Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 12/12/13

12 de dez. de 2013

Aprovado Programa de Auxílio à Alimentação ao Servidor – Uruguaiana.



Nesta semana, os vereadores aprovaram o projeto de lei encaminhado pelo Executivo, autorizando a instituição do Programa de Auxílio à Alimentação ao Servidor – PAAS. O benefício constará de cartão eletrônico no valor mensal de R$ 120,00, com contrapartida através de percentual sobre faixas de remuneração de servidores públicos municipais ativos, inativos e pensionistas. A verba alimentícia concedida é opcional e substituirá a distribuição de cestas básicas realizada atualmente aos servidores. Em razão de emenda apresentada pelo vereador Marcelo Lemos na Comissão de Constituição, Justiça e Redação, o valor deverá ser corrigido anualmente através do INPC. A lei aprovada permite à Prefeitura Municipal, a contratação ou celebração de convênio com empresa especializada na administração do serviço de cartão eletrônico para a operacionalização do PAAS. No momento do processo de votação, estavam presentes os representantes do Sindicato (SIMUR) e da Associação dos Funcionários do Município (AFMU).

Prevenção e risco de HPV – Uruguaiana.



O HPV (papilomavírus humano) foi assunto tratado na Câmara Municipal de Uruguaiana na sessão ordinária de terça-feira, dia 1012. A infecção de 80% da população feminina pelo vírus no mundo foi apresentado por Marta Abad e Thaís Aramburu, representando cerca de 220 milhões de mulheres com o vírus, dado da
Organização Mundial da Saúde. A cada 10 mulheres infectadas, oito são portadoras de tipos de vírus oncológicos. Neste sentido, foi destacada a importância da prevenção com o uso do preservativo e principalmente a realização de vacina que impede o desenvolvimento do câncer de Colo de Útero. A disponibilidade da vacina para adolescentes através de incentivo do Ministério da Saúde foi anunciado para Uruguaiana, com o inicio das aplicações em março e a segunda dose em setembro de 2014. As campanhas apoiadas pelo Poder Público, Organizações Não-Governamentais e empresas privadas foram citadas pelas profissionais da saúde como essenciais para a divulgação das informações à comunidade.

Contratação de pessoal para área da saúde é aprovada – Uruguaiana.



Na terça-feira, dia 10/12, projetos de lei que propõem melhorias à saúde no município foram aprovados na Câmara Municipal. Entre eles, está a disponibilidade de contratações, por tempo determinado, de Agentes Comunitários de Saúde, Auxiliares de Saúde Bucal e Agentes de Combate às Endemias, para atender necessidades temporárias de excepcional interesse público do município. O projeto permite o cumprimento de critérios definidos para a implantação do Programa Federal Estratégia Saúde da Família (ESF) em Uruguaiana. Os parlamentares aprovaram também, por tempo determinado, a contratação de profissionais para a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Os projetos ampliam o efetivo ligado à saúde no município, beneficiando a comunidade que contará com até oito enfermeiros, oito médicos, doze condutores de veículos e doze técnicos em enfermagem a mais no SAMU.