Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 03/15/13

15 de mar. de 2013

Conselhos Municipais em pauta na Câmara – Uruguaiana.



As condições dos Conselhos Municipais de Uruguaiana foram destaque no Poder Legislativo no dia 14/03/2013. Na sessão ordinária foi aprovado o requerimento do vereador Irani Fernandes que solicita revisão na situação dos Conselhos quanto à composição paritária e à data de seus mandatos. Segundo o parlamentar, existem 25 conselhos instituídos, entretanto somente cerca de cinco estão em funcionamento.
Os Conselhos Municipais são canais de participação popular na gestão, planejamento, fiscalização e controle da execução das políticas públicas do governo. Compostos por representantes da sociedade civil e do poder público, são considerados o principal canal de participação popular na administração pública. Os vereadores da bancada do PSDB, adiantando as informações, afirmaram que as ações para a revitalização dos órgãos estão sendo providenciadas pelo Poder Executivo, sob a liderança da vice-prefeita, Neraí Kaufmann.
Entre as opiniões salientadas pelos vereadores está a necessidade de valorizar as atividades desenvolvidas pelos conselhos, a importância da mobilização para consolidar políticas públicas, a escolha sensata dos integrantes dos grupos de trabalho, a aceitação das deliberações pelo Governo e a possibilidade de obtenção de verbas federais e estaduais a partir da reorganização destes órgãos. “O Poder Legislativo estará atento, para acompanhar e fazer a fiscalização, considerando a importância da participação popular para compartimentar a responsabilidade do controle em relação às verbas públicas”, considerou Irani.

Estudantes do Projeto CEU recebem novas carteiras – Uruguaiana.



Desde a criação do Projeto CEU - Coral Estudantil de Uruguaiana, dezenas de crianças e adolescentes integrantes do programa recebem assistência médica gratuita. Criado há 12 anos pela Unimed Uruguaiana, em parceria com o município,  o projeto  atendeu mais de 1 mil jovens nesse período. De acordo com o presidente da cooperativa de saúde, médico Lourival Gonçalves, a iniciativa é um dos principais programas de responsabilidade social oferecido pela empresa à comunidade. “Nosso objetivo é auxiliar as crianças e adolescentes de baixa renda e oferecer um atendimento de qualidade”, explica. As novas carteiras foram entregues para as mães e familiares durante uma reunião de rotina.
 O convênio de saúde garante acesso as consultas gratuitas e exames médicos conforme a necessidade de cada paciente. Os dois filhos da doméstica Kátia Silene de Oliveira,  frequentam o projeto há 2 anos. “Eles eram muitos rebeldes, mas ao longo do tempo mudaram o comportamento e se tornaram muito mais responsáveis. Também me sinto mais segura por eles terem acesso médico de graça, já que não teria como pagar uma consulta particular caso fosse necessário”, conta. “Só no ano passado precisei levá-los duas vezes para consultar”, afirma Kátia. Atualmente o programa é administrado pelo município e atende crianças e adolescentes de 7 a 14 anos, no horário inverso ao da escola. Segundo o coordenador do projeto, Jorge Rios (Kanela), os estudantes recebem aula de canto, desenho, teatro, dança,  reforço escolar e ainda são incentivados a participar de atividades esportivas como a rústica, promovida em parceria com a Associação de Corredores de Rua de Uruguaiana/ACORU.
Outro destaque é a participação nos festivais de música como a Califórnia Petiça Internacional. “Muitos talentos foram revelados aqui no projeto, e foi um orgulho entregar premiações a esses alunos, conta Lourival. A participação dos familiares também é fundamental para o sucesso do Projeto Ceu. Por meio do resgate de valores como respeito e disciplina, pais e alunos trabalham em conjunto problemas comportamentais e emocionais. “Queremos incentivar crianças com talentos adormecidos, promover a convivência harmoniosa no ambiente social e formar cidadãos cristãos”, explica Jorge Rios. Uma vez por semana os coordenadores promovem encontros com os pais para repassar as atividades que estão sendo realizadas e reforçar a importância da atuação da família no processo do aprendizado. Para o médico Lourival Gonçalves, educação e saúde são os pilares para o desenvolvimento da sociedade. “É possível realizarmos mudanças, basta que cada um faça a sua parte”, relata.

Tem TRIBUNA novinho nas bancas - Edição de 16/03/2013 - Uruguaiana.

Sábado tem TRIBUNA nas bancas. TRIBUNA a rede da informação!
Leia www.tribunadeuruguaiana.blogspot.com

Sábado com livro novo na Praça - Uruguaiana.

Neste sábado, dia 16 de março de 2013, o uruguaianense Gennaro Alfano lançará,   no Café da Praça, às 10h, seu quinto livro intitulado “O Voto de Minerva”, pela Edições Renascença, de Porto Alegre.
Advogado, poeta, escritor e fascinado pela mitologia greco-romana e pelo cinema, Gennaro Alfano é fonte de consulta para admiradores da literatura e da sétima arte. Também, adora viajar e tem reconhecidos dotes culinários. Em O Voto de Minerva discorre sobre uma expressão que, embora de domínio público, não tem seu sentido totalmente assimilado em muitos segmentos.
Em linguagem simples, objetiva e de fácil leitura, Alfano retrata deuses gregos e romanos, a origem e significado do Voto de Minerva, tudo baseado em um documento encontrado em escombros nos arredores de San Benedetto Ullano, na Província de Cosenza, na região da Calábria, bem ao sul da Itália. O livro é um convite ao leitor (a) para que admire fatos importantes da cultura e da sociedade ocidental. A capa do livro é de autoria do consagrado artista plástico Jairo Radar Hildefonso Schmidt e a revisão do conceituado professor e advogado Luiz Machado Stabile.

Frederico quer a abertura do Instituto de Cardiologia – INCAR.


O líder da bancada do Partido Progressista (PP), deputado Frederico Antunes, na quinta-feira, dia 14/03, na tribuna do parlamento gaúcho manifestou sua indignação e cobrou ações imediatas do poder público municipal em favor da reativação do Instituto de Cardiologia de Uruguaiana (Incar). “Não estamos apenas diante de um problema técnico administrativo, mas de um crime. Pessoas estão totalmente desassistidas em Uruguaiana, muitas vezes tendo que viajar quilômetros para conseguirem ser tratadas”, lamentou o parlamentar. Conforme Frederico, os órgãos responsáveis têm o dever de encontrar uma saída definitiva para a questão, tendo como objetivo principal o benefício da população da Fronteira-Oeste. “Espero que nas próximas horas este impasse seja, de uma vez por todas, resolvido. O que não pode é ficar tudo como está”, finalizou o deputado.

Policiais do 1º BPAF prendem indivíduo por tráfico de drogas - Uruguaiana.



Na quinta-feira, dia 14/03, às 16h, na rua Prado Lima, bairro Nova Esperança, após denúncias de tráfico de drogas via CIOSP, policiais militares do 1º BPAF realizaram o monitoramento do espaço indicado onde vários indivíduos chegavam ao local e faziam contato com N.A.G.B e, em seguida, deslocavam-se. Ao realizar a abordagem do individuo, este fugiu para o interior da residência adentrando em um banheiro e dispensando nove papelotes de cocaína, momento em que foi abordado e dado voz de prisão ao mesmo. Também foram apreendidos no interior da residência, duas adagas, três celulares, uma câmera digital, papel alumínio, R$ 207,00 reais em cédulas, R$ 481,85 em moedas, duas munições calibre 22 intactas, $2 pesos argentinos, $10 pesos uruguaios, uma carteira nacional de habilitação no nome de R.R.B. de 27 anos o qual possui antecedentes por roubo, homicídio, desacato, porte de arma de fogo e lesão corporal. O indivíduo preso em flagrante por tráfico de drogas pela Brigada Militar foi apresentado na Delegacia, que realizou o registro e após o individuo foi liberado pela Polícia Civil.

Receita Federal amplia serviços por smartphones e tablets.


A Receita Federal lançou nesta sexta-feira, dia 15/03, a segunda versão do APP Pessoa Física.  Esta nova versão apresenta atualizações e novidades. I) Atualização de serviços existentes na 1ª versão: a) Os serviços "Consulta CPF" e "Restituição IRPF" agora armazenam o histórico das consultas realizadas, permitindo maior agilidade e comodidade na repetição de consultas.   b) O serviço "Orientações Gerais" teve seu texto atualizado, de acordo com a legislação.   II) Novos serviços implementados:  a) "Perguntão IRPF2013" - uma versão resumida do Perguntão IRPF, disponível na página da Receita Federal. Nessa versão de bolso, as questões podem ser consultadas sequencialmente, por capítulos ou pesquisadas por palavra-chave.    
Há também a opção de “favoritar” (marcar como favorita) formando uma base pessoal de questões preferenciais.   b) "Pagando o Imposto" - permite, após prévio cadastramento do dispositivo móvel no e-CAC, consultar e imprimir o DARF para pagamento das cotas do IRPF desde 2006. O aplicativo faz automaticamente a atualização dos valores com cálculo de multa e juros. c) "Cálculo do IRPF" - mensal e anual, que permite calcular o valor do imposto de renda das pessoas físicas.   d) "Quiz" - uma forma divertida e informal de conhecer e aprender sobre a declaração do imposto de renda. A Receita Federal do Brasil (RFB) recebeu até as 18h30min de hoje, (14/3) 2.405.203 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2013. No Rio Grande do Sul já foram entregues 150.100 declarações do IRPF 2013. Há expectativa de receber no Estado mais de 1,9 milhão de declarações até 30 de abril.

Gatão de Meia Idade - homo brasilis