Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 10/22/14

22 de out. de 2014

Conselho Tutelar em novo endereço – Uruguaiana.

A Prefeitura Municipal de Uruguaiana informa que o Conselho Tutelar de Uruguaiana já está funcionando em novo endereço, na Rua Tiradentes nº. 2801, no andar térreo do Museu Histórico Raul Pont, ao lado do prédio do INSS. Com objetivo de ocupação adequada de prédios, o prefeito Luiz Augusto Schneider determinou a otimização dos espaços públicos, fazendo com que a Prefeitura Municipal deixe de alugar imóveis para abrigar instituições e órgãos municipais. Telefones para contato: 3412-6099 ou 9622-9752.

Brique na Praça do Barão - Uruguaiana.

A Prefeitura Municipal de Uruguaiana, por meio das secretarias municipais de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, e de Cultura, realizará a segunda edição do Brique da Praça, das 15h às 19h, no dia 09 de novembro de 2014, reunindo feira de artesanato e apresentações culturais. Artistas com suas obras em pintura, bordado, crochê, tricô, esculturas, placas esculpidas em madeira, brechó, compotas, pães, salgados e doces caseiros.

Prefeitura asfaltará Rua Monteiro Lobato até o IFF - Uruguaiana.

O prefeito Luiz Augusto Schneider assinou a requisição para abertura de processo licitatório que visa contratar empresa para pavimentar a Rua Monteiro Lobato, até a sede do Instituto Federal Farroupilha (IFF), que será inaugurada no início do próximo ano. A assinatura ocorreu no Gabinete, com a presença do secretário Jorge Prestes Lopes, de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho e do engenheiro responsável pelo projeto, Vilmor Antonello. De acordo com o prefeito Schneider, o projeto, que faz a ligação com a Rua Pinheiro Machado, contemplará ainda o loteamento Anita Garibaldi, beneficiando diretamente, não somente a população dos demais bairros da cidade, aluna do Instituto Federal, como a população a sua volta, e a população deste loteamento. O projeto está avaliado em R$ 579.911,04 e o processo licitatório deve ter início imediatamente.

Celemaster vence primeira fase de competição estadual - Uruguaiana.

No último final de semana, a equipe de futsal feminino Celemaster, conquistou o título da primeira fase do campeonato estadual da modalidade, após vitória sobre a equipe do Sest/Senat de Pelotas pelo placar de 10 x 3. A partida ocorreu no Ginásio Municipal. A exemplo do que ocorrerá na partida anterior, a equipe jogou de uniforme rosa, em homenagem ao Outubro Rosa, campanha de prevenção ao câncer de mama. Agora, a nossa equipe terá vantagem de decidir em casa, todas as partidas do playoff, que terão início em novembro. A Celemaster conta com o patrocínio de várias empresas da cidade e de aporte financeiro do Fundo Municipal de Desporto.

Equipe representa Uruguaiana no estadual de Várzea.

A equipe do SER Ipiranga, bicampeã do torneio Bola Bairros, competição de futebol entre as associações de moradores de bairros de Uruguaiana, está representando o município no Campeonato Gaúcho de Futebol de Várzea, antigamente chamado de Campeonato Gaúcho Amador. Na partida de estréia na competição, a equipe venceu o Desportivo Colina, de Santana do Livramento, por 1x0. A partida ocorreu no Estádio Felizberto Fagundes Filho, do Esporte Clube Uruguaiana. No próximo dia 2/11, a equipe enfrenta uma decisiva partida, na cidade de Alegrete, que vale vaga para a próxima fase. A competição é organizada pelo Governo do Estado, pela Secretaria de Esporte e conta com a parceria da federação Gaúcha de Futebol. O S.E.R. Ipiranga é atualmente o vice-campeão gaúcho de várzea.

Câmara aprova alteração dos dias de funcionamento de supermercados – Uruguaiana.

O fechamento dos supermercados em dois domingos do mês foi definido pela Câmara Municipal através de projeto de lei aprovado nesta quinta-feira, dia 17. A proposta dos vereadores Marcelo Lemos e Gilberto Risso dispõe sobre o horário de funcionamento dos supermercados e hipermercados, estabelecendo a abertura das empresas apenas no primeiro e no terceiro domingo de cada mês, sugerida através de emenda. A iniciativa foi tomada como medida protetiva ao pequeno empresário, proprietário de estabelecimentos comerciais de menor porte, oportunizando crescimento em Uruguaiana a medida que é fomentado o consumo nestes locais. “É uma forma de intervir pelo benefício dos pequenos, resultando no fortalecimento da economia local, fazendo circular e ficar na nossa cidade os recursos gerados”, considerou o vereador Risso. O projeto que vai para a sanção do prefeito, ainda favorece a fixação das folgas aos trabalhadores dos supermercados, garantindo os domingos de lazer. “A questão é social e de desenvolvimento do município”, explicou o vereador Marcelo sobre a previsão de valorização da mão de obra familiar e de geração de renda e emprego. “Cidades com os maiores índices de desenvolvimento estabelecem ações como esta que nos faz pensar e agir pelo progresso”, frisou.

Encaminhamentos para saúde e transporte - Uruguaiana.

Em sessão ordinária, os vereadores apoiaram os requerimentos das áreas de saúde e transporte encaminhados pelo vereador Rafael Alves (SDD). Entre as matérias, está o questionamento sobre as ações desenvolvidas pela Secretaria de Saúde e autoridades sanitárias para a prevenção da doença Ebola, salientando a localização fronteiriça de Uruguaiana e o registro constante do trânsito de pessoas com passagem pelos países com surto do vírus. Também indica a realização de estudo visando a criação de projeto para a atualização Tributária nos Imóveis Urbanos no município, incluindo o serviço de georreferenciamento para planejar a mobilidade urbana e regulamentação de imóveis. Na área dos transportes, o vereador solicita esclarecimentos à Associação dos Transportadores de Passageiros Urbanos (ATPU) e à Secretaria Municipal de Trânsito sobre a proibição do uso do Passe Livre no perímetro urbano aos sábados e domingos. Ainda à Superintendência Regional do DNIT e à Sede Nacional, a reabertura de processo licitatório para os Postos de Pesagem no Rio Grande do Sul, salientando o localizado na BR 290.

Fiscalização sobre vagas do estacionamento para idosos e pessoas com deficiência.



O relato de cidadãos sobre o desrespeito à exclusividade da utilização das vagas de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência fomentou a solicitação de providências à Secretaria Municipal de Trânsito e Segurança pela Câmara Municipal. O vereador Irani Fernandes (PP), autor de requerimento aprovado nesta quinta-feira, dia 16, especifica a incidência do delito nos horários posteriores ao funcionamento do estacionamento rotativo pago do município. “No horário de cobrança é normal a presença de agentes de trânsito fiscalizando as irregularidades. Posteriormente, o estacionamento é abandonado e vira um caos, especialmente pela desconsideração a estas vagas”, explicou o vereador. Dessa forma, será requerido ao Poder Executivo a permanência dos Agentes de Trânsito, junto ao estacionamento rotativo, após a liberação de cobrança de tarifa.

Retomada do convênio para cirurgias eletivas – Uruguaiana.

Em sessão ordinária, a interrupção das cirurgias eletivas (não urgentes) realizadas pelo Sistema Único de Saúde no Hospital Santa Casa de Caridade esteve em pauta na Câmara Municipal. Os representantes da instituição, Geovane Cravo e Eduardo Velo e do Poder Executivo, Fernando Alves, contextualizaram a situação que envolve a realização dos procedimentos tratada na Câmara Municipal na Comissão de Serviços em audiência pública, reuniões, requerimentos encaminhados ao Ministério Público, e em outras oportunidades desenvolvidas para articular a retomada das cirurgias. A presença em plenário foi solicitada pelos vereadores Irani Fernandes e Rafael Alves. Durante o encontro, foi anunciada a decisão do Executivo de firmar o Termo de Convênio com a Santa Casa, suspenso em 2013, que define a destinação de verbas do município para complementar os valores remuneratórios para os médicos. Trata-se de 40 mil reais mensais das receitas das instituições para realização dos procedimentos. Dessa forma, foi garantida a realização das cirurgias eletivas com os profissionais da saúde e as instalações cirúrgicas em Uruguaiana. Nas manifestações, foi esclarecido que ainda serão realizadas cirurgias desse tipo em outros municípios, em razão das especialidades ofertadas pelo SUS. Também a existência de projeto em tramitação no Governo Estadual para obtenção de recursos específicos na área.

Câmara solicita atualização de revistas íntimas – Uruguaiana.

O Poder Legislativo de Uruguaiana indica às autoridades da segurança que antecipem as providências para instalação de equipamentos necessários para substituir a forma de revista íntima nos presídios gaúchos. O vereador Irani Fernandes (PP), autor da indicação aprovada na Câmara Municipal, apontou as questões assinaladas pelo Poder Público e pelos órgãos de Direitos Humanos sobre o tema. Atualmente, portaria da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) normatiza o procedimento no Estado e autoriza a retirada de todas as roupas da visitante e inspeção visual (inclui partes íntimas) do seu corpo. Entretanto, tramita no Congresso Nacional Projeto de Lei que proíbe a revista sem roupas, determinando que os visitantes sejam submetidos à revista mecânica, em local reservado, com equipamentos como detectores de metal e raio-X. Também há decisão da Justiça do Rio Grande do Sul para que sejam usadas tecnologias que preservem a integridade física, psicológica e moral do revistado, que entra em vigor no dia 1º de dezembro e vale até que outra norma seja editada pela Assembleia Legislativa do RS. Os posicionamentos consideram a ineficiência do atual método de revista para identificar a entrada de objetos nos presídios e a humilhação submetida aos visitantes. “As manifestações cuidaram de quase tudo, menos de colocar a obrigação do governo adquirir os equipamentos citados”, esclareceu Irani sobre a importância do requerimento da Câmara de Uruguaiana que solicitará providências imediatas à Assembleia Legislativa do RS, Secretário Estadual de Segurança Pública do RS; Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Uruguaiana); Superintendente dos Serviços Penitenciários (SUSEPE) e Diretor da Penitenciaria Modulada de Uruguaiana.

Religiao e política, por Gabriel Novis Neves


Recente pesquisa nacional nos informa que noventa e sete por cento dos brasileiros acreditam em Deus. 
O assunto religião e fé ficam mais expostos no período eleitoral. Todos os candidatos a cargos eletivos fazem verdadeiras peregrinações pelas igrejas e templos: judaicas, cristãs, africanas, muçulmanas, budistas, islâmicas ou outras de manifestações de cultura religiosa. 
Não percebem o ridículo que propiciam aos observadores do comportamento humano. Candidatos hipócritas chegam a manifestar aos mais íntimos que vão a esses santuários sagrados apenas na esperança de conseguir uns votinhos. 
É deprimente ver ateus e agnósticos tentarem enganar a si mesmos e aos fiéis. 
Demonstram com essa estúpida atitude que não sabem que o papel do Estado é garantir a plena liberdade de culto. 
Tentar impor as regras da sua crença religiosa a todos é uma atitude tão fundamentalista quanto a dos estados islâmicos. 
Se um candidato é católico, evangélico, e fala ao seu público, tudo bem. 
O insuportável é explorar a religião no período eleitoral. 
Que religiosos defendam seus princípios é aceitável. Incomoda é quando a manifestação é unilateral. 
A subjetividade do outro não é uma doença. 
As pessoas têm o direito de combater as coisas mais estúpidas, mas, não impô-las. É a chamada intolerância dos intolerantes. 
É delicado decidir até onde vai a liberdade de expressão! 
Acreditar na Bíblia não é fundamentalismo, e poucos que a leem não acreditam nela, embora afirmem o contrário. A poesia tem uma linguagem simbólica, e a religião também a usa. 
Os conceitos foram criados e podem ou não serem seguidos, pois fé não se discute, respeita-se. 
Nossos políticos têm dificuldade de falar com o povo sobre a sua opção religiosa temendo perder votos. Isso é uma bobagem comparando com o oportunismo eleitoral de declarar o que não é nem nunca foi. 
No Brasil existem, declarados, cerca de dois milhões de ateus. Para eles Deus não existe. Esse grupo se assemelha muito aos fundamentalistas. 
O cristianismo influenciou muito a nossa formação. E a maioria do povo brasileiro é cristã. 
O agnóstico não crê em nada, mas é tolerante com outras crenças. 
O mundo é dependente da religião. Sejamos prudentes com a razão, que é civilizatória. 
No mundo falta tolerância entre as religiões, criando a estupidez silenciosa, que é perigosa. Devemos sempre trabalhar para alargar a tolerância. 
As religiões, em geral, têm ideia sobre a vida íntima das pessoas e o Estado não deve se meter nesses assuntos. 
Pode haver uma forma de alguém cultivar uma religião e ser mais generoso.
Existem inclusive uns poucos, muito poucos, que apesar de não comungarem de qualquer tipo de religião, são portadores do que é mais importante, uma profunda religiosidade. São pessoas  cujo maior lema é respeitar o outro e suas crenças e diferenças de qualquer ordem. 
Todas as religiões têm um efeito formador na nossa sociedade por pregarem valores justos. 
Disciplinam muito a vida, porém há pilantras entre elas, assim como eles existem em todos os setores da humanidade. 

Gatão de Meia Idade - procurando encrenca...