Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 05/29/12

29 de mai. de 2012

Poeta Soares Tubino é nome de Praça - Uruguaiana.


A Câmara Municipal de Uruguaiana aprovou na terça-feira, dia 29/5, o projeto-de-lei de autoria da ex-vereadora Josefina Soares (PP)  que denomina ALCI SOARES TUBINO a  praça localizada na esquina da avenida Duque de Caxias com a rua Prado Lima.
A vereadora justificou que o pedido de homenagem ao ilustre poeta uruguaianense contribui com a cultura local. Soares Tubino levou o nome de Uruguaiana ao reconhecimento nacional através de poemas, cronistas e artigos. “Tubino, cidadão de ilibada conduta, foi funcionário público exemplar e humanista convicto. Referência cultural para crianças, jovens e adultos, o poeta merece reconhecimento e homenagem”.  
O uruguaianense Alci Soares Tubino, filho de Mortimer Baptista Tubino e Maria das Dores Soares Tubino, nasceu no dia 17 de junho de 1932. Autodidata, o poeta contribuiu com os jornais A Fronteira, em 1948, e A Vanguarda, em 1953. Tubino foi um dos fundadores da Academia Uruguaianense de Letras, em 1957. Foi redator do jornal A Platéia, de Santana do Livramento, e mais tarde publicou as seguintes obras literárias: Gonçalves Vianna e seu universo poético (ensaio, 1988); Antemanhã (poesia-1992) e a Antologia da Poesia Uruguaianense (1996). Exerceu as seguintes profissões: foi alfaiate, comerciário, repórter e, finalmente, funcionário público municipal, tendo se aposentado após cumprir 36 anos de efetivo serviço na Prefeitura Municipal de Uruguaiana.              
      Em 1982, Alci Soares Tubino fundou o Clube de Artes de Uruguaiana. Ao trabalhar no Centro Cultural Dr. Pedro Marini auxiliou e organizou a Sala do Autor Uruguaianense. Foi colaborador e participou de inúmeras antologias e clubes literários em todo país. Por muitos anos, suas crônicas - Reflexos da Semana, foram lidas aos sábados no programa Grande Jornal da Manhã na Rádio Charrua AM, apresentado por Antônio Souza; e nas sextas-feiras, no quadro Histórias da Vida, no Jornal da Tarde, apresentado por Edison Rebés, na mesma emissora. O poeta Alci Soares Tubino faleceu em Uruguaiana, aos 77 anos de idade, no dia 20 de junho de 2009.


Hoje tem concerto da OSPA na Catedral - Uruguaiana.

Hoje, dia 29/05, às 20h30min, tem concerto da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre - OSPA, na Catedral de Sant'Ana, em comemoração aos 166 anos de Emancipação Política de Uruguaiana. Entrada franca. 

Custódio se licencia d'Os Rouxinóis

NOTA À IMPRENSA:

EM REUNIÃO COM A DIRETORIA NA NOITE DE HOJE, SEGUNDA, 28, DECIDI, EM CONJUNTO COM
AQUELES QUE ME APOIARAM DESDE O INÍCIO, ME LICENCIAR DAS ATIVIDADES DE PRESIDENTE DA
SOCIEDADE RECREATIVA E CULTURAL OS ROUXINÓIS PARA TRATAR DE ASSUNTOS DE ORDEM PESSOAL.
EM RESPEITO A MINHA ESCOLA, QUE NO PRÓXIMO ANO COMPLETA 60 ANOS DE MUITAS LUTAS E
VITÓRIAS, ME LICENCIO TEMPORARIAMENTE E DE LIVRE ESPONTÂNEA VONTADE DO CARGO QUE ORA
OCUPO.
CONTEM COMIGO! ESTAMOS JUNTOS!

ROBERTO CUSTÓDIO
PRESIDENTE


Estação Rodoviária de Uruguaiana.

No dia 29 de maio de 1983, portanto, há 29 anos, o então Ministro dos Transportes, o engenheiro uruguaianense Cloraldino Soares Severo e o prefeito municipal, Antônio Augusto Brasil Carús inauguravam a nova Estação Rodoviária de Uruguaiana, cujo nome oficial é Terminal de Passageiros Presidente João Belchior Marques Goulart. 

Morre Rui Tomazzoni.

Faleceu na cidade de Estrela e será sepultado hoje, dia 29/05, em Caxias do Sul, o empresário Rui Carlos Tomazzoni, 71 anos, ex-diretor da empresa Cerealista Tomazzoni Ltda. Rui deixa a esposa Marli e três filhos.

Homem encontrado morto na BR 290 - Uruguaiana.


Homem branco, com uma tatuagem dizendo Mariana em um dos braços, foi encontrado morto na BR 290, proximidades do acesso a EADI SUL agora de manhã às 7h. No corpo foi constatado por policiais uma facada no pescoço e ferimento com arma de fogo. A Brigada Militar e o delegado Rodrigo Kegler Duarte estão no local. O homem foi identificado: é Carlos Henrique Santos da Silveira, 32 anos, e tinha extensa ficha policial. Este é o oitavo homicídio registrado em 2012 (29/5/2012). 

Uruguaiana 166 anos - Para refletir.

“O moralista pode ser um sem-vergonha disfarçado, o honesto apenas um corrupto mal cantado. Basta parecerem que são o que não são. O que vale é o rótulo, não o conteúdo”. - Luis Fernando Veríssimo.