Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 10/29/16

29 de out. de 2016

Rios da região retornam, aos poucos, ao leito normal!


                                          Área margear do rio Uruguai próximo ao Tamandaré Iate Clube - 
                                                                                      Foto: Rose Nunes 


Rio Uruguai - segundo o coordenador da Defesa Civil,  Paulo Woutheres mede 7,74m. Retono às casas a partir de segunda-feira. O rio Quaraí, de acordo com Izair dos Santos - 6,92m e o rio Ibirapuitã - 2m - conforme Guiomar Silva.

Contrastes na areia, por Valéria del Cueto

contrastes-na-areiaContrastes na areia

Texto e foto de Valéria del Cueto
Combinação perfeita: sol praia e caderninho. Um pouco de vento para quebrar o calor. O mar não está propício para grandes aventuras a não ser que você esteja de prancha e conheça os segredos das valas, bocas e correntes do Arpoador/Ipanema.

Quem tem um caderninho e está com saudades da sensação da caneta deslizando pelas páginas pode, por um dia, dispensar algo maior e mais duradouro que um mergulho para dar um gás nos cachos. Depois de alguns dias de chove-não-molha-muito a previsão (de novo) é de chuvas  trovoadas, então... Vamos aproveitar o sol da tarde.

No trajeto, bem na frente, um grupo de garotos de bermudas, chinelos e mochilas foi interceptado no portão de saída para a praia do Parque Garota de Ipanema. Com educação o policial pediu para abrirem as mochilas, perguntou de onde vinham (Jacaré).

Barrou. Dali, deram meia volta. A explicação é o grande número de furtos na área, conta um representante da autoridade, autêntico enxugador de gelo. São menores e vem sem. Documentos e nem um responsável maior de idade. Meia-volta!

Chegam aos poucos e quando se juntam na areia formam grupos de mais de 30 garotos. E partem pra cima. Um ataca e corre para o grupo. Todos parecidos. Não dá pra reconhecer quem deu o bote. E encarar é difícil.

De 8h às 12h a praia é um paraíso. Daí em diante, até as 17h, hora que começam a chegar os turistas para o  famoso pôr-do-sol e o policiamento é reforçado, é que o coro come. Os locais, inclusive das comunidades vizinhas, tentam ajudar para impedir o caos, mas não dão conta.

A última novidade são os ataques noturnos. O local é um point de surfistas, com uma boa iluminação e a vista é espetacular. Esses dias corre a história de que quase jogaram uma mulher que reagiu ao bote, na parte das pedras, lá de cima. Eram tantos que a polícia precisou fechar um perímetro para conter o bonde. Eles estão reagindo a autoridade policial que sabe pouco poder fazer para conter a ousadia. Os problemas aconteceram por noites seguidas. Os integrantes dos bondes comemoram seus ganhos pelo facebook, acredite.

Tempos modernos que afastam o prazer das coisas simples como poder estender a canga na areia, puxar o caderninho e empunhar, distraída do entorno, a caneta. Essa sim, um grande veículo de transformação social.

Não dá. O mesmo menor barrado na entrada do Parque  circula pelo pedaço, nas proximidades do Posto 8.  Roda pra cá, roda pra lá, chega junto a uns turistas que escolhem peças de bijuterias artesanais, pergunta o preço olhando, não as peças que se diz interessado, mas mapeando o local. Vai em frente rodeando os grupos e checando as possibilidades.

O caderninho reclama atenção, pede concentração, exige coerência. O vento murmura e a tarde avança. Pássaros cruzam o céu quase sem nuvens.

A harmonia é quebrada por uma gritaria. A mulher  enfurecida. Pede respeito ao vendedor de caipirinha que, jura, trará uma mulher “para lhe dar uma coça”, por que não é covarde e não bate em... mulher!

A curta e patética história: O vendedor oferece o produto. A mulher não quer. O cara insiste. A mulher derruba a bandeja com os copos com todos os drinks do vendedor. Só que a praia está vazia. Só tem outros... vendedores. O pau quase quebra!

Isso não é uma fábula fabulosa. É a realidade nua e crua. Aquela que para mudar precisa de reformas estruturais e de conduta. Em Brasília, Renan vai de juizeco...

A educação é pilar básico para regular as relações e ser cabeça de ponte para tempos menos cruéis, de mais amor e gentileza. Pense nisso quando, no domingo, escolher o prefeito de sua cidade.

O futuro agradece àqueles que (ainda) acreditam.
*Valéria del Cueto é jornalista, fotógrafa e gestora de carnaval. Crônica da série “Arpoador” do Sem Fim...

PRF - Informa:

Trânsito normalizado na Ponte Internacional que liga Uruguaiana a Paso de los Libres (AR) - agora - às 12h40min.

Engarrafamento na Ponte Internacional

A Polícia Rodoviária Federal está informando (12h) que o tráfego na Ponte Internacional que liga Uruguaiana a Paso de los Libres (AR) está em meia pista. A PRF e Gendarmeria trabalham para minimizar a situação. Engarrafamento atribuído a verificações da Receita Federal e sobrecarga da AFIP. 

Os vencedores da II edição da Mostra Cultural e Programa Nosso Rio Uruguai foram:

Durante oito meses, 50 escolas das redes pública e privada participaram das ações do Programa Nosso Rio Uruguai, promovido pela concessionária que trata água e esgoto em Uruguaiana.

As turmas inscritas no projeto participaram do último desafio pedagógico proposto – a II Mostra Cultural Nosso Rio Uruguai. O evento contou com apresentações artísticas e culturais, como dança, paródia, teatro e música.

“As atividades realizadas dentro de sala de aula foram chamadas de desafios. Trabalhamos assuntos relacionados ao uso consciente da água, lixo, drenagem pluvial e esgoto sanitário com alunos do ensino infantil ao fundamental”, explica Anderson Cruz, responsável pelo setor de Responsabilidade Socioambiental da empresa.

Cada atividade foi avaliada por uma comissão julgadora, assim como as apresentações feitas durante a II Mostra, realizada no Teatro Rosalina Lisboa. No total, seis mil estudantes participaram do programa este ano.

Os vencedores da II edição da Mostra Cultural e Programa Nosso Rio Uruguai foram:
Ensino Infantil : 
E.M.E.I Monteiro Lobato – Turmas V A e VI A
Ensino Fundamental:
Instituto Estadual Romaguera Corrêa Turma 41
E.M.E.F Rui Barbosa – Turma 7° B

Apresentação promovida pelo Arte Sesc acontece nesta quinta-feira (03/11), às 21h

Nesta quinta-feira (03/11), às 21h, a cidade de Uruguaiana recebe o espetáculo gratuito “Não me toque, estou cheia de lágrimas – Sensações de Clarice Lispector”, do grupo GEDA Cia de Dança Contemporânea.

A apresentação, que ocorrerá no Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa (Rua XV de Novembro, 1844), traz uma obra coreográfica baseada na personalidade e no mundo misterioso e fascinante da escritora.

No mesmo dia, a partir das 15h, acontece a oficina “Dramaturgia de Movimento”, no Clube Comercial (Rua Quinze de Novembro, 1822).

Mais informações podem ser obtidas no Sesc Uruguaiana (Rua Flores da Cunha, 1984), pelo telefone (55) 3412-2482, no site www.sesc-rs.com.br/uruguaiana e na página www.facebook.com/sescuruguaiana.