Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 08/15/13

15 de ago. de 2013

Nova sede da Polícia Federal em Uruguaiana.




Nesta quinta-feira, dia 15/08, às 18h, o prefeito Luiz Augusto Schneider manteve audiência com o Delegado da Polícia Federal em Uruguaiana, André Luiz Martins Epifânio. Na oportunidade, o prefeito Schneider entregou cópia do contrato de doação, onde o Município de Uruguaiana, com aprovação da Câmara Municipal, doa área de 10.045,00 (Dez mil e quarenta e cinco) metros quadrados, onde a Polícia Federal construirá sua sede própria em Uruguaiana. O terreno fica localizado na avenida Silveira Martins, no anel de contorno da cidade, em área próxima da antiga CCGL. O prédio de dois andares, terá duas torres interligadas e será construído com recursos do ENAFRON – Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras. O valor da obra é de R$ 7,5 milhões. Atualmente 39 policiais e  9 contratados trabalham na Polícia Federal em Uruguaiana. Participaram da solenidade a vice-prefeita Neraí Santos Kaufmann; o vereador José Fernando Tarragó; os secretários municipais de Governo, Fernando Fagundes Alves, e de Segurança e Trânsito, Vitor Manoel Gediel Machado; e o assessor Legislativo, Valério Echeverria. 

Vagas na Agência Municipal de Empregos - Uruguaiana.



Nesta quinta-feira, dia 15/08, no Programa Informativo da Prefeitura Municipal de Uruguaiana, o secretário municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Jorge Prestes Lopes, informou as vagas existentes na Agência Municipal de Emprego: açougueiro, costureira, padeiro, secretária, secretária-executiva, vendedor interno, vendedor externo, gerente de loja e operacional de importação e exportação.   A Agência funciona em horário comercial na Esplanada da Estação (antiga Viação Férrea), na rua dos Andradas, junto a Praça Dom Hermeto. Informações pelo 3411-8762.

Sábado tem Sarau na Biblioteca - Uruguaiana.



Neste sábado, dia 17/08, será realizada a partir das 19h, na Biblioteca Pública Municipal Luiz Guilherme do Prado Veppo, a 16ª. edição do Projeto Sarau no Foyer, com a apresentação da Banda Municipal de Uruguaiana. Este projeto é uma realização da Prefeitura Municipal de Uruguaiana com o apoio da Associação Brasileira de Transportadores Internacionais – ABTI.

Vagas em Cursos Gratuitos - Uruguaiana.



O secretário municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Jorge Prestes Lopes, informa que existem vagas nos cursos de pedreiro de alvenaria (turno da manhã, duração de 60 horas); assentador de placas cerâmicas (turno noite, duração 60 horas); e operador de retroescavadeira (turno da noite). Informações pelo 3411-8762 ou 3411- 9901.

Legislativo sugere isenção de pedágio para ambulâncias – Uruguaiana.

O transporte de pacientes para internação em outras cidades é preocupação da Câmara Municipal de Uruguaiana. Na última sessão ordinária, foram aprovados requerimentos solicitando informações sobre o trabalho realizado no município quando há a necessidade das transferências hospitalares e a facilidade para a realização do transporte, por proposição do vereador Ronnie Mello (PP). Será solicitado ao Poder Executivo informações sobre o funcionamento do pagamento das diárias dos motoristas que fazem o transporte de pacientes. O questionamento engloba a atualidade do pagamento destes servidores, as condições de trabalho incluindo o estado de conservação dos veículos e das ambulâncias que são utilizadas nas viagens e a quantidade de carros à disposição para pronto atendimento. Entre o exposto em plenário pelo vereador Ronnie, foram apontados os relatos de motoristas que pagam as taxas de pedágios com recursos próprios sem previsão e segurança de ressarcimento pelo município. Estas informações motivaram a indicação ao deputado estadual Frederico Antunes, para que analise a possibilidade e a viabilidade de encaminhar projeto de lei que isente do pagamento de pedágios as ambulâncias ou veículos que estejam transportando pacientes para internação, cirurgia ou tratamento (vans, micro-ônibus e outros) nas rodovias no Estado.

Melhorias para o interior do município – Uruguaiana.



Na Câmara Municipal de Uruguaiana, frequentemente são discutidas as necessidades da população do interior do município. Na última sessão ordinária, dia 14/08, realizada no distrito de João Arregui, as más condições de trafegabilidade das vias públicas, de segurança e de saúde foram destacadas pelos parlamentares e comunidade presente. Neste sentido, foi aprovado requerimento de autoria do vereador Marcelo Lemos (PDT) solicitando ao Poder Executivo o patrolamento e operação tapa-buracos na estrada que liga a BR 290 à Vila de Plano Alto. Também o vereador Adalberto Silva (PP) solicitou em plenário maior atenção à precariedade de estradas vicinais que dificulta o transporte escolar, o acesso dos munícipes à cidade e o escoamento da produção agrícola da localidade. Ainda de iniciativa do vereador Adalberto, foi aprovada, com apoio dos demais parlamentares, a solicitação ao Tenente Coronel Roberto Ortiz Pereira para que estude a possibilidade da instalação de postos permanentes da Brigada Militar nas vilas da Barragem Sanchuri e São Marcos, considerando a vulnerabilidade da população dos distritos quanto à segurança.

A coleta de material reciclável em Uruguaiana.



O secretário municipal de Meio Ambiente, Francisco Robalo Fernandes, informou que a empresa Urban Serviços e Transportes Ltda, em janeiro recolheu 653 metros cúbicos de material reciclado; no mês de fevereiro, 868 metros cúbicos; no mês de março foram 1.102 metros cúbicos; em abril – 1.505 metros cúbicos; em maio – 1.245 metros cúbicos; em junho, 1.104 metros cúbicos; e em julho 1.471 metros cúbicos de material reciclável no município de Uruguaiana. Ainda, destaca o secretário Francisco Fernandes que, agora,  a coleta eletiva é realizada diariamente na área central da cidade.
Em Uruguaiana, a coleta seletiva é realizada nas segundas-feiras no bairro Boa Vista, Francisca Tarragó, Nova Esperança, Cabo Luiz Quevedo, Rio Branco, Tabajara Brites, Anita Garibaldi e João Paulo II. Nas terças-feiras no bairro Mascarenhas de Moraes, Santana, São João, Santo Antônio, Centro e Cohab I. Nas quartas-feiras nas Áreas Verdes, Promorar, Pró-ficar, vila Nova Esperança e Aeroporto. Nas quintas-feiras na Cidade Alegria, Cidade Nova, Cohab II, Santo Inácio, Cobec e vilas Hípica I e II. Nas sextas-feiras no Centro; e no interior em João Arregui, Vila do Açude, Barragem Sanchuri, São Marcos e Charqueada. Nos sábados a coleta seletiva é realizada na Vila Ipiranga, Vila Júlia, bairro São Miguel, Condomínio Ita e bairro São José.

Gatão de Meia Idade - Lixo moderno