Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 07/01/10

1 de jul. de 2010

Sexta-feira: antes do jogo do Brasil compre o Tribuna e boa sorte

Copa do Mundo motiva turma do Laura Vicuña a conhecer cultura dos países.

Alunos do 1º. ano do ensino médio do Instituto Laura Vicuña realizaram pesquisa sobre as culturas dos diversos países que participam da Copa do Mundo de 2010. Conforme relatou a profª. Karla Rutz, idealizadora do projeto, o foco da pesquisa era ir além do âmbito esportivo e, assim, despertar o respeito pelas diferentes manifestações culturais que caracterizam cada nação.
E nada melhor do que a Copa do Mundo para evidenciar o respeito e a harmonia na convivência entre os povos. Fosse este campeonato um retrato fiel da humanidade, teríamos um pouco de esperança para dias melhores. Durante um mês de competição, torcedores dos mais diferentes povos, etnias e culturas se reúnem em um festivo caldeirão cultural. Diferenças e atritos entre nações parecem sumir à medida que os jogos se sucedem e a alegria dos estádios contagia a todos.
Por: Luiza Braccini Dornelles

Uruguaianense morre em SP



A uruguaianense Gisele Cândia Viana morreu vítima de acidente de trânsito no Km-94 da Rodovia Dom Pedro I (trajeto/Atibaia), bairro Morro Azul, em Itatiba. A colisão ocorreu às 21h45min. Conforme boletim de ocorrência, Gisele era passageira do caminhão Volvo dirigido por Jocelito Navroski dos Santos, também residente em Uruguaiana, que se chocou contra a traseira de um outro caminhão conduzido por Jaime Roberto Xavez.

A mulher morreu na hora. Jocelito foi encaminhado à Santa Casa de Misericórdia de Atibaia, onde permanecia internado em estado grave. Jaime, motorista do caminhão atingido, nada sofreu.

Segundo o boletim de ocorrência registrado na Delegacia de Polícia de Itatiba, as causas do acidente não puderam ser apuradas.
O corpo de Gisele foi removido à Funerária Itatiba pela Polícia Técnica, que recolheu também os discos dos tacógrafos (registrador de velocidade) para análise.

Transpo-Sul e o Estatuto do Motorista

A 12ª Transpo-Sul – Feira e Congresso de Transporte e Logística reuniu no Centro de Eventos da FIERGS, representantes de entidades de Transportes do RS e de outros estados brasileiros para um grande fórum de debates sobre o Projeto de Lei – Estatuto do Motorista e o Impacto nas Operações de Transporte.
O projeto de Lei, 271, do Senador Paulo Paim, que institui o Estatuto do Motorista Profissional é destinado a regular a atuação no mercado de trabalho dos profissionais, empregados ou autônomos, que têm ofício à condução de veículo automotor. A intenção de Paim é que o estatuto abranja as categorias do motorista de caminhão, ônibus e de táxi, entre outros, e regule aspectos como piso salarial, no caso dos empregados, aposentadoria, segurança e jornada de trabalho.
“Todos são parceiros de muitos debates e estão contribuindo para construção de um Estatuto de atenda os interesses das empresas de transportes, dos autônomos e dos trabalhadores”, declarou Paim, para a mesa formada pelo os presidentes José Carlos Silvano (SETCERGS), José Carlos Becker (ABTI), o vice-presidente da ABTI e diretor do SETCERGS, Francisco Cardoso, o assessor técnico do SETCERGS, Luiz Alberto Mincarone e o assessor jurídico da NTC & Logística, Marcos Aurélio Ribeiro.
O senador gaúcho lembrou que é de sua autoria os estatutos do Idoso, da Igualdade Racial e das Pessoas Deficientes. Para acalmar o público que acompanhava este fórum, Paim enfatizou; “Não se preocupem com a versão original do Projeto de Lei 271. Eu pretendo apresentar uma nova versão na retomada dos trabalhos do Senado em 2011”, assinalou.

Novas empresas na CDL


O cerimonial presidido pelo casal Luciane e Jorge Lopes oficializou de três novas empresas que se integram a o quadro associativo da CDL, entidade esta que encontra-se ativa em prol dos interesses e necessidades do empresário lojista uruguaianense.
As empresas empossadas foram HEMOANÁLISE - Laboratório de Análises Clinicas, dos proprietários Reinaldo Blanco da Costa e Graciela Schwanck da Costa, apadrinhada pela empresa Valdimaq do diretor Valdir Pereira, ESTÚDIO PILATES, dos proprietários Marias Izabel de Carvalho e Silva Brum e Alexandre Arend e POLE Comissária, representada pelo senhor Marcio Soares Mateus e Maria Cerli Oliveira Mateus, ambas empresas apadrinhadas pela BAMA Veículos do diretor Clarindo Barbosa.

Os 70 Anos do IRGA


A Câmara homenageou, nesta quinta (01/07), o Instituto Riograndense do Arroz (IRGA) pelos 70 anos de fundação. A sessão especial para entrega de um certificado à autarquia contou com a presença do gerente do instituto, em Uruguaiana, agrônomo Gustavo Hernandez, e do secretário municipal de Agricultura, Wilson Dornelles. Criada em 1940, a autarquia estadual sempre teve como principal finalidade a defesa da produção, da indústria e do comércio do arroz no Rio Grande do Sul. Hoje, o IRGA atende 142 municípios gaúchos, levando pesquisa e extensão rural aos produtores. O gerente do IRGA, Gustavo Hernandes, agradeceu a homenagem e declarou que o instituto atua, no município, desde 1946. “A produção de arroz de Uruguaiana representa 30% de toda a produção da Fronteira Oeste do Estado e o IRGA possui uma estação de pesquisa, no município, para levar conhecimento aos produtores”, disse.

Gatão de Meia Idade - As mulheres na minha vida