Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 06/12/17

12 de jun. de 2017

Vida e obra de Santo Antônio / 13 de junho

Santo Antonio ou Fernando Antônio de Bulhões, seu nome de nascença,  nasceu em Lisboa, Portugal, em 15 de agosto do ano de 1195. De família nobre e rica, era filho único de Martinho de Bulhões, oficial do exercito de Dom Afonso e de Tereza Taveira. Sua formação inicial foi feita pelos cônegos da Catedral de Lisboa. Antônio gostava de estudar e de ficar mais recolhido.

Vida de Santo Antonio

Aos 19 anos entrou para o Mosteiro de São Vicente dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho, contra a vontade de seu pai. Morou lá por 2 anos. Com uma grande biblioteca em mãos, Antônio avança na sua história pelo estudo e pela oração. É transferido para Coimbra, que é um importante centro de estudos de Portugal, ficando lá por 10 anos. Em Coimbra ele  foi ordenado sacerdote. Logo se viu o dom da palavra que transbordava do jovem padre agostiniano. Ele tinha conhecimento e grande poder de pregação.

O Padre Agostiniano torna-se frei Franciscano

Em Coimbra o Padre Antônio conhece os freis franciscanos, entusiasma-se pelo fervor e radicalidade com que estes viviam o Evangelho e, pouco depois, torna-se Frei Antônio, mudando-se para o mosteiro de São Francisco de Assis.

O Encontro de Santo Antonio com São Francisco de Assis

Santo Antonio faz o pedido de ir para o Marrocos pregar o evangelho e os Franciscanos permitem. No meio do caminho, porém, Frei Antônio fica muito doente e é forçado a voltar para Portugal. Na viagem de volta, o barco é desviado e vai para Itália, terminando por parar na Sicília, em um grande encontro de mais de 5 mil frades franciscanos chamado Capítulo das Esteiras. Lá, Antônio conhece pessoalmente São Francisco de Assis. A mão de Deus o tinha guiado por caminhos diferentes.

A luz deve brilhar para todos

Após conhecer São Francisco, Frei Antônio passa 15 meses como um eremita no monte Paolo. São Francisco enxerga os dons que Deus deu a ele, chama-o de Frei Antônio, meu Bispo e o encarrega da formação teológica dos irmãos do Mosteiro.
No capítulo geral da ordem dos franciscanos ele é enviado a Roma para tratar de assuntos da ordem com o Papa Gregório IX, que fica impressionado com sua inteligência e eloquência e o chama de Arca do Testamento.
Tinha uma força irresistível com as palavras e São Francisco o nomeou como o primeiro leitor de Teologia da Ordem. Em seguida, mandou-o estudar teologia para ensinar seus alunos e pregar ainda melhor. Juntavam-se as vezes mais de 30 mil pessoas para ouvi-lo pregar, e muitos milagres aconteciam. Após a morte de São Francisco, ele foi enviado a Roma para apresentar ao Papa a Regra da Ordem de São Francisco.

Milagres Santo Antonio

Protetor das coisas perdidas. Protetor dos casamentos. Protetor dos pobres. É o Santo dos milagres. Fez muitos ainda em vida. Durante suas pregações nas praças e igrejas, muitos cegos, surdos, coxos e muitos doentes ficavam curados. Redigiu os Sermões, tratados sobre a quaresma e os evangelhos, que estão impressos em dois grandes volumes de sua obra.

Falecimento

Santo Antônio morreu em Pádua, na Itália, em 13 de junho de 1231, com 36 anos. Por isso ele é conhecido também como Santo Antônio de Pádua. Antes de falecer nas portas de Pádua, Santo Antônio diz: ó Virgem gloriosa que estais acima das estrelas. E completou, estou vendo o meu Senhor. Em seguida, faleceu.
Os meninos da cidade logo saíram a dar a notícia: o Santo morreu. E em Lisboa os sinos das igrejas começaram a repicar sozinhos e só depois o povo soube da morte do Santo. Ele também é chamado de Santo Antônio de Lisboa, por ser sua cidade de origem.



Studio na Colab55

Uruguaio que teria violentado filha foi preso e extraditado para o Brasil

Santana do Livramento/RS: a Polícia Federal cumpriu no início da tarde de hoje, 12 de junho, a extradição de um cidadão uruguaio acusado de violentar a filha menor de idade. O crime teria ocorrido em Uruguaiana, entre abril de 2007 e outubro de 2010. O preso foi entregue pelas autoridades uruguaias à Polícia Federal, representante da Interpol no Brasil.
O homem havia fugido para o Uruguai e foi capturado após a expedição de mandado de busca internacional através da Interpol, conhecido como Difusão Vermelha. A medida compulsória foi realizada a pedido da 2ª Vara Criminal da Comarca de Uruguaiana. Com a extradição, o acusado permanecerá preso no Brasil, à disposição da Justiça.
A extradição é uma medida compulsória que consiste na entrega ou no recebimento de uma pessoa acusada ou condenada por um crime a um Estado estrangeiro. Seu procedimento está previsto no Estatuto do Estrangeiro.


Studio na Colab55

Justiça Federal do Brasil e Argentina reunida em Uruguaiana

Autoridades do Brasil e da Argentina reuniram-se na sede da Justiça Federal em Uruguaiana, para tratar da realização de Jornada de Cooperação Internacional com a participação de juízes federais e membros dos ministérios públicos da região da tríplice fronteira sul. O juiz federal Guilherme Maines Caon recebeu a juíza federal Cristina Pozzer Penzo, de Paso de Los Libres, e o cônsul brasileiro no município argentino, Sérgio Taam.
De acordo com Caon, diretor do Foro da Subseção Judiciária de Uruguaiana, a intenção é que o evento aconteça em agosto. Reunindo representantes de Brasil, Argentina e Uruguai, a jornada promoverá o debate acerca de questões relacionadas à criminalidade internacional na região de fronteira e à cooperação entre os órgãos do sistema judicial. Cristina e Taam também visitaram as instalações da Justiça Federal em Uruguaiana.


Studio na Colab55

Cheia leva escola a suspender aulas até segunda-feira (19) Uruguaiana

A direção da Escola Municipal José Francisco Pereira da Silva  (sediada no prédio do antigo CNEC e a Secretaria de Educação decidiram suspender as aulas da instituição a partir de amanhã até a próxima segunda-feira - 19/06. As águas do rio Uruguai cercaram o educandário colocando a comunidade escolar em risco.
 


Studio na Colab55

Morre o atleta Gilmar Paz - Uruguaiana

Morre aos 36 anos - o ex/jogador de futsal da Associação Uruguaianense Gilmar Fernandes Paz. A causa será conhecida com a expedição do atestado de óbito.
O velório do corpo acontecerá a partir das 15h15min - na Capela da Santa Clara - avenida Duque de Caxias.  

* Lamento tribuneiro.

Studio na Colab55

Salve APAE - 50 Anos de Serviços + do que Prestados /Uruguaiana

Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) recebeu homenagem do Poder Legislativo pela passagem de seus 50 anos de atuação. por proposição da vereadora Zulma Ancinello (PRB).

Alunos, familiares e professores da APAE acompanharam a solenidade presidida pelo vereador Fernando Tarragó (PSD), com a presença dos demais vereadores e da secretária Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, Soraya Salomão.

É uma grande honra poder homenagear uma das instituições de maior respeito e resultados efetivos na inclusão de crianças e adultos com deficiência”, salientou Zulma. “As raízes históricas e culturais da deficiência sempre foram marcadas por forte rejeição, discriminação e preconceito. Diante da ineficiência do estado em promover políticas públicas que garantam a inclusão, surgiram famílias empenhadas em quebrar paradigmas e buscar soluções alternativas para que seus filhos alcancem os direitos de qualquer cidadão”, frisou a vereadora.

O vice-presidente da APAE, Guilherme Boger, utilizou a tribuna para agradecer a homenagem, explanar sobre o funcionamento da Associação e destacar o sucesso das ações desenvolvidas pela instituição. “Temos 96 alunos matriculados e em média 300 pessoas atendidas”, salientou Boger sobre as realizações da equipe.

A APAE trabalha com acolhimento a estudantes com deficiência intelectual e múltipla nas séries iniciais do ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos (EJA), quando necessitam de apoio intensivo e atendimento educacional especializado na escola, além de assistência a saúde, social, profissional e defesa de direitos.


Studio na Colab55