Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 11/10/10

10 de nov. de 2010

Feira do Livro no Laura Vicuña - Uruguaiana

Tem início nesta quinta-feira, 11/11, às 9h, a 1ª. Feira do Livro do Instituto Laura Vicuña. O Patrono é o escritor Sílvio Aymone Genro. Haverá apresentações artísticas, oficinas e o lançamento de obras produzidas pelo alunado. Serão livros, gibi, revista de variedades e um minissérie produzida e intrerpretada pelos próprios estudantes.

Despachantes Aduaneiros apelam por menor imposto para asseguarem empregos - Uruguaiana


Agora há pouco no Salão Nobre, o prefeito Felice manteve audiência com despachantes aduaneiros de Uruguaiana. Na ocasião, os despachantes solicitaram ao Poder Executivo a redução da alíquota de ISSQN – Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza, de 3 para 1%, visando aumentar a competitividade e a manutenção dos seis mil empregos diretos gerados pelo setor. Felice ouviu as reivindicações e decidiu formar uma Comissão, composta por representantes da Prefeitura e integrantes do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Rio Grande do Sul, para estudar o assunto e apresentar soluções que atendam os interesses da categoria e da municipalidade. Participaram da reunião os despachantes aduaneiros Paulo Estivalet, Mônica Silva Tomazetti, Breno Pereira da Luz, Leoni Samuel Echeverri, Paulo Renato Guterres, Paulo Maia, Hamilton Jacques, Marcus Lemos, Luiz Saiago, Sandro Soares, Fábio Medeiros, Cléo Tasso, Alexandre Santos, Tânia Falcão, Denise Colazzo, Fábio Freitas Ciocca, Paulo Alberto Rodrigues, Cléber Grillo e Dagoberto Lucas Cezimbra.

Uruguaiana: SIMERS alerta para a falta de plantonistas no PS

O Sindicato Médico do RS (SIMERS) denuncia que faltam médicos para dar conta da grande demanda de pacientes no Pronto Socorro Municipal. A entidade aguarda resposta da direção da Santa Casa de Uruguaiana sobre pedido de melhores condições de trabalho aos dez plantonistas que atuam na unidade, à qual recorrem diariamente mais de 200 pessoas. No dia 14 de outubro, o SIMERS entregou ofício à administração com as reivindicações dos profissionais, que incluem ainda contratação de mais colegas para atender adequadamente a população. A atual equipe mal preenche as escalas de plantões de 12 horas. Na área de obstetrícia da instituição, os partos serão suspensos a partir da zero hora de domingo (veja abaixo) diante de impasse no valor da remuneração. “Pedimos um prazo de 15 dias para uma posição da Santa Casa. Mas até agora não fomos contatados”, destaca o representante do Sindicato, Edson Machado. Há cerca de um mês o SIMERS ouviu os plantonistas do PS, que relataram as dificuldades enfrentadas na área amarela da unidade, que recebe pacientes menos graves. Sem profissionais suficientes para atender moradores da cidade e de localidades vizinhas, muitas vezes um médico responde sozinho por diversas especialidades, como clínica médica, ginecologia e obstetrícia e pediatria. “Os profissionais chegam a atender um paciente a cada oito minutos. Muitos casos poderiam ser resolvidos nos postos de saúde”, alerta Machado.

O dirigente reforça: “As pessoas procuram o Pronto Socorro em busca de uma solução rápida. Os médicos não se negam a atender, mas acabam tendo menos tempo para dar atenção aos casos realmente graves”, ressalta. A falta de médicos também tem gerado casos de agressões verbais aos plantonistas, que acabam sendo responsabilizados pela precariedade da assistência. “O ambiente é de insegurança para o exercício da Medicina”, adverte Machado. Segundo o representante do SIMERS, “a demora no atendimento se deve a falhas nas escalas, e os pacientes acabam descontando em quem também é vítima”. Na pauta das reivindicações dos plantonistas, estão ainda correção do valor da hora pago pela instituição e limite de seis pacientes por hora.
OBSTETRÍCIA
Outro impasse também coloca em risco o atendimento na Santa Casa de Uruguaiana. Está previsto para a meia-noite deste sábado, 13, o último dia de funcionamento do plantão obstétrico pelo SUS no hospital, caso não haja negociações sobre a continuidade do pagamento aos médicos por produção (volume de atendimento). A comunicação sobre o prazo já foi feito em nota pública pelo SIMERS. Desde 14 de outubro, o Sindicato busca uma solução para o problema. Atualmente, são realizados mais de 160 partos por mês, que incluem gestantes vindas da Argentina. O município mais próximo com estrutura hospitalar é Alegrete, a 150 quilômetros.
*Jornalistas Viviane Dreher e Patrícia Comunello

Carnaval 2011. As estruturas metálicas do Temporão custará R$ 634 mil / Uruguaiana

As estruturas metálicas para o Carnaval 2011, que será realizado dias 24, 25 e 26 de março contará com estrutura de 20 camarotes cobertos com arquibancadas de 40 lugares, 182 camarotes de 55 lugares, 72 camarotes [frisa] – com 10 lugares, 127 camarotes com 36 lugares, e 298 módulos de arquibancadas. Concorreram no certame as empresas MIX Estruturas Tubulares Ltda, da cidade de Guapiaçu (SP); JP Locação de Estruturas Metálicas Ltda, de Uberaba (MG); e MC Infra Estruturas para Eventos Ltda, de Campo Grande (MS), que venceu com o preço de R$ 634 mil o aluguel do material.

Fiat Lux - Uruguaiana

O Vereador Ronnie Mello reunido com o superintendente da AES Sul Fronteira, Luiz Alberto Krummenauer tratou sobre a religação dos levantes nas lavouras do município. Kummenauer explanou sobre a forma de trabalho da empresa, os investimentos que vêm sendo feitos, principalmente na região da fronteira especificamente sobre o atraso nas religações. Destacou ainda que atualmente são 6 (seis) equipes, cada uma com 2 (dois) técnicos para realizar este trabalho e que a capacidade de 30 ligações por dia e o fato de que o volume de pedidos foi antecipado em relação aos anos anteriores. Questionado por Ronnie sobre a quantidade de levantes que ainda aguardam o serviço da empresa, o representante da AES informou que faltam pouco mais 100 (cem), de um total de 500 (quinhentos), e que, até o final desta semana os produtores estarão com o serviço concluído.

Gatão de Meia Idade - (Mais) coisas que quase não existem mais