEX-2013), realizado no Rio de Janeiro. Dentre os estaques do evento, o SDAERGS assinala a palestra do secretário da Receita Federal do Brasil (RFB),  Carlos Alberto Barreto sobre A Receita Federal e a Facilitação do Comércio Exterior. Em diversas oportunidades, o secretário da RFB mostrou a necessidade do despachante aduaneiro na logística do Comércio Exterior. Por isso, entende que é necessária, cada vez mais, a qualificação deste profissional. Barreto afirmou que a RFB busca uma união maior e única dos intervenientes do setor, entre eles Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Ministério da Agricultura e RFB. “Na oportunidade,  solicitamos um encontro em Brasília e o secretário prontamente aceitou. O tema da reunião será o reconhecimento da classe como categoria. O mesmo deverá ocorrer no mês de setembro”, salienta Lauri Kotz.

Programa Mais Médicos Mais Saúde - Uruguaiana.



Na sexta-feira, dia 23/08, o prefeito Luiz Augusto Schneider e a secretária municipal de Saúde, Saionara dos Santos, participaram em Porto Alegre, de reunião sobre a implantação do Programa Mais Médicos Mais Saúde do Governo Federal. A Prefeitura de Uruguaiana foi uma das pioneiras ao se inscrever no programa, disponibilizando 33 vagas, para uma jornada de 40 horas semanais. A presidenta da República, Dilma Rousseff já anunciou que Uruguaiana receberá, nesta primeira etapa, 14 médicos, sendo 10 estrangeiros. O prefeito Luiz Augusto Schneider agradeceu o empenho do Governo Federal em buscar a contratação de profissionais para atuarem na saúde pública, onde existe acentuada carência de recursos humanos. Os profissionais irão trabalhar ESF – Estratégia Saúde da Família e, além do salário, receberão auxílio em alimentação e habitação.

ENART reúne grande público em Uruguaiana.




No sábado, dia 24/08, às 20h, no Ginásio Municipal, o prefeito Luiz Augusto Schneider durante abertura oficial da Inter-regional do ENART, saudou os participantes da etapa em Uruguaiana, num evento que reúne milhares de admiradores e divulgadores da cultura gaúcha. Ainda, agradeceu ao Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), na pessoa da subcoordenadora da 4ª. Região Tradicionalista, Eliane Rezes, por ter oportunizado ao município a realização deste importante encontro tradicionalista.    Uruguaiana está de parabéns pela hospitalidade para com os grupos tradicionalistas que se deslocaram de diversas cidades do Estado para estarem conosco durante esses dois dias da inter-regional. Agradecemos a todos que colaboraram para o sucesso do evento e desde já colocamos Uruguaiana à disposição do MTG para sediarmos a Inter-regional do ENART em 2014. O prefeito Schneider também ressaltou o trabalho doa servidores municipais que, de forma voluntária, trabalharam na organização da Inter-regional em Uruguaiana. O ENART aconteceu em três palcos: no Ginásio Municipal, no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa e na ELBA – Escola Livre de Belas Artes, e contou com a participação de excelente público.
As tradições gaúchas são conhecidas e intensificadas através do ENART que é Encontro de Arte e Tradição, que segundo a UNESCO é o maior festival de arte amadora da América Latina. O evento é realizado em três etapas anuais que são: as regionais, as inter-regionais e a final. Participam competidores de todo o estado do Rio Grande do Sul, que atraem espectadores de todo mundo para conhecer e apreciar as tradições do povo gaúcho. A cada ano que o evento é realizado estima-se haver mais de dois mil concorrentes e mais de sessenta mil espectadores na fase final, torcendo para que todos ganhem com os cultivos da tradição. A primeira edição do Enart foi no ano de 1986 com o nome de FEGART na cidade de Farroupilha. Depois de ser realizado durante anos na Serra Gaúcha o evento passou a ser realizado na cidade de Santa Cruz do Sul e desde 1997 não mudou mais sua sede de realizações. As inter-regionais de 2013 serão realizadas nas seguintes cidades e datas: 10 e 11 de agosto, foi realizada a Inter-regional do ENART em Esteio; nos dias 24 e 25 de agosto – Inter-regional do ENART em Uruguaiana;  dias 07 e 08 de setembro – Inter-regional do ENART em Caxias do Sul; e 12 e 13 de outubro – Inter-regional do ENART em São Jerônimo.