Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 06/03/13

3 de jun. de 2013

Jornada Mundial da Juventude – Uruguaiana.




Preocupado em dar a devida assistência aos mais de 200 mil católicos argentinos e chilenos que irão cruzar por Uruguaiana, rumo à cidade do Rio de Janeiro para participarem da Jornada Mundial da Juventude, entre os dias 23 e 28 de julho de 2013, o prefeito Luiz Augusto Schneider criou o Programa de Apoio ao Peregrino (PAP), que servirá como ponto de referência para os milhares de pessoas que deverão cruzar a fronteira nos dias que antecedem o evento religioso na cidade maravilhosa. Para comandar o Programa, o prefeito Schneider nomeou o tenente Paulo Duarte Mota, especialista em planejamento e gestão estratégica para situações de risco. O tenente Paulo Mota tem larga experiência na prevenção e combate a sinistros, já que serviu durante 33 anos no Corpo de Bombeiros do Rio Grande Sul, além de ter atuado, como voluntário, na Defesa Civil onde foi coordenador municipal e regional.

Laranjas produzidas em Uruguaiana.




Informa o secretário municipal de Agricultura, Wilson José Mateo Dornelles que as laranjas produzidas no Pomar Polo Sul, de propriedade de Homero Rodrigues de Freitas, serão comercializadas nos Supermercados Baklizi. Na propriedade de 10 hectares, 6,5 foram destinados ao Projeto de Citricultura que tem como responsável técnico o engenheiro-agrônomo Antônio Sanchotene Gonçalves. O plantio na área foi realizado há dois anos e seis meses e a produção estimada é de 12 mil Kg. Para 2014 a estimativa é de 45 mil; 2015 – 96 mil; 2016 – 148 mil; 2017 – 210 mil; e em 2023, a produção será de  600 mil Kg. Os 12 pioneiros da citricultura no município, são os produtores Israel Messias, Carlos Darci Fernandes, Elenice da Silveira, José Fernando Dora, Guaraci Castro, Valter Melo, Tiago da Rosa, Belchior Jardim, Natálio Berny, Sandra Ciocca, Diógenes Rodrigues e Paulo Martins Bastos.  

Legislativo aponta problemas na saúde municipal – Uruguaiana.



A Câmara Municipal encaminhou as demandas sobre a situação da saúde pública em Uruguaiana debatidas na audiência pública que foi promovida pelo Poder Legislativo no início de maio. Entre os problemas detalhados no evento sugerido pela vereadora Josefina Soares, inclui-se a falta de infraestrutura adequada no Hospital Santa Casa de Caridade para a prática dos procedimentos médicos em vários setores, como ginecologia, obstetrícia, pediatria, radiologia, neurologia e serviços de alta complexidade em cardiologia. Também foi indicada a observação da denúncia de que a administração do hospital vem sofrendo com a interferência político-partidária da gestão pública municipal e o consequente prejuízo causado aos usuários da instituição em razão deste suposto fato. Nesta ação do Poder Legislativo, foram solicitadas as providências de competência do Ministério Público Federal e Estadual, Polícia Federal, Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde para a averiguação e a solução dos problemas detectados. Na primeira audiência pública, participaram dos debates autoridades do Poder Executivo, de outros municípios da região, área da saúde, provedoria da Santa Casa de Caridade, representantes da Universidade Federal do Pampa, da Assembleia Legislativa e da comunidade.

Câmara realiza sessão ordinária no Imbaá - Uruguaiana.



A sessão ordinária do Poder Legislativo desta terça-feira, dia 4 de junho, será realizada na localidade do Imbaá. As comunidades poderão expor aos parlamentares as reivindicações do interior do município. A reunião acontecerá na Escola Municipal Patrício Lopes, a partir das 9h, com o intuito de descentralizar os trabalhos legislativos e aproximar o parlamento dos moradores do interior.