Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 12/17/14

17 de dez. de 2014

Câmara aprecia 14 projetos em Sessão Extraordinária - Uruguaiana.

Extraordinariamente os vereadores estarão reunidos nesta sexta-feira, dia 19, para a apreciação de 14 projetos encaminhados pelo Poder Executivo. A sessão realizada em recesso parlamentar inicia a partir das 9h. Os projetos referem-se à disposição de cargos e contratações no Poder Executivo, abertura de crédito ao município, investimentos em projetos na área de cultura e contribuição de melhoria. 

Município treina 150 agentes para programa ESF – Uruguaiana.


O prefeito Luiz Augusto Schneider vem buscando ao longo de sua administração, promover uma mudança na área da saúde: fortalecer as unidades básicas de saúde, conscientizar a população a procurar a unidade do seu bairro, visando desafogar o pronto socorro e o posto central de saúde, entre outros. Neste sentido, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou na segunda-feira, 15/12, o curso introdutório para agentes comunitários de saúde. As aulas estão ocorrendo na Biblioteca Municipal das 8h30min às 12h e das 14h às 18h, até a próxima sexta-feira, 19/12.
De acordo com Schneider, a medida representa essa mudança e é de extrema importância para o município. “A cultura em nosso município vem sendo de procurar sempre o pronto socorro do Hospital ou o posto central. Nosso objetivo é que a população procure o atendimento de seu bairro e os agentes comunitários de saúde têm grande papel nessa mudança. Esses profissionais têm condições de acompanhar aquela família e desenvolver com ela um vinculo de confiança tão necessário nesta área. Precisamos fortalecer cada vez mais a atenção básica, explica Schneider. Estão recebendo o treinamento 122 agentes aprovados no processo seletivo simplificado realizado no último dia 30/11, e 31 agentes que já estão trabalhando. De acordo com a secretária de Saúde, Saionara Marques, há cinco núcleos completos do programa Estratégia Saúde da Família, já atuando. “Com a chegada destes agentes, nosso objetivo é formar 15 núcleos”, explica a gestora. Nos próximos meses, outros 150 aprovados no processo seletivo para agentes comunitários de saúde.

A Prefeitura e o Plano de Saneamento Básico - Uruguaiana.

Foi realizada na manhã de terça-feira, 16/12, a audiência pública para apresentação do Plano de Saneamento Básico de Uruguaiana. O evento ocorreu no salão do Núcleo Municipal de Estudos de Saúde (Numesc), no segundo piso da secretaria de Saúde, e conta com a explanação dos técnicos que elaboraram o projeto, Luis Bortoluzzi, Marcíria Lamberti, Graziela Dering e José Maria Faraco. O objetivo da audiência foi tornar público o projeto elaborado e colher sugestões e propostas referentes ao conteúdo. O prefeito Luiz Augusto Schneider acompanhou pessoalmente a audiência e destacou a importância da elaboração e execução do Plano. Além dele estiveram presentes a vice-prefeita, Neraí Kaufmann, os secretários Diego Roque, de Planejamento; Vitor Gediel, de Segurança e Trânsito, e Fernando Alves, de Governo, que também preside a comissão fiscalizadora do contrato com a empresa Odebrecht Ambiental. O engenheiro Osmar Saldanha, técnico que acompanha os trabalhos na empresa também esteve presente.

Comitê da Balada Segura - Uruguaiana.

Foi implantado na tarde de 16/12, o Comitê do Balada Segura em Uruguaiana. O comitê é formado por entidades do município, além do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran/RS), Prefeitura Municipal e demais órgãos envolvidos na Operação. Integram o Comitê as seguintes entidades e órgãos: Detran; secretaria municipal de Segurança e Trânsito; Polícia Rodoviária Federal; Corpo de Bombeiros, secretaria municipal de Educação; Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); Colégio Estadual Dr. Roberval Beheregaray Azevedo; CFC Shaloon; CDF Uruguaiana; CRD Fronteira; Odebrecht Ambiental; Sest/Senat Uruguaiana; Sindimercosul; secretaria municipal de Saúde; Hospital Santa Casa de Caridade; Assessoria Municipal de Imprensa; Universidade Norte do Paraná; Escola de Ensino Médio Uruguaiana; Escola de ensino médio Marechal Cândido Rondon. A implantação ocorreu no Salão Nobre da Prefeitura, com a presença do prefeito Luiz Augusto Schneider, do secretário de Segurança e Trânsito, Vitor Gediel Machado, do coordenador estadual do Balada Segura, Vitório Albani da Silva Trovão e dos membros do Comitê.

Câmara inicia recesso parlamentar – Uruguaiana.

A Câmara Municipal de Uruguaiana adotou horário de atendimento ao público diferenciado no recesso parlamentar que iniciou, dia 16/12. Neste período são interrompidas as atividades normais de plenário do Poder Legislativo. Os setores administrativos da Casa têm expediente das 8h às 16h, sendo suspensos os trabalhos ordinários como sessões e reuniões das Comissões Técnicas, até dia 1º de março.

Morre o médico Édison Luzardo de Almeida - Uruguaiana.

Faleceu no sábado, dia 13/12 e foi sepultado no domingo, dia 14/12/2014, às 11h, no Cemitério Municipal de Uruguaiana, o médico, político e agropecuarista Édison Luzardo de Almeida, aos 90 anos de idade.
Édison Luzardo de Almeida nasceu em Uruguaiana em 11 de junho de 1924, filho de Manoel Bento de Almeida e Joana Luzardo de Almeida. Casado com a sra. Leda Pombo, teve quatro filhas e oito netos. Cursou o primário e o secundário no Colégio União de Uruguaiana e o curso científico no Colégio Júlio de Castilhos em Porto Alegre. A Faculdade de Medicina cursou na Faculdade Nacional de Medicina, na Praia Vermelha, no Rio de Janeiro, formando-se em 1950. Foi o orador de sua turma.
Interno no Serviço do Professor Capiglioni no Hospital Moncorvo Filho, no Rio de Janeiro, até o 5º ano do curso médico. Interno oficial da Cadeira de Pediatria, do Professor Martinho da Rocha e estagiou no Laboratório de Análises do Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro. Foi também, durante um ano (1951) estagiário do Serviço de Cardiologia do Doutor A A Vilella, na Policlínica Geral do Rio de Janeiro e durante 60 dias (1952) do Serviço de Anestesiologia do Hospital Israelita de Buenos Aires, Argentina.
Seguiu o curso de Tuberculose da Secretaria da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul em 1954 e foi Chefe do Dispensário de Tuberculose do Centro de Saúde de Uruguaiana de 1951 a 1961. Depois foi chefe da Unidade Sanitária de Uruguaiana até 1967 e Chefe do Serviço de Perícia Médica do INSS de Uruguaiana até 1994. Dentre outros Congressos Médicos participou do VI Congresso Mundial de Cardiologia realizado em Londres.

Gestão 2015 da Câmara está definida - Uruguaiana.


A Mesa Diretora da Câmara Municipal de 2015 foi eleita na quinta-feira, dia 11/12/2014. A presidente do próximo ano Legislativo será a vereadora Jussara Osório (PSDB); o vice-presidente, vereador Egídio Carvalho (PSDB); 1ª secretária, vereadora Josefina Soares (PP); 2º Secretário, vereador Rafael da Silva Alves (SDD) e 3º Secretário, vereador Carlos Eduardo Espíndola Alves (PMDB). Entre as atribuições da Mesa Diretora está administrar a Câmara e manter a regularidades dos trabalhos legislativos. Compete atuar na execução orçamentária, na ordem política e em relação ao gerenciamento das atividades do órgão, com atribuições definidas no regimento Interno. Os serviços administrativos da Câmara são executados pelos Departamentos, e regidos por atos 

Projetos pelo desenvolvimento são aprovados no Parlamento – Uruguaiana.

Na sessão ordinária de quinta-feira, dia 11/12, foi aprovado na Câmara Municipal projetos de lei de fomento ao desenvolvimento econômico de Uruguaiana. Trata-se de alteração do Código Tributário e da instituição do Fundo Municipal de Desenvolvimento do Comércio e da Indústria (FUMDECI). Acompanharam a discussão e a votação dos projetos de Emendas à Lei Orgânica e do projeto de Lei representantes do comércio e do Poder Executivo. Dessa forma, fica estabelecido que ao FUMDECI estará vinculada a arrecadação de taxas, fiscalização, vistoria, ambulantes, publicidade, de uso de áreas, licença do Fundo de Comércio e dos autos de infração, para ser aplicada em projetos e serviços voltados a área de desenvolvimento econômico diretamente voltadas para empreendedores.

Os recursos iniciais recolhidos serão destinados para condomínios empresariais para micro-empresários, pista de evento automobilístico, reestruturação do Centro de Comércio Informal (camelódromo), parque municipal de eventos e implantação de complexo de águas termais em Uruguaiana. Através dos projetos de Leis Complementares aprovado, fica criada Licença Especial de Fundo de Comércio incidente sobre estabelecimentos autorizados a funcionar como lojas francas e empresas que operem como entreposto fornecedor, situadas dentro de área de alfândega. As matérias apresentam uma tabela de valores para obtenção da Licença que toma como referência o porte do empreendimento e inclui ao Código Tributário a necessidade de prévia licença da Prefeitura para o funcionamento.