Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 10/17/12

17 de out. de 2012

Schneider vence a disputa pela Prefeitura – Uruguaiana.


No domingo, dia 07/10/2012, o administrador de empresas Luiz Augusto Fuhrmann Schneider (PSDB) com 33.863 votos (50,15% dos votos válidos) conquistou a Prefeitura de Uruguaiana e comandará a cidade no período 2013/2016. Em segundo lugar, ficou o candidato Mauro Brum (PP) que obteve 15.780 votos (23,37%); em terceiro lugar, o candidato do PMDB, Kiko Barbará que recebeu 9.837 votos (14,57%); em quarto lugar, a candidata do PT, professora Maria de Lourdes Brondani com 4.321 votos (6,40%); e Lourival Gonçalves (PDT) que recebeu 3.725 votos (5,52%). Foram apurados 1.133 votos em branco (1,63%) e 913 votos nulos (1,31%). Em Uruguaiana, estavam aptos para votar 90.640 votos; houve comparecimento de 69.572 pessoas (76,76%). Ainda, foi registrada uma abstenção de 21.068 pessoas, percentual de 23,24%. Schneider liderou a coligação Para Continuar no Rumo Certo, composta pelo PSDB, DEM e PV. Pela primeira vez, teremos uma mulher no cargo de vice-prefeita, a professora e vereadora Neraí Santos Kaufmann.

Luiz Augusto Schneider é casado com Maria Rita Carvalho, pai de Érica e Laura. Formado em Administração de Empresas, nasceu em Uruguaiana, no dia 3 de maio de 1970. Empresário e presidente da ACIU – Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana, concorreu a vice-prefeito em 2004 pelo PP, numa chapa liderada por Cicico Dornelles. Em 2005, convidado por Sanchotene Felice, ingressou no PSDB e foi secretário municipal de Agricultura, de Indústria e Comércio e presidente da Comissão Gestora da Santa Casa de Caridade. Em 2008, foi eleito vice-prefeito, na reeleição de Felice, e desempenhou a função de secretário municipal de Saúde.

A maior votação nominal para Prefeitura de Uruguaiana foi obtida pelo professor Sanchotene Felice que, em 2008, foi reeleito com 43.141 votos, percentual de 61,71%. No entanto, o maior percentual continua sendo de Antônio Augusto Brasil Carús que, na eleição de 1988, recebeu 64,61% dos votos, totalizando 35.742 votos num colégio de 55.318 eleitores. Em 2012, Schneider conquista a terceira maior votação nominal e o terceiro maior percentual numa eleição majoritária em Uruguaiana com 33.863 votos (50,15% dos votos válidos). 

Poema A VOZ DO VENTO, de Gonçalves Vianna.

Voz do Vento

João Gonçalves Vianna Filho, advogado e poeta uruguaianense
(03/10/1890 – 11/04/1934)

Na voz do vento geme a voz de uma saudade...
Quando escuto essa voz, imensamente triste,
Doce recordação meu coração invade
De algum amado ser, que há muito não existe.

E ponho-me a lembrar... Evoco o meu passado
E, recordando o tempo alado que lá vai,
Ao meu paterno lar me sinto transportado,
E vejo minha Mãe ao lado de meu Pai.

E me vejo criança a rir entre as crianças,
Naquela quadra azul dos meus primeiros anos,
Quando era esta minha alma um ninho de esperanças
E eu tinha um coração alheio aos desenganos...

Sempre o vento a falar: que triste é a voz do vento!
Outra lembrança mais... Como isto foi, nem sei...
Vento, não fales mais! Meu doido pensamento
Vai da terra até Deus, que há tanto abandonei.

Eu conheço esta voz, já quanta vez a ouvi!
Será de minha Mãe? Há tanto que ela é morta!
É a voz das ilusões, quem sabe? que eu perdi,
E agora vêm, bater, de novo, a minha porta.

“Longe o espírito vai”... Vai longe o pensamento...
Sinto dentro do peito uma opressão insana,
E, em sonhos, me transporto, em rápido momento,
À terra onde nasci, a minha Uruguaiana.

De lá me vem, talvez, e oculta-se em minha alma,
Nestas horas de paz, tão suaves e divinas,
Esta tristeza boa, esta saudade calma,
Como aquela que têm as suas casuarinas.

São bocas a falar que há muito emudeceram
Num mistério sem par, por toda a eternidade.
Ouço na voz do vento a voz dos que morreram
Na voz do vento geme a voz de uma saudade!

Jornalista uruguaianense Bruna Estivalet é finalista do Prêmio Esso de Jornalismo.


• Foram avaliados 1.302 trabalhos, novo recorde • Vencedores serão conhecidos em 12 de novembro  • Em seu centenário no Brasil, patrocinadora ExxonMobil renova apoio ao jornalismo nacional
ExxonMobil anuncia hoje, dia 17/10, os finalistas do 57º Prêmio Esso de Jornalismo. Com um número recorde de inscrições, foram avaliados 1.302 trabalhos por 38 jurados das comissões de seleção. Destes, acabaram indicados 70 finalistas, dos quais 35 de texto; 15 de criação gráfica, 10 de fotografia e 10 de telejornalismo, num total de 12 categorias.  Todos os materiais inscritos foram avaliados por, pelo menos, três jurados na primeira fase de seleção. Para as reportagens de texto que atingiram a segunda fase, novas análises foram executadas por grupos de quatro, seis e até 13 jurados. O sistema de múltiplas aferições fez com que os trabalhos chegassem a ser examinados 5.363 vezes. Como já é tradição no Prêmio Esso de Jornalismo, o corpo de jurados é formado por jornalistas reconhecidos em todo o país. A ExxonMobil, que comemora um século de atuação no Brasil em 2012, patrocina o Prêmio Esso de Jornalismo há 57 anos ininterruptos. Para selecionar os trabalhos finalistas de 2012, as comissões examinaram 677 reportagens, séries de reportagens ou artigos; 213 trabalhos fotográficos; 329 trabalhos de criação gráfica (Jornal, Revista e Primeira Página) e 83 trabalhos de telejornalismo, totalizando 1.302 inscrições.
É a seguinte a relação dos trabalhos finalistas considerados os melhores de 2012, divididos por categoria a que concorrem, segundo a ordem de inscrição:

12 - FINALISTAS AO PRÊMIO ESSO DE TELEJORNALISMO

Gustavo Costa, Marco Aurélio Melo, Antonio Gilberto, José da Silva e Gustavo Duarte, com o trabalho DR. MARCELO, DIÁRIO DO INFERNO, transmitido pela REDE RECORD.
Gustavo Costa, Adriana Araújo, Cátia Mazin, Markus Bruno e Jéssica Nolte, com o trabalho O INFERNO DE POTOSÍ, transmitido pela REDE RECORD.
Sandro Barboza, Eliete Cavalcante de Albuquerque, Juliana Maciel, Josenildo Tavares, Edvander Silva e Carlos Rodrigues, com o trabalho QUANDO UM CRIME VIRA UM SIMPLES RELATÓRIO, transmitido pela REDE BANDEIRANTES.
Fábio Pannunzio, Eliete Cavalcante de Albuquerque, Edvander Rodrigo Silva, Rosângela Marques Lara, Luiz Pessoa Júnior, Ubaldino Mota, Josenildo Tavares e José Antônio Martins de Palma Gonçalves Peres, com o trabalho DESAPARECIDOS, transmitido pela REDE BANDEIRANTES.
Fernanda Balsalobre, Gustavo Minari, Bianca Vasconcellos, Jorge Carvalho, Décio Ciappini, Nilton de Martins, Alessandra Valenti, Luciana Lajus e Fernanda Longatto, com o trabalho A MÃO DE OBRA ESCRAVA URBANA, transmitido pela TV BRASIL.
Fábio Diamante, Leandro Calixto, Diego Bento, Claudenir Puga, Agamenon Tomé, Viviana Macedo e Fernando Capelari, com o trabalho PIRATARIA NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DE SÃO PAULO, transmitido pelo SBT.
Michael Keller Silva, Mario Rezende, Henry Ajl e Markus Bruno, com o trabalho O SACRIFÍCIO DE CRIANÇAS, transmitido pela REDE RECORD.
Fábio Diamante, Leandro Calixto, Rodrigo Hornhardt, Ronaldo Dias, Cristian Mendes, Mônica Dalfonso, Guilherme Zwetsch e Dênis Urdiale, com o trabalho GUARDAS AGRIDEM MORADORES DE RUA, transmitido pelo SBT.
Roberto Cabrini, Bruna Estivalet, Kallyna Galinari Sabino, Thais Olenk, Angélica Mansani Pires, Márcio Ronald Fernando e Daniel Vicente, com o trabalho O OUTRO LADO DA PASSARELA, transmitido pelo SBT.
Giovani Grizotti, com o trabalho, MÁFIA DOS CONCURSOS, transmitido pela RBS TV.

Gatão de Meia Idade - Olímpico

Projeto do novo Hospital de Uruguaiana


O novo Hospital de Uruguaiana  será construído na área da antiga Santa Casa de Caridade, preservando o histórico prédio que hoje abriga o Centro Geriátrico Comendador Bermúdez e a Capelania Militar. O hospital trabalhará integrado com a UPA 24h, já em obras na esquina das ruas Marechal Deodoro e Júlio de Castilhos, no mesmo quarteirão. 

O novo Hospital terá 200 leitos, área total de 14 mil metros quadrados, cinco salas cirúrgicas, 10 leitos de UTI Adulta, 10 leitos de UTI Infantil, laboratórios e setor completo de diagnóstico por imagem. Será uma unidade hospitalar com toda estrutura necessária e funcionará integrada à rede municipal de saúde pública. O projeto é ambicioso, mas nasce com as mesmas características que nortearam a antiga Santa Casa, desde 1897: o bem comum, a fraternidade e o amor ao próximo.
O projeto está em fase conclusiva, elaborado sob a responsabilidade técnica da empresa especializada em plantas hospitalares AS BUILT, de Curitiba, Paraná. Em reunião os arquitetos Jonas Badermann de Lemos e Edgar Nicolau Poisl; e o engenheiro Rodrigo Alves de Novaes, apresentaram o pré-projeto ao prefeito Sanchotene Felice. Há previsão de início das obras para meados de 2013, dependendo de recursos próprios e parcerias nacionais e internacionais. O investimento previsto com obras físicas é de aproximadamente R$ 45 milhões. O Prefeito Municipal pretende fazer a memorável iniciativa coincidir com um amplo processo reivindicatório, junto ao Governo Federal, pela criação da Faculdade de Medicina da Unipampa em Uruguaiana. Neste caso, o novo Hospital de Uruguaiana teria seu planejamento ampliado para Hospital-Escola, com instalações didáticas-pedagógicas próprias.  

Parceria promoveu Curso para condução de veículos – Uruguaiana.


O SEST SENAT - O Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT), promoveu, em parceria com o Sindimercosul - Sindicato dos Trabalhadores em Transportes de Cargas de Linhas Internacionais do RS, “Curso de Capacitação para Condução de Veículos de Passageiros”.
Para ser contratado por empresas de transporte de passageiros por fretamento, o motorista com CNH categoria D necessita fazer um curso de formação profissional. De acordo com a resolução 168 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) é obrigatório o curso de Formação para Condução de Transporte para Veículos de Passageiros. Sem esse curso, a pessoa não está apta para desempenhar a atividade de motorista profissional e transportar passageiros.
O curso de formação tem 50 horas de aulas com as disciplinas: Legislação de Trânsito; Direção Defensiva; Noções de Primeiros Socorros, Respeito ao Meio Ambiente e Convívio Social no Trânsito; Relacionamento Interpessoal. Esse curso é direcionado para motorista com carteira D ou E e é oferecido pelo SEST/SENAT (Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte. O objetivo do curso é trazer novos motoristas para o setor, profissionais que atuam em outros setores e venham para o setor de transporte, justamente prevendo e considerando a falta de motoristas hoje, tanto para carga como para passageiro. O SEST/SENAT desenvolveu o curso teórico e prático, em parceria com o Sindimercosul que disponibilizou para as aulas práticas a Unidade Móvel do Trabalhador do Sindicato.