Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 08/11/13

11 de ago. de 2013

A cidade das obras inacabadas - Editorial de 27/07/2013 – Jornal Momento & Tribuna.



Devemos ter consciência de que o novo governo, além de ter herdado uma dívida milionária, terá o desafio de viabilizar ou repensar algumas obras feitas na correria e com o intuito midiático. A ciclovia é uma delas. A avenida Presidente Vargas, a maior via de Uruguaiana foi dividida por uma cerquinha de ferro no canteiro principal e o que menos se vê transitar por ali são justamente as bicicletas. A Pinheiro Machado, principal acesso a zona sul da cidade, “ganhou” mão única e uma desastrada ciclovia sem ter outra rua paralela em condições de trafegabilidade para que fluam automóveis, motocicletas, ciclistas e transeuntes. A Flores da Cunha foi “presenteada” com a sinistra obra, trazendo prejuízos ao comércio estabelecido, com pouco uso e sem uma via alternativa em condições de tráfego. Na avenida Setembrino de Carvalho foi implantada a ciclovia, quando a prioridade seria a duplicação da avenida, acesso ao nosso maior conglomerado urbano, a União das Vilas, onde residem 28 mil pessoas.
A mobilidade urbana, hoje um termo na moda, não foi considerada nestas edificações. Pelo que se nota, a figura de um engenheiro de trânsito não passou nem perto do projeto, bem como um apurado estudo técnico de necessidades e viabilidade de tal obra. Outra obra inaugurada em dezembro de 2012 e que até agora não está funcionando é a Clínica Renal Municipal que continua fechada e foi construída em um terreno que não é propriedade do município. De outro lado, os pacientes renais seguem seu calvário em busca de um atendimento digno. Ainda, na esfera da saúde pública, o Instituto de Cardiologia, pronto e equipado desde 2010, sequer foi inaugurado e, por conhecida desinteligência, desde fevereiro de 2011 está envolto em uma batalha pessoal e judicial, enquanto cidadãos são obrigatoriamente transferidos para outros municípios. Cremos que o Poder Judiciário irá proporcionar um final feliz para esta novela.

Curso em busca de empreendedores – Uruguaiana.



Na quinta-feira, dia 08/08, foi realizada no SESC, em parceria com a ACIU, a formatura dos alunos que participaram do projeto mini empresa – Junior Achiviement. Quarenta jovens que cursam o ensino médio receberam o certificado de conclusão, 18 da escola Uruguaiana e 22 da escola Elisa Ferrari Valls. A Junior Achievement é uma organização de educação prática em negócios, que é mantida pela iniciativa privada. Seu objetivo é despertar o empreendedorismo em adolescentes. Durante 15 semanas alunos criam uma mini empresa, escolhem um produto, fabricam, gerenciam, vendem, recebem salário e pagam impostos, como uma empresa real. As estudantes da escola Elisa Valls, formaram a Nanapets, uma fábrica de cama para bichinhos de estimação com base em pneu reciclado, e os alunos da escola Uruguaiana fundaram a Ecopuff, empresa que produz puffs com garrafas pet. De acordo com o coordenador de projetos da ACIU, Diego Moreira, a associação apoia esse projeto desde o ano 2000, e os interessados em participar podem entrar em contado com a Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana. 

Conferência de Assistência Social – Uruguaiana.



A VIII Conferência Municipal de Assistência Social, realizada pela Secretaria Municipal de Ação Social e Habitação e pelo Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS, foi realizada no dia 8 de agosto no Lions Clube de Uruguaiana. O evento foi dividido em seis eixos: 1. O Confinanciamento Obrigatório da Assistência Social, que teve como objetivo avaliar o atual quadro da gestão orçamentária e financeira. 2. Gestão do SUAS: Vigilância Socioassistencial, Processo de Planejamento, Monitoramento e Avaliação, que discutiu, analisou, e compreendeu os itens citados para aprimoramento do SUAS. 3. Gestão do Trabalho, que visou discutir, avaliar e reafirmar a concepção deste assunto e qualificar o debate sobre educação permanente na assistência social. 4.Gestão dos Serviços, programas e projetos, onde foi analisado do ponto de vista do controle social os processos, programas e projetos, tendo em vista a qualidade e efetividade dessas ofertas. 5. Gestão dos Benefícios no SUAS, avaliando e fortalecendo a gestão de benefícios, e o eixo seis com a regionalização, onde se reconheceu as diversas realidades socioeconômicas, culturais e étnicas e suas expressões, tendo em vista a garantia dos direitos socioassistenciais. Foi feita uma avaliação dos oito anos do SUAS - Sistema Único da Assistência Social, onde participaram assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, profissionais do nível médio e usuários. “Estamos fazendo um balanço de como os técnicos enxergam o assistente social e como o usuário que esta recebendo esse atendimento esta se sentindo”, disse a secretária municipal de Ação Social e Habitação, Andréa Oliari. Inúmeras dificuldades foram apontadas, as principais delas foram a falta de técnicos da área atuando e a falta de recursos. Assim como, os avanços nos últimos dois anos também foram destacados no evento, projetos implantados, famílias sendo mapeadas por meio da busca ativa, criação d novos projetos e programas como o Pronatec, Unitra, e Projovem. Conforme o presidente do CMAS, Raimundo Mendes, o resultado do seminário será levado a conferência estadual em Porto Alegre e,  depois na Federal, em Brasília, ainda este ano.