Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 12/04/12

4 de dez. de 2012

Dois jovens morrem afogados - Uruguaiana.

Na tarde de 03/12, segunda-feira, os jovens Fagner dos Santos Nunes (20 anos) e Jonas Daniel Silveira Teixeira (14 anos) morreram afogados nas proximidades do Cacaréu, em Uruguaiana. 

A Saúde Municipal em debate na AFMU - Uruguaiana.

Nos dias 05 e 06 de dezembro, na sede da AFMU – Associação dos Funcionários Públicos de Uruguaiana, na rua Estilac Leal nº. 2726, esquina com Duque de Caxias, será realizada Plenária e Audiência Pública, presidida pelo secretário municipal de Saúde, Diego Xavier Roque, visando apresentar e debater o Plano Municipal de Saúde de Uruguaiana 2012/2013, cumprindo diretrizes para formulação da Política Municipal de Saúde.

No encontro, desta quarta-feira, dia 05/12, a partir das 13h30min, será feita a inscrição dos participantes; Abertura Oficial com a formação da mesa com autoridades; Pronunciamento do prefeito Sanchotene Felice; Votação de regimento interno; Explanação sobre o conteúdo do Plano Municipal de Saúde e regras da dinâmica e funcionamento da Plenária e da Audiência Pública; Exposição do serviço de referência e pactuação sobre Saúde do Município de Uruguaiana; formação dos grupos de debates e execuções dos relatórios oriundos das discussões; Entrega dos relatórios à Comissão Organizadora e após alterações que se fizerem necessárias no Plano Municipal de Saúde 2012/2013, pela Comissão.
Na quinta-feira, dia 06/12, às 13h30min, inscrições dos participantes; pronunciamento do prefeito eleito Luiz Augusto Schneider; Apresentação do Plano Municipal de Saúde do Município de Uruguaiana 2012/2013; Considerações finais; e Votação para aprovação do Plano Municipal de Saúde do Município de Uruguaiana 2012/2013, pelo Conselho de Saúde.

Registrado o 22º. homicídio de 2012 em Uruguaiana.

Na noite de segunda-feira, dia 03/12, na vila do Açude, interior do município, Policiais Militares do 1º BPAF (1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira) prenderam em flagrante V.A.S., de 26 anos, que matou um homem de 44 anos, alvejando-o com um disparo de revólver calibre 22. O homem preso foi encaminhado à Delegacia de Polícia, onde foi lavrado o flagrante. Este é o 22º. homicídio registrado em Uruguaiana em 2012.

Gildo de Freitas - 30 anos de morte.


O cantor e compositor Leovegildo José de Freitas, imortalizado como Gildo de Freitas, nasceu em Porto Alegre, em 19 de junho de 1919, e faleceu na mesma cidade, no dia 4 de dezembro de  1982. Possuía um estilo muito próximo ao do também tradicionalista Teixeirinha, com quem, apesar de algumas divergências, por vezes fez parcerias e rivalizava em popularidade. Trabalhou em diversas profissões, mas era a rigor um trovador e cantador popular. 4 de dezembro, data de sua morte, foi instituído como Dia Estadual do Poeta Repentista Gaúcho no Rio Grande do Sul, pela Lei Estadual RS 8.819/89. 

Policial Militar do 1º BPAF vence Campeonato do Taekwondo – Uruguaiana.




No último final de semana, na cidade de Canoas, aconteceu a V etapa do Campeonato Gaúcho de Taekwondo da Federação Gaúcha Interestilos, onde o Policial Militar do 1º BPAF João Juliano Gorges destacou-se em duas modalidades, sendo Ponse (Formas) e Kyorugui (luta) nas quais conquistou medalhas de 1º lugar nas duas categorias. Além do apoio do 1º BPAF, o atleta contou com o patrocínio da Academia Korpus.

Gatão de Meia idade - outros gatões

Sucesso de público e vendas na Feira do Livro de Uruguaiana



No domingo, dia 02/12, às 22h, na Praça Barão do Rio Branco aconteceu a solenidade de encerramento da 36ª. Feira do Livro de Uruguaiana, com a  presença do vice-prefeito e prefeito eleito Luiz Augusto Schneider, do secretário interino da Cultura, Miguel Ramos, do Patrono Daniel Fanti, escritores e autoridades. Ao badalar o sino, o Xerife da Feira, Gilberto Oliveira, concluiu mais uma edição do evento. Na oportunidade, Gilberto Oliveira destacou que, neste ano, foram vendidos 4,5 mil livros, o dobro do ano passado, o que deixou satisfeito os livreiros locais e os que vieram de Alegrete, Santa Maria e Porto Alegre, distribuídos em 14 bancas. O secretário Miguel Ramos enfatizou que o grande acerto foi chamar todos para participarem da organização do tradicional evento, bem como focar e promover a Feira com os autores uruguaianenses. Realizada de 26/11 a 02/12, foi estimado que um público de 45 mil pessoas transitou pelas bancas e assistiu as apresentações artísticas, sarau de poesia, danças e palestras. O professor, pesquisador, escritor e historiador Daniel Fanti foi o Patrono da Feira e lançou a obra “A Revolução que vi e vivi”, que reuniu grande público na noite de autógrafos. No sábado, dia 01/12, às 19h, a jovem Ana Carolina Azambuja do Amaral, estudante da Escola Municipal Dom Bosco, que é portadora de deficiência visual, autografou seu livro “As minhas vitórias”. Após, às 20h, o escritor Ricardo Duarte autografou a obra “Períco”. Também, foi muito elogiada A Mostra Fotográfica do Pampa – Nossa Herança Natural, de Manuel Nunes Neto. Devido ao sucesso desta edição, em 2013 a Feira do Livro deverá ser realizada em 10 dias. 

Marcelo Lemos é o nome do novo Trabalhismo - Uruguaiana.



O uruguaianense Marcelo Cardoso Lemos (PDT), nasceu em 22 de fevereiro de 1989, solteiro, Administrador de Empresas, foi presidente do Diretório Acadêmico de seu curso na PUC e assessor do secretário estadual de Prefeitos, Afonso Mota.  Marcelo é filho de Marta Suzana Borges Cardoso e Marcus Raul Silveira Lemos, tem dois irmãos: Maurício e Marcos Vinícius. Em sua primeira eleição, em 2010, concorreu à deputação estadual e fez 1.401 votos em Uruguaiana.  Em 2012, concorrendo a vereador conquistou 1.635 votos, sendo o sexto candidato mais votado, o mais jovem e o único eleito pela coligação Renova Uruguaiana que reuniu PDT-PTB-PSC.

Tribuna - Quais os fatores que contribuíram para sua votação? 

Vereador Marcelo Lemos: O trabalho da nossa equipe, da família, organização da campanha, a experiência político-partidária e de gestão pública adquirida junto com ao secretário Afonso Mota na assessoria do Governador, os aconselhamentos do meu pai, do nosso presidente do PDT, Nilton Coradini e o apoio dos amigos.

Tribuna - Ao falar de teu pai, você ficou emocionado, quais os principais valores que o mesmo te passou?

Marcelo: O voto ao mesmo tempo que não tem preço, é um bem muito caro, então, não se compra voto, mas se valoriza muito o cidadão que está votando, se valoriza as pessoas que acreditam e confiam em nós. A seriedade é vital para qualquer carreira política, aprendi com meu pai a ter coerência, seriedade e a trabalhar e se esforçar muito. Apesar da minha pouca idade, eu com certeza vou fazer um mandato maduro.

Tribuna - Em seu entendimento, qual é o papel e tarefa principal de um Vereador?

Marcelo: Vereador vem do latim “aquele que vê a dor”, tem duas funções constitucionais que é fiscalizar os atos do Executivo e dos demais órgãos que intervêm no município, a segunda é legislar em prol dos munícipes, e a terceira é a parte das demandas tantos coletivas como individuais, que é de suma importância, e o nosso gabinete vai ser um grande despachante dessas demandas.

Tribuna - Quais são suas principais metas para os próximos anos?

Marcelo: A pessoa tem que sempre estar fazendo parte da sociedade, sendo um soldado do seu município e do seu partido, e eu sou um soldado. O futuro destino político de qualquer pessoa, inclusive o meu está nas mãos do povo, mas o meu projeto político, meu sonho pessoal é ser prefeito de Uruguaiana um dia, se vou conseguir ou não depende muito de Deus, da população e do nosso trabalho nesse mandato.

Tribuna - Algum projeto político em especial?

Marcelo: Nosso mandato vai ser pautado nas três tarefas de um vereador, e também na defesa da bandeira do MERCOSUL. Nosso desenvolvimento econômico que é correspondido em três pilares, que empregam praticamente 90% da população de Uruguaiana, que é a agricultura, comércio local e comércio exterior - transporte internacional. Porque eu sou filho de despachante aduaneiro, neto de despachante, meu padrasto é caminhoneiro, tenho caminhoneiro na família, eu como do caminhão, a vida inteira comi do caminhão, me formei em administração com ênfase em comércio exterior, então é uma obrigação moral, pessoal e espiritual minha trabalhar em defesa dessa classe esquecida muitas vezes. O terceiro pilar da nossa cidade é o comércio interno, então a partir desses três degraus que movimentam o município é que vamos trabalhar. O que não podemos ter é invenções, “uma empresa de massa de tomate, uma multinacional” isso é invenção, precisamos ter engenho de arroz, frigorífico, empresas de logística, produção de leite, tem que dar incentivo ao transporte, dar mais atenção a Setembrino de Carvalho, para aquele pessoal, que vende para caminhoneiro. A cidade não pode ficar de costa pra ponte, para Setembrino ou para produção local.


Tribuna - O que espera do novo Governo Municipal?

Marcelo: Espero que faça um excelente trabalho, como se espera de um homem que é um empresário de sucesso, que é presidente da Associação Comercial, que foi secretário em duas pastas, que foi administrador de Hospital, espero um trabalho empreendedor, ligado no desenvolvimento.

Tribuna - Quais são as maiores carências do município, o mais urgente a ser feito? 

Marcelo: Em primeiro é a saúde. A segunda é a geração de emprego e renda, temos centenas de pessoas que foram embora para trabalhar em outros municípios. Isso é uma vergonha, alguém ir embora do município por falta de emprego. Existem mais carências, mas a partir da solução dessas duas Uruguaiana vai poder avançar e se integrar-se ao século XXI.

Tribuna - Considerações finais:
Marcelo: Agradecer a Deus, ao povo de Uruguaiana, a minha família, meu pai que é um grande homem, a minha mãe que é um grande exemplo para mim, minha noiva, meus amigos. Eu acredito que os nossos 1.635 votos depois de tantos anos sem vereador do PDT em Uruguaiana, de uma coligação que se mostrou não tão forte quanto esperávamos, para nós foi uma grande votação, isso tudo é fruto da amizade. Que esperem de mim um vereador coerente e com um mandato aberto à comunidade.

Ricardo Duarte é homenageado pelo Município – Uruguaiana.



No sábado, dia 1º de dezembro, às 20h, na Feira do Livro de Uruguaiana, o produtor rural, poeta e escritor Ricardo Pereira Duarte recebeu, por iniciativa do prefeito Sanchotene Felice, a Medalha Mérito Municipal, pelo conjunto de sua obra e sua contribuição à cultura brasileira. A comenda foi entregue pelo prefeito eleito Luiz Augusto Schneider, que representou o prefeito Sanchotene Felice no ato. Ricardo Pereira Duarte nasceu em Uruguaiana, em 03 de julho de 1944 e privou na infância e juventude com expressivos remanescentes da cultura rural do Rio Grande. Cursou as primeiras letras no Grupo Escolar Romaguêra Corrêa completando o segundo grau no Colégio Sant’Anna. Autodidata, buscou nos livros, respostas aos questionamentos. Artista plástico dedicado à arte regional principalmente, realizou diversas exposições individuais e coletivas no interior e na capital do Rio Grande do Sul. Inclui Buenos Aires, República Argentina, entre as cidades em que também expôs suas obras. Sempre dedicou-se à palavra escrita, sendo fundador da Asociación de Escritores Sin Fronteras, com sede em Bella Unión (ROU), e membro da Academia Uruguaianense de Letras, cuja Presidência assumiu em 2009. Escritor e filósofo - “o artista mais completo que conheço” no dizer do médico e poeta Jaime Vaz Brasil -, trabalha de forma eclética romances, ensaios, pesquisa histórica, poesia, contos, zootecnia e genealogia. Ricardo Duarte tem 11 obras publicadas, 11 no prelo e 10 em produção, além de ter colaborado em antologias e atuado como ilustrador em dois livros e quatro capas,