Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 12/26/16

26 de dez. de 2016

Quem não se lembra do "Batista" do BANRISUL?

Ataque cardíaco matou o ex-funcionário aposentado do BANRISUL João Batista Jorge de Oliveira Saenger, 62 anos. Batista deixou a esposa Teresina. Uma figura marcante, sempre solícito e com o seu rádio Philco - sete faixas - que mantinha em estado impecável. O velório do corpo comecará daqui a pouco na sala 03 da Ângelus (o sepultamento está previsto para às 17h desta terça-feira). Aos familiares, amigos e colegas de banco o pesar do Tribuna.  


Uruguaiana encolhe - Foz se agranda!

Foi-se: Uruguaiana não é mais "O maior Porto Seco Rodoviário da América Latina".
Nos últimos três anos as estatísticas apontam que a cidade de Foz do Iguaçu tornou-se o maior Porto Seco (rodoviário) do Brasil, superando Uruguaiana, tradicional cidade de fronteira do RS pelo qual transita o transporte rodoviário internacional de cargas para a Argentina e para o Chile. A cidade paranaense de 256 mil habitantes também é conhecida por sua condição de tríplice fronteira (Brasil-Argentina-Paraguai). As razões para que Foz do Iguaçu tenha se tornado a cidade de maior fluxo de transporte internacional são variadas, algumas sazonais, outras nem tanto. E a explicação para tal fato está relacionada ao incremento da importação e exportação com o Paraguai. Segundo informações da Multilog, concessionária que opera o porto seco da cidade, com capacidade para 850 caminhões estacionados, mas que chega a receber 900 veículos, num esforço extra para suprir a demanda, a importação de grãos do Paraguai alcança uma média diária de 100 caminhões entrando no Brasil.
Fonte - ABTI 


SIMERS indica caminhos a Ronnie Mello

Em tempos de crise, o prefeito eleito de Uruguaiana, Ronnie Mello, terá muitos desafios ao assumir a administração municipal no dia 1º de janeiro.  No município, a gestão da saúde precisa ser prioridade para o novo chefe do Executivo, que, além de melhorar o que estava sendo feito, precisa ouvir os anseios da população para o setor.

Uma das ferramentas que pode auxiliar o novo gestor a oferecer uma saúde de melhor qualidade à população é a campanha Desejos para Saúde, realizada pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS) em julho passado. Por meio dessa plataforma digital inédita, a comunidade e os profissionais de saúde elegeram seus anseios para a saúde do município.  Os resultados foram entregues a todos os candidatos à prefeitura dos 497 municípios gaúchos antes do pleito como uma forma de compromisso dos postulantes ao cargo.

Em Uruguaiana, as prioridades por melhorias para a saúde foram:
– 14 % – Melhor infraestrutura na saúde pública
– 13 % – Agilidade no atendimento
– 12 % – Aumento nos leitos em unidades de saúde pública
– 10 % – Disponibilidade de especialistas no SUS

O SIMERS vem acompanhando a situação da saúde em Uruguaiana. Neste ano, a Santa Casa de Caridade do município atrasou o pagamento das remunerações dos médicos e os profissionais entraram em estado de greve. Além disso, pediram acesso às contas da instituição. A saúde na cidade também foi prejudicada com a decisão do governo federal, em junho, de cassar a autorização para instalação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

O presidente do SIMERS, Paulo de Argollo Mendes, reforça que, para 2017, todas as esferas da administração pública precisarão investir mais na saúde pública e criar condições de fixar médicos nas localidades. “Melhores condições na assistência dependem da colaboração de todos. Os médicos têm soluções factíveis e esperam encontrar gestores realmente dispostos a empreender as mudanças necessárias”, afirmou.  

Argollo acrescenta que o SIMERS seguirá vigilante para que os prefeitos cumpram as promessas apresentadas em suas propostas de governo, bem como ao atendimento das demandas da saúde, tanto dos médicos quanto da população.


Tempos bicudos e um Natal moderado!

Entre os produtos típicos, como aves natalinas, panetones e frutas secas, o crescimento zero não surpreendeu a direção da Agas (Associação Gaúcha de Supermercados). 

“A venda em volume não cresceu, mas houve uma clara migração dos consumidores para produtos mais baratos. Esta busca por baratear a ceia certamente se repetirá no Ano-Novo, com a procura por espumantes de menor preço”, antecipam. 

Ao todo, os supermercados do RS comercializaram 850 mil aves e 4 milhões de panetones no mês de dezembro. Para o Réveillon, são esperadas as vendas de 4,8 milhões de garrafas de espumantes – 97% delas fabricadas no Brasil. 

Duas mortes em 48 horas - Uruguaiana

Novo integrante do Bloco Lagartixa foi morto a tiros na madrugada desta segunda-feira na COHAB II. A vítima, Igor Ribeiro Gonçalves, sem registros policiais, tinha 22 anos. Segundo levantamentos iniciais a morte tem ligações com o caso "Luiz Carlos". A 2ª DP investiga os casos e já há suspeitos. As motivações ainda são dúvidas. Informações - 3413.1127