Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 10/10/13

10 de out. de 2013

Uruguaiana: a verdade sobre a Inverjuvi.



Na quinta-feira, dia 10/10, no Programa Voz de Uruguaiana, o prefeito Luiz Augusto Schneider, recebeu os secretários municipais de Meio Ambiente, Francisco Robalo Fernandes; e de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Jorge Prestes Lopes. Em pauta, a instalação da empresa espanhola Inverjuvi em Uruguaiana. O secretário de Meio Ambiente, Francisco Robalo Fernandes destacou que em consulta com órgãos ambientais a referida empresa não está credenciada para realização do trabalho de gaseificação de resíduos sólidos.
O secretário Jorge Prestes Lopes fez um relatório com contatos com a empresa Inverjuvi, como segue: Em 28 de agosto de 2012, no governo anterior, vieram técnicos da Inverjuvi para assinatura de contrato com o Município de Uruguaiana, o que não se consolidou na data por necessidade de ajustes jurídicos; Em 14 de dezembro de 2012, foi firmado protocolo com Empresa Inverjuvi e a  Prefeitura de Uruguaiana, que após analisado pela Procuradoria do Município foi identificado com fragilidade jurídica; No dia 29 de dezembro de 2012 foi emitido Decreto de desapropriação de área destinada a construção da Usina de Gaseificação de Resíduos Sólidos; No dia 15 de fevereiro de 2013, no governo Schneider, depois de ser enviado em datas anteriores três e-mails, foi respondido pelo Sr. Joaquim Floriano Espírito Santo que até o final de março deveria estar juntamente com os técnicos da Inverjuvi em Uruguaiana e que os containers  com os equipamentos estariam sendo embarcados no Porto de Valência com destino a Uruguaiana o que não se consolidou até a presente data; No dia 24 de maio de 2013, recebemos e-mail da Inverjuvi, informando que estariam em Uruguaiana no dia 31 de maio de 2013, técnicos e engenheiros da empresa Greene, além do Presidente da empresa Inverjuvi, o que também não ocorreu; Em 18 de julho o prefeito Luiz Augusto Schneider enviou correspondência a Inverjuvi pedindo a formalização da intenção da empresa quanto a instalação em Uruguaiana;  Em 22 de julho de 2013 recebemos correspondência informando que o Sr. Luís Fernando Fanfa, representando a empresa Ebras Bio Energy viria a Uruguaiana, o que ocorreu quando foi destacado pelo Prefeito ao mesmo que a Empresa Inverjuvi até o momento não formalizou sua documentação como empresa constituída a formalizar convênio ou contrato com o Município, o que somente é possível com a formalização; Em 23 de julho de 2013 o prefeito Luiz Augusto recebeu o Sr. Luís Fernando Fanta, mais uma vez foi enfático sobre a necessidade da constituição legal da empresa no Brasil, fato que até o momento não ocorrera; Em 29 de agosto de 2013, por determinação do prefeito Schneider, estive em Porto Alegre onde me reuni com o Sr. Joaquim Floriano Espírito Santo, representante da Inverjuvi no Brasil, ressaltando mais uma vez a necessidade da constituição legal da empresa no País, visto até a data a empresa não existir no território nacional; Em 11 de setembro de 2013, recebemos pela primeira vez documentos da Empresa Inverjuvi Plataforma Sistem Geradora de Energia Elétrica Sociedade Ltda., com divergência em sua constituição, visto que a sede da empresa no cartão do CNPJ consta como área de terra nua na BR 290 (terreno este que está em processo de desapropriação pela Prefeitura); No dia 16 de setembro de 2013, em audiência realizada na Câmara Municipal de Uruguaiana foi informado pelo Sr. Joaquim Floriano Espírito Santo, que estavam buscando realizar alteração contratual, visto a irregularidade no CNPJ.
O prefeito Luiz Augusto Schneider destacou que o Município está empenhado na solução do problema, de forma definitiva, aguardando os documentos para formalização dos procedimentos legais e indispensáveis, pois o administrador público tem o dever de zelar pelos bens públicos. 

Incêndio no lixão - Uruguaiana.



Nesta quinta-feira, dia 10/10, após o Programa Voz de Uruguaiana, o prefeito Luiz Augusto Schneider, foi até o lixão que está incendiando. O prefeito Schneider determinou a contratação de maquinário para aterramento e abertura de processo licitatório para contratação de uma empresa que irá remover os resíduos sólidos para outra cidade, que tenha aterro sanitário. Informa o secretário municipal de Meio Ambiente, Francisco Robalo Fernandes que o problema do lixão é grave e deve ser tratado com seriedade e responsabilidade, sem demagogia, sem faltar com a verdade. No final de janeiro ou início de fevereiro de 2014, deverá estar finalizada a licitação e haverá a remoção do lixo. Após, o atual lixão será desativado e a área será recuperada (remediação). Este transbordo do lixo será por um período estimado de 12 meses, até que seja implantado o aterro sanitário de Uruguaiana.

Palestra sobre Taijiquan – Uruguaiana.



Na sexta-feira, dia 11/10, às 20h, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Uruguaiana, com entrada franca, acontecerá a palestra “Os cinco níveis do Taijiquan”, com o mestre Jan Silbertstorff. Informações: 8401-3668.

Unidos na proteção aos animais – Uruguaiana.




No Salão Nobre, o prefeito Luiz Augusto Schneider, acompanhado da secretária municipal de Saúde, Saionara Marques Almeida dos Santos; do médico-veterinário José Ricardo Wellicks; e do advogado José Alexandre da Silva Brum; manteve audiência com o vereador Ronnie Mello, e com integrantes da Associação Melhor Amigo (AMA), Amigos do Canil e outros defensores e protetores de animais de rua. Na pauta, a elaboração de projetos e ações conjuntas visando melhorias no Canil Municipal, castração e cuidados com animais no município de Uruguaiana. 

Coleta de lixo garantida no interior – Plano Alto.



Em reunião com o Assessor para Assuntos do Interior, Luiz Fernando Franco Malfussi, o prefeito Luiz Augusto Schneider informou que nesta quarta-feira, dia 09/10, pela manhã, iniciará a coleta de lixo orgânico na localidade do Plano Alto, 3º. distrito de Uruguaiana. O caminhão da prestadora do serviço de recolhimento do lixo inseriu a localidade em seu cronograma, passando atender aquele distrito semanalmente, sempre às quartas-feiras, pela manhã. A ação foi um compromisso firmado pelo prefeito Schneider perante os moradores do Plano Alto. Destaca o subprefeito, Juarez Peralta que concretiza-se uma reivindicação antiga daquela comunidade.  

Prefeito destina área para o Aeromodelismo – Uruguaiana.




No Salão Nobre, o prefeito Luiz Augusto Schneider, acompanhado dos secretários municipais de Esportes e Lazer, Vicente Majó da Maia, e de Planejamento, Diego Xavier Roque, assinou  o decreto que concede a permissão de uso, por parte da Associação de Aeromodelismo Pegasus Uruguaiana, de área localizada no Itapitocaí para a prática de aeromodelismo, nautimodelismo e automodelismo, sob a responsabilidade da associação.
Oficialmente autorizada a utilizar a área, a Associação Pegasus irá adaptar o espaço para a prática do esporte, além de realização de encontros e demonstração da modalidade que vem ganhando cada vez mais adeptos em Uruguaiana e na Fronteira Oeste. O prefeito Schneider destacou sua satisfação em cumprir mais um compromisso de campanha. O presidente do Clube Pegasus de Aeromodelismo, Leandro Trindade, agradeceu ao apoio do prefeito Luiz Augusto Schneider  e ao empenho do secretário Majó da Maia para que esta área fosse destinada a prática destas modalidades esportivas.