Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 11/24/16

24 de nov. de 2016

Não viver uma vida inteira é a dor em estado "bruto".

O velório do corpo da professora Denise Clausell, acontecerá a partir das 21h, nas Capelas da Ângelus. O sepultamento está previsto para às 11h desta sexta-feira no Cemitério Municipal Senhora Sant'Ana. A comunidade - no seu todo e em partes - está consternada com o passamento de Denise. Força a Paulo e Martina. 

Dor, muita dor!

Pesar. A professora Denise Clausell, diretora da Escola Municipal de Educação Infantil Mário Quintana, que envolveu-se em acidente de trânsito na BR-290, na última sexta-feira, e que estava internada no 5º andar da Santa Casa de Caridade, não resistiu, vindo a óbito, agora há pouco. Denise tinha 51 anos deixa marido Paulo e filha. Todas as dores por todos os familiares. 

Ação monitora áreas ribeirinhas do rio Uruguai

O Pelotão Ambiental da Brigada Militar está desenvolvendo operação de fiscalização, por água e terra, visando coibir e detectar crimes ao meio ambiente às margens do rio Uruguai no trecho que compreende os municípios de Uruguaiana e Itaqui. Conforme o tenente João Luís Ferreira Miller, comandante do pelotão, a ação também coordenada por agentes da Polícia Federal monitora ainda os crimes transfronteiriços. Há equipes por terra que vistoriam propriedades rurais ribeirinhas avaliando as condições de áreas de proteção permanente para identificação de possíveis irregularidades praticadas. 

Ontem foi lavrado um termo circunstanciado devido o lançamento indevido de resíduos de agrotóxicos no solo. 

Autistas sem perspectivas e devido apoio!

O Grupo de Pais e Amigos de Autistas de Uruguaiana, Caminho Azul, recebeu o título de utilidade pública pela Câmara de Vereadores em reconhecimento às relevantes atividades desenvolvidas pela garantia do direito dos autistas. A associação Caminho Azul é uma sociedade civil, de caráter assistencial, sem fins lucrativos que desenvolve programas de preparo, auxílio, adaptação, reabilitação e integração dos autistas e promove o incentivo a pesquisas sobre o transtorno. Durante a apresentação da matéria no plenário, o trabalho da presidente, Gladis Dal Pra Almeida, e demais componentes do Caminho Azul, foi reverenciado.

A utilidade pública atesta o alcance social da instituição e possibilita a isenção de impostos municipais à entidade, garantindo melhor desempenho das suas atividades. Segundo Gladis há em Uruguaiana estimadamente 1,5 mil autistas, número que pode ser maior devido as famílias não aceitarem o espectro e negarem a existência. A educação e inclusão à clientela é fictícia, assinala a dirigente da entidade. Lamenta a falta de acompanhamento multidisciplinar que inclui fonoaudiólogos, neuropediatras, neurologia clínica e psiquiatras. O paciente chega a aguardar um ano por uma consulta, destaca.

Desde o surgimento do grupo, vive-se uma luta incessante e importante em busca dos direitos das pessoas autistas. O Conselho dos Direitos de Pessoas com Deficiência é uma ponta de esperança de que o quadro possa ser gradativamente alterado, diz. O Caminho Azul favoreceu a visibilidade do autismo, com índices cada vez maiores, e, chamou atenção, principalmente, para a preocupação com a dificuldade gerada nas famílias que não estão preparadas para tratar desse assunto, destacou o vereador Irani Fernandes sobre a atuação da entidade.