Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 02/17/15

17 de fev. de 2015

Inscrições nas Escolas de Educação Infantil - Uruguaiana.

A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – SEMED informa a data de abertura do 2º Período de Inscrições para escolas Municipais de Educação Infantil. O período fica entre o dia 18 de fevereiro até 25 de fevereiro de 2015, ainda, que o período de matricula referente a esse período acontecerá a partir de 27 de fevereiro até 05 de março.
As crianças já inscritas, no primeiro período, poderão inscrever-se em uma instituição diferente da primeira opção. DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA REALIZAÇÃO DA INSCRIÇÃO: - Certidão de nascimento – Documento original ou cópia autenticada em cartório, comprovando que em 31 de março de 2015 a criança terá:
No mínimo 4 meses de idade, nascida até 30 de novembro de 2014.
No mínimo 5 anos e 11 meses – nascida a partir de 1 de abril de 2009.
- Cartão do SUS da Criança – Fornecido pela Secretaria Municipal de Saúde, com carimbo de autenticação.

Curso de Serralheiro Básico - Uruguaiana.

A Prefeitura Municipal de Uruguaiana, através da Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, buscando atender demanda do setor de prestação de serviços na área de esquadrias metálicas, em virtude de expansão do setor e falta de mão de obra qualificada para crescimento das empresas e criação de novas oportunidades de trabalho para população, está disponibilizando o curso de Serralheiro Básico. As inscrições estarão abertas a partir de 18 de fevereiro em horário comercial, na Esplanada da Estação e tem número de vagas limitadas. Os candidatos deverão no ato de inscrição levar:
* Cópia da Carteira de Identidade
* Cópia do CPF
* Cópia do Comprovante de Residência
* Cópia do Comprovante de Escolaridade
Não perca esta oportunidade de se qualificar e estar pronto para o mercado de trabalho.

Passeio Público Luiz Campana - Uruguaiana.

Equipe de limpeza da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, fez um trabalho diferenciado no calçadão de Uruguaiana. Além da convencional varrição e roçada de passeios urbanos (calçadas) e meios fios, a equipe está trabalhando na poda de arbustos e plantas nos canteiros, e também a desobstrução dos sistemas de drenagem do calçadão, o qual está sendo removidas as grades para remoção dos entulhos acumulados, evitando a obstrução das tubulações e bocas de lobo no local. O trabalho está sendo realizado com apoio do caminhão de remoção e o caminhão de compactação de resíduos do parque de máquinas da SMOSU.

Equipe de iluminação pública - Secretaria de Obras - Uruguaiana.





Nesta terça-feira de Carnaval, dia 17/02, pela manhã, equipe da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos SMOSU, coordenada pelo prefeito Luiz Augusto Schneider, esteve na avenida Presidente Vargas para a revisão e eventual manutenção na rede elétrica. Segunda, dia 16/02, equipes de iluminação pública também estiveram na Presidente para instalações de tomadas e pontos de energia nos postes. O serviço na Avenida está ocorrendo em diversos pontos, para garantir à Presidente Vargas que apresente toda a sua beleza durante o Carnaval Fora de Época e esteja com as melhores condições para garantir a comunidade um bom evento. Outras equipes de iluminação vêm trabalhando em outros locais da cidade, como o trevo de acesso ao aeroporto na BR 472, onde foi realizada a troca de lâmpadas e reatores nos postes.

Melhorias na Chácara do Sol - Uruguaiana.



Equipe da SMOSU - Secretaria de Obras e Serviços Urbanos está realizando trabalho de recuperação na Quadra 12 na Chácara do Sol. Durante as obras de melhorias de pavimentação nas Áreas Verdes, equipes de obras estiveram na quadra 12 para avaliar a situação da rua que estava na lista de solicitações da SMOSU, com o levantamento, as obras iniciaram já no inicio desta semana.  A rua estava em situação intransitável e sem passada em dias de chuva, já apresenta melhores condições.  As equipes de obras estão realizando a abertura de valas, motonivelamento, patrolamento e colocação de cascalho na via.

Jogos de Verão 2015 - Esportes - Uruguaiana.


Já são conhecidos os primeiros campeões dos Jogos de Verão. As competições de areia apontaram os vencedores, cujo quadro segue abaixo. Os esportes de quadra continuam até o dia 28/02, quando teremos as partidas finais e a realização da rústica. Os jogos são realizados pela Loja de equipamentos esportivos Moda Pé, conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Uruguaiana, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e do Sesc. O evento foi criado e vem sendo realizado nos últimos quatro anos, serve para integrar a comunidade esportiva, já que mais de 1.200 atletas participam da competição e 82 equipes. A organização está preparando uma grande festa para a entrega da premiação no dia 03/março, no Teatro Municipal. O Prefeito Municipal Luiz Augusto Schneider prestigiou os jogos deste final de semana, que como manifestou seu entusiasmo com o crescimento da competição.
Volei Duplas Masculino
1º WILLIAN E LENO
2º ARTHUR E LEONARDO
3º DOUGLAS E FREDERICO
____________________________________________
Vôlei Duplas Feminino
1º SILVANA E MARIANNE
2º ELISIANE E ALESSANDRA (São Borja)
3º DANIELA E LILIAN
_____________________________________________
Futevôlei
1º DIEGO E PITER (Rosário do Sul)
2º HEBER E PAULO (Rosário do Sul)
3º RAFAEL E JOEL
_____________________________________________
Beach Soccer Masculino
1º MECANICA DALL CAR
2º SUPERMERCADO RISPOLI B
3º BAYER URUGUAIANA
______________________________________________
Beach Soccer Feminino
1º SPORT ATLETICO
2º PHOENIX
3º DALLAS
_______________________________________________
Hand Beach Masculino
1º KARAKAS (Itaqui)
2º ATLAS
________________________________________________
Hand Beach Feminino
1º SNAKER'S

2º HAND BEACH ALEGRETE

Fábrica ambulante, por Gabriel Novis Neves


Fábrica ambulante 
Até há pouco tempo somente poucos privilegiados tinham acesso às novas tecnologias. 
O desenvolvimento desse setor é tão acentuado e rápido, que precisamos estar constantemente nos atualizando. 
As conquistas de quarenta anos atrás hoje são peças de museus. 
A massificação de novos conhecimentos tecnológicos tornou a nossa vida, até certo ponto, complicada. Surgiu, por exemplo, o analfabeto digital. 
Para desmistificar essa nova conquista de vocabulário próprio surgiu no Rio de Janeiro um grupo de jovens engenheiros e desenhistas de projetos industriais que criaram uma fábrica ambulante em cima de um simples triciclo. 
Antes de comprar um produto eles oferecem ao interessado as imagens que podem ser fabricadas através de um álbum visual em três dimensões. 
Você escolhe aquilo do seu agrado e acompanha a feitura da encomenda, que é realizada na pequena fábrica ambulante. 
“Brinquedos” para facilitar a compreensão da matemática, da física, da química e da biologia são os preferidos das crianças do ensino fundamental. 
A fábrica percorre praças e pátios escolares, sempre despertando atenção e fazendo crer que a tecnologia não é um bicho tão apavorante. 
Esse é o objetivo maior dos autores do projeto - desmistificar a tecnologia. 
Seus produtos são verdadeiros “abre cabeças”, acessíveis a todas as classes sociais. 
Em uma cabeça aberta é fácil colocar conteúdos úteis à nossa vida. 
Temos muito a percorrer, principalmente nesse modelo arcaico de ensino fundamental que ofertamos às nossas crianças. 
Bons exemplos existem, mas a burocracia sufoca toda inovação. 
Estamos ainda na época de valorizar carimbos e as inutilidades responsáveis pelo nosso futuro. 
Precisamos de mentes saudáveis, abertas, comprometidas com o desenvolvimento social deste país. 
Este é o melhor caminho para aliviar as desigualdades tão gritantes entre nós.