Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 08/22/10

22 de ago. de 2010

Ma Teus

Ma teus

Texto e foto de Valéria del Cueto

Mateus é um menino que mora na casa ao lado do chalé. Outro dia descobri que a presença de Mateus é essencial para me reconhecer definitivamente uma chapadense, a cada final de semana que me escondo por lá.

Tudo é uma questão de ponto de vista, o que para meus amigos cuiabanos pode ser um ëscondimento”, na verdade é o que me coloca em contato com as plantas, os insetos e, principalmente os pássaros cantantes do meu pedaço alugado.
Quando chego, depois de uma semana encarapitada no apartamento da Avenida São Sebastião ( o santo padroeiro do meu Rio de Janeiro me protege e abriga na atual temporada no centro-oeste), procuro o reconhecimento mútuo entre os elementos do meu habitat e a forasteira que vos escreve.

Respiro fundo, abaixo o giro, apuro os ouvidos e deixo o ritmo do chalé e seu entorno me envolverem.

* Continua no SEM FIM... 

Umidade relativa do ar semelhante ao período de verão

A temperatura oscilou neste domingo entre os 15,6ºC às 8h e 29,9º.`C às 15h. A umidade relativa do ar de 28% tem provocado processos respiratórios que levam - principalmente - crianças e idosos - às farmácias e ao Pronto Socorro da Santa casa com processos alérgicos e bronco-respiratórios.

Gatão de Meia idade - Quando eu era jovem