Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 02/04/13

4 de fev. de 2013

Conserto e manutenção nas estradas do interior - Uruguaiana.



Por determinação do prefeito Luiz Augusto Schneider, desde o dia 21 de janeiro, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, vem trabalhando na manutenção das estradas do interior do município. Na tarde de 04/02, acompanhado do secretário municipal de Governo, Fernando Fagundes Alves e do secretário de Obras, Paulo José dos Santos, o prefeito Schneider anunciou a continuidade das obras no interior. Segundo o Chefe do Executivo a UR-101, estrada que leva até a localidade do Plano Alto, será a próxima a receber a manutenção realizada pela a equipe do interior. O subprefeito do Plano Alto, Juarez Peralta, esteve presente na reunião e enalteceu o trabalho que o Governo Municipal vem realizando no interior, visando o escoamento da safra orizícola que se inicia na segunda quinzena de fevereiro.

Colheita da maçã - Uruguaiana.

A Colheita da Maça não é mais a preferida entre os trabalhadores que buscam empregos fora do município. De acordo com o coordenador do SINE, Tiago Inda, as opções em um frigorífico na cidade de Nova Araçá e em uma metalúrgica em Sapiranga, empregaram em janeiro 60 homens uruguaianenses, com a possibilidade de serem efetivados. “A colheita é um emprego temporário, eles vão e voltam, já esses dois não, se for uma pessoa que atende os requisitos da empresa ela vai ser contratada. Tem gente que já foi embora com toda a família, já esta contratada e morando lá”, disse o coordenador. Este ano ninguém procurou a agencia de empregos em busca de vagas para a colheita na cidade de Vacaria, “as pessoas preferem ir clandestinamente do que vir aqui e trazer a carteira de trabalho, não tem custo algum, é só ter a documentação, CPF, Identidade e Carteira de Trabalho” concluiu Tiago.

Conforme informou o SINE, o último ônibus saiu no mês de novembro de 2012 com 28 pessoas já com carteira assinada e exame médico. A Gerência Regional do Trabalho e Emprego de Uruguaiana (GRTE), em conjunto com a Polícia Federal, abordou dois ônibus na quarta feira, dia 16, que transportavam pessoas para trabalhar na Colheita. Aproximadamente 80 homens  e mulheres faziam o percurso de Uruguaiana à Vacaria, de forma irregular e em condições precárias. O Auditor Fiscal do Trabalho, Vitor Ferreira, conta que a viagem dura mais de 12 horas e os ônibus, em sua maioria, não possuem banheiro, água e segurança. Os 80 entrevistados não sabiam nada sobre as instalações, salário e a permanência no local. “A viagem nestas condições é arriscada e ofensiva aos trabalhadores. Os recrutadores que estavam nos ônibus foram encaminhados para a policia e determinamos que a viagem só podia ser recomeçada após cumprir com todos os requisitos legais. Para evitar problemas futuros, estamos monitorando os recrutadores e abrindo ações fiscais nas empresas que demandam esta mão de obra” explicou ele.

Cuidado com os andadores de bebês - Uruguaiana.

Teve início neste mês de janeiro uma campanha da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) contra andadores de bebê. Os especialistas alertam para os perigos que o aparelho pode trazer as crianças, como quedas que podem causar traumatismo craniano, desenvolver músculos que podem atrasar nos primeiros passos, dentre outras. De acordo com a pediatra da Policlínica Infantil, Rosemeri Wieczorek, os andadores prejudicam diretamente na coordenação motora das crianças, “para mim o maior problema desse aparelho, além dos tombos que ele pode causar, é que no futuro a criança apresente dificuldade para escrever em linha reta e caminhar. Como no andador ela não anda em linha reta, isso encadeia problemas posteriormente na coordenação” disse a médica.

Nos andadores as crianças podem se aproximar de móveis pontiagudos, do fogão, tomadas, e objetos perigosos. Rosemeri aconselha os pais a colocarem seus filhos em encerras. Assim, o bebê consegue se movimentar de acordo com sua capacidade e levantar sozinho segurando-se nas bordas, sem afetar seu desenvolvimento.

No Canadá está expressamente proibida a venda deste produto. O Governo Canadense, vetou a venda, revenda, publicidade e importação do aparelho. A SBP busca conscientizar o governo brasileiro de adotar o exemplo do outro País, e acabar com a indicação do andador, e também alertar os pais para as consequencias graves que este traz ao bebê. De acordo com os dados, a cada mil crianças com menos de 1 ano de idade atendidas em Pronto Socorro, 10 são em consequência do aparelho No Brasil ainda encontra-se o produto para vender no varejo, de vários modelos e cores, chamando a atenção de pais e crianças.

Gatão de Meia Idade - Diferenças