Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 10/23/13

23 de out. de 2013

Semana do Jovem Eleitor - Uruguaiana.



Lançada na última segunda-feira, dia 21,  a Semana do Jovem Eleitor busca orientar e conclamar os jovens de 16 e 17 anos a fazerem seu alistamento eleitoral e estarem aptos a votar nas Eleições Gerais 2014, onde serão escolhidos: Deputado Estadual, Deputado Federal, Senador, Governador e Presidente.
A parcela do eleitorado gaúcho correspondente à faixa etária dos 16 e 17 anos é de apenas 0,56% do total de eleitores. Assim, a campanha realizada pelo TSE e pelos TREs de todo o Brasil, surge para conscientizar esse grupo da população (para o qual o voto é facultativo) sobre a importância do voto, bem como incentivá-lo a se alistar como eleitor para que então participe das decisões sobre os rumos do país através do voto consciente.
O Chefe do Cartório Eleitoral em Uruguaiana, João Luiz da Cruz informa que os jovens deverão comparecer ao Cartório Eleitoral, localizado na Rua Júlio de Castilhos, nº 3384 (à meia quadra da EEEM Dom Hermeto), portando um documento de identificação oficial com foto (ou certidão de nascimento) e comprovante de endereço atualizado. O alistamento eleitoral é isento de taxas.

Frederico inclui Carnaval de Uruguaiana no Calendário Oficial do RS.




Os deputados estaduais aprovaram por unanimidade na sessão de terça-feira (22/10), o projeto de lei de autoria do líder da bancada do PP, deputado Frederico Antunes, que inclui no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Rio Grande do Sul o "Carnaval de Rua Fora de Época", no Município de Uruguaiana. Durante sua manifestação, Frederico lembrou que evento, como é conhecido hoje, foi idealizado pelos músicos Paulino Matias e Perceu Baptista, em 1945. Com o passar dos anos o carnaval de rua foi ganhando mais adeptos e atualmente 13 Escolas de Samba desfilam na Avenida Presidente Vargas.
Em 2005, o Carnaval de Uruguaiana ganhou mais visibilidade por ocorrer fora de época. A mudança de data foi motivada por uma ação judicial que impossibilitou os ensaios de uma das mais tradicionais agremiações - Os Rouxinóis. Este fato, impulsionou o Carnaval do município, pois aumentou o tempo que as Escolas tinham para organizar seus desfiles. "Atualmente, o Carnaval de Uruguaiana é considerado um dos melhores do país. É marcado pela rivalidade entre as escolas, muito luxo é apresentado na avenida.
Além da alegria e irreverência dos componentes das agremiações, celebridades de outros centros carnavalescos participam do evento", destacou. Conforme o deputado Frederico, a aprovação do projeto, além de fazer uma justa homenagem ao evento, permite que os organizadores possam requerer acesso aos programas de incentivo cultural em níveis estadual e federal.

Programa Mais Médicos em Brasília.




Nesta terça-feira, dia 22/10, em Brasília, na presença da Presidente da República, Dilma Rousseff, e do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o prefeito de Uruguaiana, Luiz Augusto Schneider, acompanhou a cerimônia de sanção da lei que cria o programa “Mais Médicos”. O evento contou com a participação de diversas lideranças políticas de todo o Brasil. O programa, lançado recentemente pelo Ministério da Saúde, tem disponibilizado para os municípios brasileiros a possibilidade de inserção de médicos estrangeiros ou brasileiros com formação acadêmica no exterior, para suprir a demanda no atendimento na rede básica de saúde. Uruguaiana, através da iniciativa do prefeito Schneider e da Secretária Municipal de Saúde, já recebeu 11 médicos, destaque no Estado pelo número recorde de profissionais médicos inscritos no programa e que hoje atuam nas unidades básicas de saúde do município.