Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 03/02/10

2 de mar. de 2010

Pílulas e + pílulas

Contagem regressiva: para ele ou para ela restam apenas 35 dias para confirmar se haverá candidato do Palácio do Barão à Assembleia.

Dorminhoco ou o milagre sem “santo”. Conta uma lenda contemporânea que na Santa Casa de Caridade gestante deu à luz no leito em que estava por não terem conseguido despertar o médico plantonista atirado nos braços de Morfeu. Inacreditável, mas aconteceu! Nasça-se com um silêncio deste.

Os paradoxos. O BIG com parreira de ovos de Páscoa. A Presidente Vargas fantasiada de Carnaval/2010. Todos correndo atrás de grana – cada qual com o seu objetivo: material escolar, coelhinho de chocolate ou arquibancada da folia. O resto é Quaresma e reflexão do que é bom e mau. Bem e mal!

Bicharada. Deu carrapato na "cabeça" e no corpo de serviçais, médicos e paciente do Posto de Saúde nº.7, localizado na União das Vilas. Ninguém na verdade se queixa. Acredita que são pecados que devem pagar como sacrifício à cura.

O objeto do desejo. O ex-prefeito Caio Repiso Riela (PTB) reafirma que concorrerá à deputação federal. Quem sonda espaço para uma intentona a Brasília é o jovem Paulinho Vargas (PR), mas não descarta a Assembleia.

Aprimorar já. A equipe do TRIBUNA, sem exceção, é apaixonada por cinema. Porém, no calor não há refrigeração e nem ventilação. No inverno calefação e/ou sistema de aquecimento. As poltronas longe do ideal. Vem daí a célebre questão do ovo e da galinha: quem vem primeiro? O público para assegurar recursos ou investimento para levar plateia?

Demorou. O deputado estadual Frederico Antunes lançou no início da semana o endereço eletrônico - www.depfredericoantunes.blogspot.com. Na era da informática, com o antecedente da deputada Manuela com o seu “E aí beleza”? Frederico caiu na rede quatro anos atrasado, pelo menos. Porém, antes à tarde do que nunca dizem os amantes (da política).

Pérolas. A carta-demissão de Brasil Carús, da Secretaria de Cultura ao prefeito Sanchotene Felice e a resposta do Homem do Palácio Rio Branco ao Coronel foram duas obras primas. Muito estilo, amabilíssimas, cordias e, antes de tudo, de extrema sinceridade - de ambas as canetas. É lindo ver tanta altivez, respeito recíproco, despreendimento e louvações.

Falso brilhante. O pior momento do Brasil na Cultura foi quando disse sim. E o melhor ao dizer saio.

Dia D’água. 25/03/ 2010, às 9h, na Sala de Licitações da PMU, serão abertas as propostas para concessão da prestação dos serviços públicos de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário do município de Uruguaiana. É a expectativa do Governo. Em POA equipe jurídica garante que não sai o envelopaço.

Burocracia. A 10ª. Coordenadoria Regional de Saúde, dia 28/01, repassou a Secretaria de Saúde de Uruguaiana, 50 bicicletas destinadas aos visitadores do Programa PIM (Primeira Infância Melhor). Porém, conforme anúncio, as "magrelas" somente chegarão aos interessados em março. São bikes ou tartarugas? 60 dias para montar e colocar em uso? Lento como baiana cansada e com sono.

Esconde-esconde! Por onde andam os Veteranos em Ação? Fora o próprio não se tem notícia de quantos ingressaram no projeto concebido para oferecer atividades ao pessoal da melhor idade!

Olha a língua fazendo sucesso! Puxada pelo uruguaianense Serginho Moah, a Papas na Língua, além de fazer parte da trilha de Viver a Vida, está marcando presença em três capítulos da produção. A turma está agitando os capítulos quinta (25), sexta (26) e sábado (27).

Petardo. Pedro (infiel) Bial chamar o BBB10 de literatura do Século XXI é qualquer coisa de folhetim.

Fontes. Garantem dentro e fora da Casa Grande que “ele” dirá vou no dia 30 de março, em fala ao povo que nos escuta.

O Lambido, aquele empinado e espigado, anda tão diferente já não sabe mais o que fazer com as tropelias dos comandantes do andar de cima e de serviçais do porão. Está parecendo uma fatia de mortadela no antigo Farroupilha.

DOS CARNAVAIS.

Pronto, ainda não será este ano em que voltarei ao carnaval de Uruguaiana! Mesmo tendo insinuado várias vezes aqui neste espaço meu desejo de conferir, ou melhor, de aferir o que por aí hoje se chama carnaval, ninguém se sensibilizou com minhas histórias a ponto de me convidar para participar da festa. Mas vou continuar insistindo... Um dia poderá dar certo. Enquanto isso não ocorre continuo em meu auto-exílio momesco aqui no alto da serra de Petrópolis com uma temperatura média de 26 graus durante o dia e 18 à noite. Insuportável!
O único senão é não chover há mais de duas semanas, dizem os especialistas ser por culpa do El Niño bloqueando as nuvens de chuva que deveriam ser geradas pela Área de Convergência do Atlântico Sul, criando zonas de baixa umidade e altas temperaturas. Traduzindo em miúdos: Não chove, e pronto!
Esta seca faz lembrar uma outra, há mais de cinqüenta anos, durante um carnaval ai mesmo em Uruguaiana. Naquela época não havia ainda o noticiário da TV, e nem TV para aumentar ainda mais apreensão dos munícipes e o máximo em informação era o noticiário dos jornais (Correio do Povo, Diário de Notícias...) e as edições semanais da revista O Cruzeiro. Foi então, diante da situação de calamidade no Nordeste, que surgiu como fio de esperança um “cientista”, o Dr. Janot, que se propunha a fazer chuva bombardeando as nuvens com sais de prata.
Hoje não lembro se foi bem sucedido em seu experimento mas inspirou uma criação de Rodolfo Tijolinho e minha. Encapotados e munidos de guarda-chuvas fomos para o baile do Comercial fantasiados de “Tomara que Chova”. Eu interpretava o Dr. Janot e o Rodolfo seu fiel assistente. Completava a fantasia dois baldes cheios de confete que ameaçávamos e, às vezes, jogávamos nos outros foliões. Um sucesso. Tudo correu muito bem até a hora em que o confete acabou e pegamos um balde com gelo derretido de cima de uma mesa e demos um banho num respeitado sócio do clube.
Só não fomos expulsos do baile por intervenção da turma do “deixa disso”, em que pese não termos uma ficha muito limpa com varias anotações de molecagens desde os tempos de bailes infantis.
Jorge Teixeira e eu, já mais crescidinhos fomos a um daqueles bailes infantis em que o chão do Comercial ficava totalmente coberto de confete e serpentinas. O Jorge, era metido a biólogo, havia levado presa numa caixinha uma pequena cobrinha que terminou perdendo no salão no meio da criançada. Foi um pandemônio, mas por sorte nunca ninguém descobriu a autoria. Isso sem contar de quando Hemeris Barbará se fantasiou de “Menino dos Gansos” e amarrou uma meia dúzia deles na cintura. Dessa vez fomos barrados na porta do clube.
Só agora me dou conta de que, talvez por conta de episódios como estes, nunca me convidaram para o Carnaval de Uruguaiana.

Agora a Escola Agrícola sai do papel, mesmo!

A Assembleia Legislativa aprovou na tarde de hoje (02/03), por unanimidade, o Projeto de Lei 410/2009, que autoriza à doação de área de terra para o município de Uruguaiana para a criação da escola técnica agrícola. A área, com um total de 280 hectares, será cedida agora pelo Estado ao município.

Para o deputado Frederico Antunes (PP), um dos responsáveis pela elaboração do projeto, trata-se de um projeto de grande alcance social e econômico. “Há muito tempo Uruguaiana e toda a Fronteira Oeste reivindicam a instalação de um estabelecimento de ensino que permita explorar a vocação no setor primário. A implantação desta escola técnica agrícola será o instrumento fundamental para viabilizar este projeto.”, afirmou o parlamentar. Frederico informou também que a governadora Yeda Crusius autorizou a liberação de emenda de sua autoriza que destina R$ 500 mil para a criação da escola.

350 MIL ACESSOS e seguindo em frente!

Adivinhem de que cidade ela veio para o Carnaval?

Gatão de Meia Idade - Coisas que (quase) não existem mais