Mostre-me um exemplo TRIBUNA DE URUGUAIANA: 07/07/15

7 de jul. de 2015

Ao Povo de Uruguaiana.

Tenho a oportunidade de convidar o Povo de Uruguaiana, que me concedeu a honra de ser Prefeito e comandar os destinos desta terra, para uma reflexão. Para quem acompanha meus pronunciamentos na imprensa local deve lembrar que, pelo menos, há dois anos e seis meses, falo que o orçamento da Prefeitura Municipal de Uruguaiana deve ser revisto, que precisamos aumentar a receita, modernizar a administração e prestar bons serviços à população.
No entanto, precisamos aprovar mudanças e implantar ações transformadoras. Não podemos insistir em manter o índice de 35% na Educação (o qual jamais foi aplicado desde a aprovação da Lei Orgânica Municipal) e deixar a cidade cair no precipício. Alguns me entenderam e apoiaram, outros insistem em manter a atual situação que, repito, levará o Município de Uruguaiana ao fundo do poço. Não adianta culpar este ou aquele Prefeito.
Temos que ter a consciência que os Prefeitos passam, a função e a soberania do voto são por tempo determinado, mas a cidade de Uruguaiana permanece e não deve ser massacrada pela incompreensão e a defesa intransigente de privilégios, interesses pessoais ou político-partidários. Temos obrigação de zelar pela cidade que amamos.
O povo avalia, pensa, reflete e sabe que tenho me empenhado na busca de soluções para enfrentar a crise financeira e administrar a Prefeitura. Agora, estamos diante do caos. Temos que tomar decisões rápidas e eficazes. Neste mês, já não conseguimos pagar toda folha do funcionalismo no último dia útil.
Não temos perspectivas a curto prazo, sem a aprovação de dois projetos que tramitam na Câmara Municipal: a readequação do índice de investimento na Educação e o estabelecimento de um novo teto para pagamento das Requisições de Pequenos Valores (RPVs). O Município não tem condições de pagar precatórios e RPVs no atual modelo. Devemos 80 milhões em precatórios e as RPVs trabalhistas, em 2014 e 2015, poderão somar mais de R$ 50 milhões sequestrados. Em março deste ano, 59,39% da receita da Prefeitura foi sequestrada.
Pasmem, mas em abril, 74,77 % da receita da Prefeitura Municipal de Uruguaiana foi sequestrada. A situação é insustentável, requer lucidez, altivez e bom senso, sem demagogia. 
Mesmo tendo conhecimento de que a maioria da comunidade aplaude e vibra com o nosso Carnaval de Rua, frente ao grave problema financeiro que afeta o Executivo Municipal, poderemos ter que cancelar o evento que está programado para março de 2016, bem como a Feira do Livro, Califórnia da Canção Nativa e a Feira das Etnias, dentre outros projetos sociais ou culturais. Também, teremos que rever a concessão de gratificações, horas extras e funções gratificadas, exoneração de cargos de confiança e pedimos o apoio dos funcionários municipais para que poupem energia elétrica e água nos prédios municipais.

Ainda, por economia, cogitamos temporariamente o fechamento e desativação de alguns próprios municipais. Estamos analisando e depois apresentaremos estas primeiras medidas e conversaremos com a sociedade. O Brasil e o Rio Grande do Sul também estão em crise e precisamos unir esforços para manter os serviços essenciais e, com coragem, determinação e responsabilidade, levar Uruguaiana ao encontro de seu grande destino. Um forte abraço e muito obrigado. Luiz Augusto Schneider - Prefeito Municipal de Uruguaiana.

Descriminalização do sol, por Gabriel Novis Neves

Descriminalização do sol
Apesar dos inúmeros benefícios trazidos pelo astro rei desde os primórdios da civilização, vem sendo distorcida pela mídia, e até por profissionais da saúde mal informados, a maior quantidade de malefícios por ele proporcionada.
Sabemos que o sol é  o grande responsável   pela fixação da vitamina D no organismo. Assim como a carne, os ovos e o  leite.
Segundo estudos recentes, há dois tipos de radiações ultravioletas no sol: os raios UVB e os raios UVA.
Os primeiros são os responsáveis pela ativação e produção da vitamina D3 em nosso organismo, tudo através do colesterol que existe na pele.
Eles estariam mais presentes  entre 11 e 12 horas da manhã. Tudo ao contrário do que era preconizado até recentemente, quando se divulgava que o sol ideal seria antes das 10  ou depois das 16 horas.
Exatamente nesses horários há a maior concentração dos raios UVA que, por penetrarem mais profundamente na pele, poderão ser responsáveis por alterações no DNA com posteriores lesões cancerígenas de pele e do envelhecimento precoce.
No entanto, é importante divulgar que essa exposição pode ser somente de 15 a 20 minutos, tempo suficiente para que haja a absorção pela pele dos raios solares.
Também muito importante é frisar que a vitamina D, sendo lipossolúveis, banhos imediatos com água e sabão antes de, pelo menos duas horas, impedirão sua total absorção.
Quanto ao uso indiscriminado dos protetores solares, há que moderá-los, pois, alguns deles contêm substâncias tóxicas ao nosso organismo, tais como: o oxibenzeno, phtatos, parabenos e retinyl palmitate, todos propiciadores de alterações celulares ligadas ao câncer.
Portanto, saudável mesmo é que a exposição diária necessária seja feita com chapéu, óculos apropriados, camisa e no tempo justo necessário.
Nunca esquecer que a vitamina D é fundamental para a proteção de um grande número de doenças degenerativas.
Estudos mostram que a osteoporose vem aumentando no mundo, tudo em função dessa criminalização  absurda  do sol, divulgada, principalmente, pela indústria dos cosméticos.
Saber também que esses raios ditos saudáveis, os UVB, não atravessam vidros e, portanto, não recebê-los diretamente impediria o seu benefício.
Portanto, viva o sol, fonte de saúde e de vida! Desde que  tomado de maneira e horas apropriadas, aliás, como tudo na vida, não?
O problema é que a sociedade atual transforma tudo em mercadoria, corpos, valores, pessoas e tudo o que mais puder atropelar os seus fins lucrativos.