Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 02/22/22

22 de fev. de 2022

Baianas, afetividade do Carnaval - Estação Paraíso, Metrô de São Paulo



Estação Paraíso do Metrô recebe Exposição “BAIANAS AFETIVIDADE DO CARNAVAL”


A partir desta terça-feira (22) quem passar pela estação Paraíso da Linha 1-Azul do Metrô poderá "entrar na roda" apreciando a exposição “BAIANAS AFETIVIDADE DO CARNAVAL”

 

A mostra fotográfica faz parte do projeto LINHA DA CULTURA e apresenta os elementos que compõem o imagético de uma das figuras mais tradicionais do mundo carnavalesco. 

As baianas sintetizam uma parte dos fundamentos das escolas de samba e do carnaval brasileiro.



Dos cuidados com a limpeza dos espaços, como a lavagem das quadras e da Sapucaí, passando pelo carinho no preparo dos alimentos, à composição de suas míticas indumentárias e adereços, para chegar ao giro mágico das componentes das magistrais alas das baianas, elas se fazem presente no cotidiano das agremiações do samba e são destaque no cortejo na passarela. 

Elementos obrigatórios nos desfiles carnavalescos, remetem à conexão com a ancestralidade. Quando surgem paramentadas, as tias nos fazem pensar que, enfim, é carnaval!


Foto Cesar Frezzato

 

A mostra, que ocupará até 31 de março o espaço cultural da estação Paraíso da Linha 1 Azul, tem curadoria de Cesar Frezzato. É composta por fotos de Valéria del Cueto, Vinicius, Sarvegnini Martins e do acervo Riotur. Texto de Renato Dutra, apoio de Priscila Wu. 

Realização @historiasdocarnaval e Linha da Cultura do Metrô de São Paulo.

 

SERVIÇO: 

Exposição “BAIANAS AFETIVIDADE DO CARNAVAL”
Data: De 22/02 a 31/03
Estação: Paraíso

No site do Metrô SP: https://biblioteca.metrosp.com.br/index.php/ptbr/359-linha-visuais/1117-baianas

Contato: Cesar Frezzato 11-983972061 / histdocarnaval@gmail.com

Studio na Colab55