Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 01/13/14

13 de jan. de 2014

Gatão de Meia Idade - como parecer mais jovem

Jogos de Verão Modapé – Uruguaiana.



Abrem na quarta-feira, dia 15/01, as inscrições para os Jogos de Verão Modapé/SMEL – Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, nas modalidades: vôlei de areia, futvolei, futebol de areia, basquete de trio, para ambos os sexos. A novidade deste ano é a realização de competições de voleibol, handebol, basquetebol e futsal. As inscrições deverão ser realizadas diretamente na Modapé (Calçadão), até o dia 25/01, às 18h. Vagas limitadas, no futsal e no futebol de areia. O congresso técnico da competição será realizado no dia 29/01, e a abertura do evento no dia 01/fevereiro/2014, às 18h, no Parque Dom Pedro II. A competição se estende até o final de fevereiro/2014. Durante a realização dos jogos, haverá ginástica, dança, apresentações artísticas, distribuição de brindes e mateada, entre outras atrações. Está programada, ainda, uma rústica noturna no dia 22/02. Afirma o secretário de Esportes, Vicente Majó da Maia, que haverão surpresas na parceria Modapé e Prefeitura Municipal de Uruguaiana para a realização deste evento.Informações pelo 3413-6201.

Retomada de cirurgias eletivas – Uruguaiana.




A preocupação com o cancelamento da realização de cirurgias eletivas em Uruguaiana foi manifestada ao Poder Legislativo pelo médico Claudio Conte. Em reunião com o presidente da Câmara, vereador Ronnie Mello e vice-presidente, vereador Irani Fernandes, o profissional manifestou a situação de acúmulo de pacientes em espera pelos procedimentos básicos de saúde desde o final de 2013.  Questionado pelos vereadores, Conte afirmou que possui pacientes que aguardam cirurgias desde o mês de Agosto de 2013. O vereador Rafael Alves não pode estar presente na reunião, mas já havia conversado com o presidente do Legislativo manifestando extrema preocupação com o tema. Após a administração do Hospital Santa Casa de Caridade ser retomada pela Provedoria da instituição, não houve renovação de convênio entre Prefeitura com os profissionais cirurgiões para realização das cirurgias eletivas. Diante do fato, cerca de 300 pacientes aguardam providências. A responsabilidade do município em providenciar os procedimento em Uruguaiana ou em outra cidade foi citada. Há lei municipal em vigência que regulamenta e dispensa recursos à área, neste sentido o Poder Legislativo articulará seu cumprimento junto à Prefeitura e ao Ministério Publico.  Em encontro com o promotor Diego de Correa Barros, na tarde desta segunda-feira, dia 13/01, foi informada a causa e solicitada a necessidade de intervenção do Ministério Público para acordo e solução do problema.

Centro de Iniciação ao Esporte - CIE - Uruguaiana.



O prefeito Luiz Augusto Schneider, acompanhado do secretário municipal de Esportes e Lazer, Vicente Majó da Maia, esteve reunido com a coordenadora de projetos da Prefeitura de Uruguaiana, arquiteta Vanessa Nogueira Pepe, analisando os procedimentos iniciais para implantação do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE).  Uruguaiana foi contemplada com o maior complexo esportivo existente no programa estabelecido pelo Ministério dos Esportes. Trata-se do Centro de Iniciação ao Esporte, que será construído no bairro Cabo Luiz Quevedo, na rua Senador Pinheiro Machado esquina Albertino Pires. A construção será no Modelo III, com área construída de 7 mil metros quadrados, atendendo a 28 diferentes modalidades esportivas com investimento de R$ 3,2 milhões. A Prefeitura Municipal de Uruguaiana doará o terreno para construção do Centro e será responsável pelo Plano Gestor do empreendimento. No local deverão ser praticadas as seguintes modalidades esportivas: esgrima, ginástica de trampolim, levantamento de peso, taekwondo, vôlei de praia, boxe, handebol, lutas, ginástica, badminton, tênis de mesa, vôlei, basquete, futsal, ginástica artística, judô, atletismo (salto em altura, raia de 110 mts, 100 mts e 110 com barreira,  salto em distância, salto triplo, arremesso de peso). Ainda os paraolímpicos: esgrima de cadeiras, judô, halterofilismo, vôlei sentado, good Ball.  O complexo terá um ginásio, com arquibancada; área de apoio (administração, sala de professores/técnicos, vestiários, chuveiros, enfermaria, copa, depósito, academia, sanitário público). Além da construção, o espaço será dotado de todo o equipamento necessário: material esportivo, aparelhagem para academia, estrutura do atletismo.

Cursos gratuitos na Cultura - Uruguaiana.



Nesta quinta-feira, dia 09/01, no Programa Voz de Uruguaiana, o secretário municipal de Cultura, Paulo Henrique Fernandes Inda, informou que no dia 20 de janeiro serão abertas as inscrições para os cursos gratuitos na ELBA – Escola Livre de Belas Artes. Os interessados devem ter idade mínima de 12 anos pra frequentar os cursos de violão, animação digital, pintura e desenho. Informações em horário comercial pelo telefone 3413-9117.

Projeto Novos Horizontes – Uruguaiana.



O diretor da Escola SENAI - Uruguaiana, Luiz Carlos Aiter, informa que estão abertas as inscrições para jovens de 15 a 17 anos no Projeto Novos Horizontes, para o Curso de Mecânico de Bancada. O Programa Novos Horizontes promove a inclusão social de jovens por meio de ações com foco na qualidade de vida e na formação pessoal e profissional. E um curso totalmente gratuito, de quatro horas diárias, com duração de um ano. Informações, em horário comercial, na sede do SENAI em Uruguaiana, na rua Domingos de Almeida nº. 2368 ou pelo telefone 3413-4698.