Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 12/11/12

11 de dez. de 2012

Confraria dos Despachantes tem novo Presidente – Uruguaiana.


O despachante aduaneiro Paulo Renato Guterres foi eleito, no dia 30/11, o novo presidente da Confraria dos Despachantes Aduaneiros de Uruguaiana (gestão 2013/ 2014). Foram 26 votos, sendo 16 para Renato e 10 para Cláudio Rodrigues, demonstrando disputa acirrada. “Estamos contentes com o resultado, mas o que mais importa para a gente é a união da classe,”, afirma o presidente atual, Cléber Grillo. Paulo Renato Guterres é funcionário da Comissária Doxa há 15 anos e atua como despachante desde 1995. “É um prazer ter sido eleito, pois faço parte da diretoria desde 2006, quando iniciou a Confraria”, salienta Guterres.

Plano Alto recebeu os parlamentares municipais – Uruguaiana.



O distrito do Plano Alto recebeu os vereadores de Uruguaiana. A sessão ordinária foi realizada na localidade, no CTG Candinho Bicharedo,  para cumprir com o objetivo de descentralizar as atividades parlamentares, de aproximar a comunidade do processo legislativo e de identificar as reivindicações dos moradores.

Os vereadores esclareceram a população sobre a possibilidade da estadualização das URS de acesso à localidade, considerando a importância das vias principalmente para o transporte da produção agrícola do município. Entre as informações apresentadas esteve a necessidade do projeto ser aprovado pela Assembleia do Estado que poderá transferir a responsabilidade da manutenção destas estradas para o Governo Estadual.

Ainda foram relatadas as conclusões sobre a audiência pública realizada pela Comissão de Educação sobre a implantação da Universidade da Região da Campanha (URCAMP) no município. Os parlamentares evidenciaram as oportunidades oferecidas para o ingresso no ensino superior, como as já instaladas instituições de ensino à distância e federal em Uruguaiana. Os vereadores completaram que a implantação da URCAMP abre outras oportunidades em relação à variedade de cursos e esclareceram sobre a possibilidade de financiamento para a conclusão dos estudos.

Josefina Soares conquista o 6º. mandato consecutivo – Uruguaiana.




Em 2012, com 2.202 votos, Josefina Soares Bruggemann foi eleita para o sexto mandato consecutivo em Uruguaiana. Ela foi eleita pela primeira vez em 1992. Josefina Soares é casada com Valter; mãe de Edison, Sérgio e Eduardo; e avó de Kamila e Leonardo. Usando de uma linguagem direta e popular, Josefina Soares tem um programa de muito sucesso aos domingos, das 7h às 14h, na Rádio Líder FM.
 
Tribuna - O que você acha que contribuiu para que fosse eleita para o sexto mandato consecutivo?
Vereadora Josefina: Meus mandatos anteriores, minha proximidade com o povo e principalmente a identificação dos uruguaianenses com a minha identidade. A comunidade carente vê em mim uma representante, e os que possuem um patrão social mais elevado, me têm como uma batalhadora. Estes fatores certamente contribuíram muito.

Tribuna - Para você qual é tarefa principal de um vereador?
Josefina: Cabe ao vereador fiscalizar, estar atento às ações do Executivo, bem como apresentar projetos que atendam as reivindicações da comunidade. Costumo dizer que meu trabalho é planejado junto ao povo, pois é ele que rege meus atos. Todos os projetos apresentados por mim ao longo dos meus mandatos têm uma história, estão ligados a uma situação. Sempre que atuo é por sugestão e pelo bem da comunidade.

Tribuna - Quais são suas principais metas para os próximos anos?
Josefina: Tenho muitas ideias e projetos pela frente. Meu mandato foi interrompido e muitas metas já estavam no papel quando tudo aconteceu. Tenho pressa de voltar a trabalhar com autonomia, de ter força para colocar em prática projetos voltados ao bem da comunidade. Neste novo mandato que iniciará em janeiro pretendo continuar lutando pela comunidade mais carente, priorizando o interesse dos que não tem vez e voz para exigir seus direitos. 

Tribuna - Algum projeto político em especial?
Josefina: Considero todos especiais, pois dentro do seu contexto e de sua abrangência atenderão os anseios da comunidade. Posso dizer que entre eles, os voltados à saúde e ao emprego terão prioridade.

Tribuna - O que espera do novo Governo Municipal?
Josefina: Não só eu, mas acredito que todos os uruguaianenses esperam uma administração mais justa, construída através do diálogo, do consenso, da participação da comunidade nas decisões. Quero ver Uruguaiana crescer de uma forma amigável, onde todos caminhem em prol do mesmo objetivo – o melhor para o município. 

Tribuna - Quais são as maiores carências do município?
Josefina: Emprego e Saúde. Diariamente recebemos informações a respeito de pessoas que deixam a cidade para buscar melhores condições de vida no centro do Estado. Os dados não mentem e as pesquisas do IBGE estão aí pra comprovar. É muito triste saber que filhos estão longe de seus pais, esposas de seus maridos e conterrâneos longe de Uruguaiana por causa da falta de emprego. Sabemos que a falta de emprego está ligada ao fato de as empresas de fora não investirem em Uruguaiana, mas precisa haver uma forma de modificar essa situação. Uma das ideias é montar um programa de redução de impostos às empresas que aqui investirem. Também trabalhamos na elaboração de projetos voltados a realização de cursos para a qualificação da mão de obra na construção civil, a inserção do jovem no mercado de trabalho e a qualificação daqueles que não conseguem retornar ao mercado devido á idade avançada.

Tribuna - O que é mais urgente em Uruguaiana?
Josefina: O setor de Saúde é nossa grande preocupação. O INCAR precisa ser reaberto, novos médicos contratados e profissionais valorizados. Enquanto a saúde continuar sendo tratada com interesse próprio, vidas continuarão sendo perdidas.

Tribuna -  Suas considerações finais:
Josefina: Gostaria de agradecer à equipe do Jornal Tribuna pela oportunidade de expressar meus pensamentos e desde já me colocar a disposição de toda a imprensa de Uruguaiana. Trabalho com as portas do meu gabinete abertas e estou apta a criticas e sugestões. Vivo um momento muito especial na minha vida, pois fui tirada da Câmara de forma injusta, por ter mudado de partido, porém volto pelo povo e para o povo. 2012 foi um ano difícil, porém satisfatório. Encerro este ano de cabeça erguida e de mãos dadas com aqueles que nunca me abandonaram. Agradeço a Deus, à minha família, aos meus amigos, à minha comunidade em especial que jamais deixou de acreditar no meu retorno e de defender minha palavra. Estou de volta, pois assim quis o povo. 

Gatão de Meia Idade - medida errada